Artigos

A jornada da vida: siga com esperança!

“Faça tudo como se dependesse de você e espere tudo como de dependesse de Deus” Santo Inácio de Loyola

Na caminhada da vida, os desencontros podem nos levar a perder a beleza do caminho. Nesta jornada podemos nos deparar com momentos tristes, com frustrações, decepções; experiências difíceis  que podem se “acumular” levando a olhar o futuro com medo e desesperança. Nesta trilha podem nascer doenças, inseguranças, sabotagens e tudo pode nos paralisar. Assim, o momento presente pode não ser vivido com sua beleza própria. Sem esperança a jornada pode ficar obscura; sem esperança o itinerário pode ficar paralisado na prisão da “areia movediça”. E aí, onde está tua esperança?

A esperança é a expectativa positiva, é esperar com a certeza interna que o que se espera será concretizado. A questão é: em que(m) coloco a esperança!? Em um mundo tão frágil em promovê-la, o natal vem apontar a direção sólida do encontro que nos liberta de toda prisão que nos impede de sermos livres, que nos impede de caminhar decididamente rumo à plenitude.

Assim, foi há 2.018 anos atrás que nasceu a paz de uma esperança. É a esperança viva do nascimento de Jesus Cristo que motiva nossa caminhada. O menino que nasceu naquela humilde  manjedoura, trouxe a certeza da existência do amor verdadeiro, a alegria de saber que não existem dores que não possam ser curadas, de que ate a morte Ele pode superar, porque Ele é a própria Vida, é a verdade que o mundo precisa experimentar, é o verdadeiro Caminho através do qual o ser humano será capaz de alcançar a alegria verdadeira e a completude!

Relembrando aquele dia tão memorável, vemos os reis magos que viajaram uma longa distância, seguindo a estrela que iluminava a jornada, para ver com os próprios olhos a verdadeira esperança. Também os pastores acreditaram e foram em direção do cumprimento da manifestação da promessa do Deus conosco. Não sei como esta sua caminhada, a que tem seguido, o que tem te motivado, se há uma estrela a te guiar, ou tem sido levado pelas dores e desencontros… Mas o convite para você, é que faça a experiência transformadora desse encontro com o Jesus Menino, que certamente transformara suas experiências “negativas”, em aprendizados, e terá condições de desvencilhar de toda e qualquer “areia movediça”.

A autêntica esperança não é uma espera inerte que paralisa, é uma dinâmica do Deus conosco que suscita no coração sua força interior, impelindo a continuar a jornada da vida, como fez Maria e José… ainda que não se tenha certeza na caminhada, ainda que falte recursos, mesmo que aparentemente as “coisas não estão dando certo” e a espera pareça longa; tudo passa a ter sentido quando o mais profundo do nosso ser passa a ser simples como uma manjedoura, acolhendo o menino Deus, então nasce a esperança que impulsiona o mais belo de cada um. Siga com esperança sua jornada da vida, pois como diz São Paulo “a esperança não engana”. Um feliz e abençoado Natal!

*** Gregório Ventura e Eliane Ventura

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

AGENDA

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹jan 2019› » 

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook