Artigos

A jornada da vida: siga com esperança!

“Faça tudo como se dependesse de você e espere tudo como de dependesse de Deus” Santo Inácio de Loyola

Na caminhada da vida, os desencontros podem nos levar a perder a beleza do caminho. Nesta jornada podemos nos deparar com momentos tristes, com frustrações, decepções; experiências difíceis  que podem se “acumular” levando a olhar o futuro com medo e desesperança. Nesta trilha podem nascer doenças, inseguranças, sabotagens e tudo pode nos paralisar. Assim, o momento presente pode não ser vivido com sua beleza própria. Sem esperança a jornada pode ficar obscura; sem esperança o itinerário pode ficar paralisado na prisão da “areia movediça”. E aí, onde está tua esperança?

A esperança é a expectativa positiva, é esperar com a certeza interna que o que se espera será concretizado. A questão é: em que(m) coloco a esperança!? Em um mundo tão frágil em promovê-la, o natal vem apontar a direção sólida do encontro que nos liberta de toda prisão que nos impede de sermos livres, que nos impede de caminhar decididamente rumo à plenitude.

Assim, foi há 2.018 anos atrás que nasceu a paz de uma esperança. É a esperança viva do nascimento de Jesus Cristo que motiva nossa caminhada. O menino que nasceu naquela humilde  manjedoura, trouxe a certeza da existência do amor verdadeiro, a alegria de saber que não existem dores que não possam ser curadas, de que ate a morte Ele pode superar, porque Ele é a própria Vida, é a verdade que o mundo precisa experimentar, é o verdadeiro Caminho através do qual o ser humano será capaz de alcançar a alegria verdadeira e a completude!

Relembrando aquele dia tão memorável, vemos os reis magos que viajaram uma longa distância, seguindo a estrela que iluminava a jornada, para ver com os próprios olhos a verdadeira esperança. Também os pastores acreditaram e foram em direção do cumprimento da manifestação da promessa do Deus conosco. Não sei como esta sua caminhada, a que tem seguido, o que tem te motivado, se há uma estrela a te guiar, ou tem sido levado pelas dores e desencontros… Mas o convite para você, é que faça a experiência transformadora desse encontro com o Jesus Menino, que certamente transformara suas experiências “negativas”, em aprendizados, e terá condições de desvencilhar de toda e qualquer “areia movediça”.

A autêntica esperança não é uma espera inerte que paralisa, é uma dinâmica do Deus conosco que suscita no coração sua força interior, impelindo a continuar a jornada da vida, como fez Maria e José… ainda que não se tenha certeza na caminhada, ainda que falte recursos, mesmo que aparentemente as “coisas não estão dando certo” e a espera pareça longa; tudo passa a ter sentido quando o mais profundo do nosso ser passa a ser simples como uma manjedoura, acolhendo o menino Deus, então nasce a esperança que impulsiona o mais belo de cada um. Siga com esperança sua jornada da vida, pois como diz São Paulo “a esperança não engana”. Um feliz e abençoado Natal!

*** Gregório Ventura e Eliane Ventura

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

REVISTA

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook