1º Dia Mundial dos Pobres

papapobre

“Não amemos com palavras, mas com obras”

 Carta publicada na terça-feira (13/06/2017) a Mensagem do Papa Francisco para o I Dia Mundial dos Pobres, a ter lugar no 33° Domingo do Tempo Comum, dia 19 de novembro de 2017, sob o tema: “Não amemos com palavras, mas com obras”.

Clique aqui e leia o texto integral: 1º DIA MUNDIAL DOS POBRES

Fonte: Radio Vaticano

Entenda o gesto da Arquidiocese de Montes Claros à partir da Carta do Santo Padre.

Reunidos na casa de Pastoral situada à Rua Januária, 387, no centro de Montes Claros, às 18h do dia 16 de outubro de 2017, o Setor Social da Arquidiocese de Montes Claros contou com a presença dos representantes das seguintes Pastorais Sociais: Pastoral do Menor,  Pastoral da Terra, Vicentinos, Cáritas, CEBs, Conselho de Leigos, Pastoral Carcerária, Pastoral dos Surdos e ADCE.

A reunião teve como pauta principal a leitura da carta do Papa Francisco sobre “O Dia Mundial dos Pobres”, que será celebrado no dia 19 de novembro de 2017. A partir da leitura partilhada da carta e da reflexão da mesma, foi colocado o desafio para o Grupo: pensar ações específicas para esse evento: – O que fazer? Como fazer? Quando fazer? Quem vai assumir?

Durante a discussão no grupo surgiram várias sugestões, após consenso, encaminhamos as seguintes propostas concretas:

– Propor que as Paróquias da Arquidiocese realizem a semana de atividades (que será pensada dentro das realidades de cada paróquia) iniciando no dia 12/11/17 para fomentar e animar a Celebração do dia 19/11/17. Como sugestão, propomos que seja adotada uma caixa para coleta de alimentos e posterior distribuição às famílias carentes das comunidades com uma carta do Arcebispo convocando aos párocos para esta ação.

– No dia 13/11/17 o Setor Social da Arquidiocese realizará uma mostra/ exposição do “Rosto da pobreza” na praça Doutor Carlos, no centro de Montes Claros, no período da tarde, a partir das 13h. Cada Pastoral/Organismo ficou com a tarefa de levantar dados referentes ao público específico a que atende, por exemplo, a Pastoral Carcerária trará dados das famílias dos encarcerados, a Pastoral da Terra trará o rosto da pobreza das comunidades rurais que acompanha; Esses dados serão apresentados em forma de cartazes, faixas e fotos. Também nesse dia, faremos uma parada/pedágio com faixas nos semáforos do centro com dizeres que questione o nosso olhar sobre o tema da pobreza.

– A Pastoral dos Surdos ficou com a tarefa de tentar conseguir duas tendas para a exposição dos dados que as pastorais apresentarão. Num primeiro momento farão a solicitação ao Exército.

– As Pastorais Sociais também ficaram responsáveis de reforçar esses encaminhamentos na reunião do CONARPA, junto às outras pastorais, garantido assim, mais adesão e animação para bem celebrarmos esse dia com mais unidade.

Ata de reunião enviada à Secretaria de Pastoral por Sônia GomesSetor Social- Arquidiocese de Montes Claros. 

____________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: imprensacatolica@yahoo.com.br

Viviane Carvalho1º Dia Mundial dos Pobres