Artigos

Atitude: Comportamento que move mente, coração e espírito.

“Quem observa o vento, nunca semeará; e o que olha para as nuvens não colherá” (Eclesiastes 11:4)

Atualmente vivemos em uma realidade onde tudo está mais ao “alcance das mãos”. É perceptível que a tecnologia facilitou muito o dia-a-dia. Em casa, por exemplo, basta utilizar o controle e suas diversas funções sem precisar sair do sofá. Tenho visto em tudo uma postura mais passiva, a começar das nossas crianças, passando pelos jovens até chegar a vida adulta. No ambiente profissional as pessoas tem demonstrado pouca iniciativa e se vive uma época de escassez de jovens talentos. No meu trabalho como Coach tenho percebido que as pessoas precisam compreender o que querem e buscar mais seus objetivos, serem mais “guerreiros e lutarem” para contribuir mais pelas suas vidas e das organizações que atuam. Há uma atmosfera de muito comodismo onde se espera que tudo “caia do céu”, sem esforço. Tudo isto pode reforçar uma cultura da dependência. Este posicionamento leva a fechar em si mesmo, ou seja, a não sair de si para o outro. Porém a igreja nos convida a um olhar diferente e nos convoca a postura da “igreja em saída”. Para isto é preciso ter atitude.

A palavra ATITUDE vem da palavra italiana attitudine que significa “postura, disposição” e no latim aptitudo que tem o sentido de “aquilo que é adequado”. Na verdade o sentido de atitude é esta disposição interna que se expressa em um comportamento verdadeiro com ações de iniciativa e que fazem as pessoas saírem de um ponto A a um ponto B. Quando somos convidados a uma postura de “igreja em saída” significa que temos que estar dispostos a um comportamento positivo com ações de ir até onde é necessário, seja em um hospital, em visitas a pessoas distantes da igreja para fazer um momento de oração, a participarmos de ações que podem transformar uma realidade, enfim, isto nos move por dentro como uma força motriz que nos impulsiona. Uma autêntica atitude que move nossa mente, nosso coração e nosso espírito.

É hora da atitude! É momento da atitude positiva! É tempo de se mover…sair da “areia movediça”…é por os pés no chão para caminhar e ter um atitude mais disponível na vida, no trabalho e no discipulado. Aquele que se propõe a ser um discípulo de Jesus não pode ser folgado. Mexa-se! a rotina pode nos contaminar com um terrível vírus chamado acomodação. Há momento que uma boa reflexão sobre nossos comportamentos nos ajuda a acordar para a vida, nos faz “tirar o traseiro do sofá” e ter uma atitude IDE, o IDE de Jesus que é um mandato para se tornar um seguidor de iniciativa. Quem tem atitude tem brilho nos olhos, tem fogo no coração, tem ação, tudo oriundo de uma escolha interna de colocar os pés na estrada da vida. Ser pessoa de atitude é colocar a mão no arado e não olhar para trás. Vamos em frente! Qual é a sua atitude?!

* Gregório Ventura –  Master Coach 

Voz do Pastor

Dom José Alberto

Arcebispo de Montes Claros (MG)

 

ENQUETE

Estamos celebrando até 25 de novembro de 2018 o Ano Nacional?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook