PUBLICAÇÕES

Arquimoc se fez presente na Assembleia do Leste 2

Teve inicio no dia 14 de novembro, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), a Assembleia Regional de Pastoral do Leste 2 (Minas Gerais e Espirito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Da Arquidiocese de Montes Claros participaram: Dom João Justino /Arcebispo Coadjutor, Padre Harlley Mourão/Presidente OSIB Leste2, Glória Santos/Coord.Arquidiocesana da Catequese, Dom José Alberto Moura /Arcebispo Metropolitano, Sônia Gomes/ Representante dos Leigos do Leste2, Pe. Pedro Henrique/ Conselho Presbiteral, Pe.  Aylton Lopes/Coord.Pastoral e Diácono Permanente Lyndon Jonhson .

f9ea6b6a-20a6-4773-8795-4ad04ce7ddb0

Com o tema Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários, o encontro reuniu cerca de 180 participantes entre bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, representantes de presbíteros, leigos(as), coordenadores de catequese, agentes e lideranças de pastorais, movimentos e organismos que atuam nas (arqui)dioceses do Leste 2.

A abertura da Assembleia teve a apresentação do relatório sobre atual configuração do setor catequético no Regional. A apresentação foi feita pela coordenadora da Catequese no Leste 2, Lucimara Trevizan. O relatório é fruto do trabalho da Comissão para a Animação Biblico-Catequética e mostra a caminhada na catequese nas (arqui)dioceses e no Regional nos últimos dez anos.

Após a apresentação, o participantes iniciaram as reflexões do tema central com a assessoria do presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB Nacional, dom José Antônio Peruzzo. A partir da metodologia ver, iluminar e agir, dom Peruzzo apresentou o Documento 107 da CNBB: Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários e falou dos desafios e perspectivas da Iniciação à Vida Cristã hoje.

A palestra de abertura dos trabalhos do dia 15/11  abordou a Inspiração Catecumenal na Vida Pastoral. A assessoria ficou a cargo do padre Vanildo de Paiva, sacerdote da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), mestre em Psicologia e assessor para formação de lideranças nas áreas de catequese e liturgia.

A programação do dia resumiu em momentos de partilha de experiências de Projetos Diocesanos de Catequese da Arquidiocese de Mariana e Pouso Alegre e apresentação de pistas para estudos sobre elaboração de um projeto diocesano de Iniciação à Vida Cristã. Para encerrar o evento, os participantes se reuniram no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Imaculada Conceição para celebrar o Dia Mundial dos Pobres.

Foto: Enviada por Dom João Justino.

____________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Voz do Pastor

Dom José Alberto

Arcebispo de Montes Claros (MG)

 

ENQUETE

Estamos celebrando até 25 de novembro de 2018 o Ano Nacional?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook