Notícias

Clínica Solidária Rosa Mística é fruto de um desejo coletivo

Ela é psicóloga, ele é padre. Ela é conselheira paroquial da Paróquia Rosa Mística, ele é padre da Paróquia Rosa Mística. Ela teve uma experiência ao conhecer um projeto que se sustenta há 40 anos em Belo Horizonte na Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Ambulatório Carmo Sion.  Foi assim que Patrícia Soares Gomes ao fazer uma pós graduação sobre formadores e formadoras para vida religiosa conheceu dois frades que eram seus colegas de turma e que a levou para conhecer um projeto que transformaria sua vida. “Eu passei um dia inteiro no ambulatório. Quando vim embora, estava com dois sentimentos: desafio e desejo”.

Ao conversar com o seu pároco, Cônego Michel Valério, os dois decidiram porque não, implantar a Clínica Solidária Rosa Mística na Arquidiocese de Montes Claros? Como presidente do projeto, o sacerdote reforça a importância de nascer nesta comunidade esse desejo paroquial em servir. “Na Paróquia há muitos médicos e pessoas ligadas à área de saúde. Muitos me procuravam para fazerem algo na comunidade para favorecer a população carente. A Patrícia trouxe elementos fundamentais para iniciar esse desejo antigo em promover uma atividade que pudesse envolver esses paroquianos”, confirmou.

Atualmente são mais de 120 voluntários entre agentes de saúde e médicos. Existem ainda pessoas que ajudam no cafezinho, no atendimento, no controle de filas e sobretudo no acolhimento de pessoas que vem de diversos bairros de Montes Claros e também de outras cidades. A equipe paroquial de acordo com Pe. Michel, proporciona um direcionamento necessário a todos aqueles que chegam a procura de atendimento na clínica. Uma sala da catequese foi transformada em dois consultórios médicos. Que foram também equipados para um diagnóstico básico. A triagem é feita por um médico ou estudante de medicina e então os pacientes são encaminhados para as consultas específicas.

O local oferece também um pequeno dispensário (espécie de farmácia) para distribuição de medicamentos de amostra grátis. Tudo regulamentado pela Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Medicina. A Clínica usa os critérios do Cras – órgão que gerencia famílias carentes. Os atendimentos são destinados às famílias que tem renda per capta de meio salário mínimo. É preciso levar o cartão do SUS, comprovante de endereço e renda. “Na última quarta-feira foram mais de 200 atendimentos, 150 já foram encaminhados e agendados com especialistas”, informa satisfeito o padre que acreditou no projeto e que hoje em apenas dois meses de inaugurado vê o bem que estão fazendo a tantas pessoas. Os atendimentos foram ampliados devido a demanda nestes dois meses de trabalho solidário. De Segunda a sexta de 8h às 9h são distribuídas 15 fichas para atendimento diário. Muitos médicos também estendem o atendimento às suas clinicas particulares, incluindo assistência odontológica.

As pessoas contribuem com apenas 10,00 por consulta. O que infelizmente é insuficiente para cobrir as necessidades da Clínica. Então a paróquia disponibilizou também uma conta para doações de qualquer valor para ajudar na manutenção:  Banco do Brasil /Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística   Agência: 3209-3 / Conta: 22000-0
Via transferência bancária: Paróquia Nossa Senhora Rosa Mistica CNPJ 16902314/0029-10

A equipe aceita também doações de cestas básicas e roupas em bom estado de uso. Ainda de acordo com a vice-presidente do projeto Patrícia Gomes, atualmente a Clínica disponibiliza todas as especialidades médicas. “Graças a Deus tem crescido muito a procura por médicos especialistas que querem também contribuir com esse projeto solidário”.  Tudo isso só aconteceu por inspiração de Deus, conclui a psicóloga que também é voluntária.

Atenção para os horários:
Segunda a Sexta: 8h às 12h / 14h às 18h   / Sábado: 8h às 12h

Documentos exigidos para agendamento de consultas:

  • Cartão SUS
  • Comprovante de renda/ carteira de trabalho
  • Comprovante de residência
  • Cópia da carteira de identidade

Mais informações: Telefone: (38) 3213-4099

__________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contatos: (38 )9905-1346 (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Voz do Pastor

Dom José Alberto

Arcebispo de Montes Claros (MG)

 

ENQUETE

Estamos celebrando até 25 de novembro de 2018 o Ano Nacional?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook