Notícias

Celebração da Paz e Unidade reluz o rosto de uma Igreja viva!

A Solenidade de Cristo Rei, celebrada no domingo, 25, marcou o fim do Ano Litúrgico da Igreja Católica, na 34ª semana do Tempo Comum. Instituída em 1925, pelo Papa Pio XI, esta solenidade coloca os cristãos frente à realeza do Rei Jesus. Em nossa Arquidiocese a festa foi ampliada para também celebrarmos a Paz e a Unidade marcando a culminância do ano nacional do laicato por entender que em Cristo somos todos irmãos.Mesmo sob uma fina chuva que caia durante a madrugada e se estendeu até parte da tarde de domingo, a participação popular foi expressiva e superou a expectativa dos organizadores do evento  realizado no Ginásio Poliesportivo em Montes Claros.

As atrações culturais foram um espetáculo a parte. Danças folclóricas, músicas quem embalaram gerações e momento orante animaram as quase três mil pessoas que estiveram no poliesportivo.

Durante a homilia, o arcebispo metropolitano, dom João Justino de Medeiros Silva falou da alegria em celebrar aquele momento com a representatividade dos leigos e leigas da arquidiocese. “Esse momento é um marco. Estamos juntos para celebrarmos a festividade de Cristo Rei do Universo, bendizer a Deus pela realização e pelos frutos do ano nacional do laicato e agradecer o ministério episcopal  de dom José Alberto Moura que foi arcebispo metropolitano por quase 12 anos nesta arquidiocese”.

A expressiva representatividade das 64 paróquias e comunidades, pastorais, movimentos, organismos, novas comunidades, associações eclesiais, clero, diáconos, seminaristas, leigos e leigas fizeram o diferencial para a realização do evento.

“A beleza dessa assembleia reluz no rosto de vocês homens e mulheres, movidos pela fé em Jesus Cristo, a Igreja viva onde estão inseridos. A igreja é viva porque todos abraçaram a missão como evangelizadores para darem testemunho da luz. Louvemos a Deus pela vocação de cada Cristão leigo e leiga”, e assim, pediu que todos ficassem de pé para serem aplaudidos.

Durante sua fala de 32” minutos, o arcebispo declarou também aberto oficialmente o Ano da Juventude na Arquidiocese de Montes Claros.  Agradeceu mais uma vez a dom José Alberto Moura e pediu uma salva de palmas para o arcebispo emérito que ecoou dentro do ginásio com gritos e assovios. Saiu de onde estava e o abraçou envolvidos pelo caloroso momento.

Depois de ser homenageado com rosas, representando os presbíteros e ecônomo da Arquidiocese, padre Zilmo Jota dos Santos falou “O senhor, é sim, para nós, modelo do Bom Pastor, que não apenas dá a vida pelo rebanho, mas que o deseja confirmar na Verdade que é Cristo, como podemos perceber em seu lema escolhido para o ministério episcopal: “Acreditei, por isso falei”.”O vigário geral da arquidiocese, Monsenhor Antônio Rocha destacou a importância do ministério de dom José Alberto e parabenizou dom João Justino pelo início do seu ministério como pastor desse rebanho.

Ao agradecer a todos e brincalhão como sempre, dom José provocou gargalhadas da multidão que o ouvia atento. Falou de gratidão pelo tempo vivido aqui e pelo “sim” de tantas pessoas que acreditaram e vivenciaram uma igreja fervorosa e participativa. Lembrou o pedido do santo padre quando indica que devemos ser uma igreja “nos pés”, pronta para sair e não invertida para dentro de nós mesmos. Agradeceu aos padres. “Um beijo no coração de todos vocês por terem andado comigo. Vocês são muito importantes na vida da Igreja. Enfatizou que é preciso despojar e desapegar para ajudar o povo a seguir o Cristo. E assim, estendeu o agradecimento aos diáconos, religiosos e religiosas, membros de comunidades de vida e novas comunidades, para que continuem sendo sal da terra e luz do mundo. Aos leigos e leigas pediu que continuassem sendo sujeitos de transformação na vida da Igreja e da sociedade. Ressaltou a importância de caminhar com o bispo e de ser obediente à Igreja. Deu seu endereço em Uberlândia, onde foi bispo por 17 anos e agora, como emérito, escolheu a cidade para morar.

***Todos os registros de vídeos e fotos podem ser conferidos na Fanpage da Arquidiocese no facebook e foram feitos pelas equipes de  PASCOM Arquidiocesana e paroquial.

________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Voz do Pastor

Dom José Alberto Moura, CSS

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

AGENDA

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2018› » 

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook