Aula Inaugural traz PHD em Teologia à Montes Claros

linaboff2

No ano nacional do laicato, o Seminário Maior Imaculado Coração de Maria / Faculdade de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Montes Claros abre suas atividades acadêmicas com Aula Inaugural ministrada pela Doutora e Pós-Doutora em Teologia pela Gregoriana de Roma, Professora Irmã Lina Boff que falará sobre “O Ano do Laicato à Luz da Eclesiologia do Papa Francisco”. A palestra ocorrerá nesta noite (05), nas dependências do Seminário Maior localizado à Rua Reino Unido, 57 bairro Ibituruna às 19h30. A religiosa é da Congregação Servas de Maria do Brasil e tem um currículo extenso. Sua experiência mobilizou uma procura diferenciada para as vagas que são limitadas.

SOBRE ELA: Irmã Lina Boff é professora emérita da PUC-Rio fez sua primeira experiência missionária na Amazônia-Acre por cerca de 10 anos e na África. Trabalhou com os Menores infratores por 8 anos na antiga Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (FUNABEM) como Orientadora Educacional e daqui foi eleita conselheira geral, em 1978, para representar a América Latina na Equipe de Governo geral da sua Congregação.

Durante o tempo que ficou em Roma, trabalhou e estudou Teologia Sistemática, Ciências Sociais e Espiritualidade na Gregoriana. Acabou seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e após haver defendido sua tese de doutoramento conseguiu uma Bolsa do CNPq para fazer Pós-doutoramento na Gregoriana, tempo que ela chama de Ano Sabático.

Foi Coordenadora da Pós-Graduação a nível de Mestrado e Doutorado na mesma PUC do Rio de Janeiro. Foi docente de teologia sistemática seja na Graduação como na Pós-Graduação, Centro Loyola de Cultura e Fé, Anexo à PUC e em Petrópolis no Instituto Teológico dos Franciscanos. Foi membro da Equipe de Reflexão Teológica (ERT) da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) por 13 anos; ensinou e coordenou um trabalho modesto de catequese nas Favelas do Rio Comprido, na Paróquia dos Servos de Maria. Dá assessorias a grupos de base e outros quando é solicitada a fazê-lo, dentro e fora do Brasil e também no Oriente. É pesquisadora,  escritora, continua dando cursos na PUC-Rio, publica livros, dá assessorias e colabora em Revistas nacionais e internacionais.

Doutorada em Teologia pela Universidade Católica do Rio de Janeiro. Fez pós-doutoramento na Gregoriana de Roma. Fez especialização em Mariologia na Facoltá Marianum de Roma e especialização em Escatologia ocidental na Gregoriana e Escatologia oriental no Instituto Oriental de Roma. Atualmente é professora emérita, foi membro associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e esteve no Programa da CAPES com dedicação exclusiva para docência, ensino e pesquisa (40 horas por semana) Tem experiência na área de Teologia Sistemática, com forte vertente bíblica, atuando principalmente nos seguintes áreas da Ciência Teológica: Escatologia. Mariologia e Sacramentária-Eucaristia na PUC-Rio e em Petrópolis, Mariologia, Membro consultivo da Revista Atualidade Teológica do Departamento de Teologia da mesma Universidade.

Foi eleita para a Comissão Geral do Departamento, responsável pelo acompanhamento dos Institutos de Teologia afiliados à PUC diante da Congregação pela Educação Católica de Roma. Foi coordenadora da Cultura Religiosa da Universidade e logo em seguida do Programa da CAPES na pós-graduação de 1995 a 1998 e responsável pela convalidação dos processos de reconhecimento para título eclesiástico em Teologia feita fora do país para os Institutos e Faculdades Católicas do Brasil.

Continua como Membro de Comunidades Científicas dentro e fora de seu País. Recebeu o título de professora emérita em setembro do ano 2013. Continua ligada à Vice-Reitoria Acadêmica e dando um curso por semestre. Dia 10 de dezembro recebeu o prêmio CAPES da melhor tese do ano conquistada pelo seu ex-aluno Cesar Augusto Kuzma do qual foi orientadora. Continua publicando com um grupo de doutores que fizeram tese com a professora e atualmente está elaborando um livro celebrativo pelo Centenário das Servas de Maria do Brasil pelo seu centenário, e outro sobre Maria nos Padres da Igreja. É colaboradora em várias Revistas  científicas dentro e fora do país.
Mais Informações:  Seminário Maior com Simone ou Jorlândia 3214-7169

__________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: imprensacatolica@yahoo.com.br

 

 

Viviane CarvalhoAula Inaugural traz PHD em Teologia à Montes Claros