Notícias

Bispo emérito de Campanha (MG) vem pregar retiro arquidiocesano do Clero.

O Retiro Espiritual dos Presbíteros da Arquidiocese de Montes Claros será realizado entre os dias 19 a 22 de março. A sua finalidade é permitir uma aproximação maior com Deus por meio da oração e do silêncio, como fez Jesus ao subir ao monte para orar (cf  MT.  14,  13).  “Façamos deste, oportunidade para animar e  fortalecer  o  nosso  ministério pastoral e promover maior comunhão eclesial”, reforça Dom José Alberto Moura em carta enviada aos sacerdotes.

COMUNHÃO ECLESIAL e AÇÃO PASTORAL será o tema trabalhado por Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho OFM – Bispo Emérito de Campanha – MG que pregará todo o retiro. Por telefone, Dom Diamantino falou da importância do tema, sobretudo para uma igreja que vive a comunhão eclesial: “A igreja nasce daquele Deus que é comunhão suprema. Deus que é Pai Filho e Espírito Santo na Deus Trindade Santa. Por isso nossa Igreja, deve espelhar a comunhão que existe na trindade. E assim, dizemos que a igreja é o povo de Deus reunido, em nome desse Deus Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.  E na medida em que vivemos a comunhão com Deus e com os outros na fraternidade, é que nós podemos realmente ser igreja. Pessoas que congregam e reúnem em nome do Senhor para viver a alegria de sermos filhos e filhas de Deus e também para a missão de implantar Aqui agora  o reino de Deus através do anúncio do Evangelho. E então depois a partir desta comunhão é que nós podemos semear e realizar a ação pastoral ao jeito do Deus que é Pastor no modo que Jesus fazia como Bom Pastor, levando vida para as ovelhas e nos comunicando vida para o povo de Deus. Assim sendo, numa Quaresma em que somos chamados a sermos irmãos e a superar toda forma de violência, esse tema da comunhão eclesial na ação pastoral. É importante, na medida em que sabemos viver esse amor Trinitário entre nós, também sermos encorajados e estimulados a realizar a nossa ação pastoral ao jeito de Jesus, nosso Bom Pastor”, concluiu o bispo emérito.

A acolhida durante todos esses dias (segunda a quinta-feira) será na Casa de Nazaré.  O Retiro vai encerrar com o almoço no dia 22/03 para que todos possam participar da Missa da Unidade – Renovação das Promessas Sacerdotais e Benção dos Santos Óleos na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida às 18h30. Dom Diamantino também participará da Celebração junto com Dom José Alberto Moura, Dom João Justino de Medeiros Silva e demais sacerdotes da Arquidiocese de Montes Claros.

Serviço:

De 19 a 22 de março Retiro Arquidiocesano do Clero
Local: Casa de Nazaré
Missa dos Santos Óleos (Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida)
18h30  no dia 22/03

_______________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Voz do Pastor

Dom José Alberto

Arcebispo de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

 

ENQUETE

Estamos celebrando até 25 de novembro de 2018 o Ano Nacional?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook