Começou a Semana Teológica e Filosófica!

semanateologica

Semana Teológica e Filosófica!

De forma bem humorada, Frei Jacir de Freitas Farias, autor de mais de 21 livros, falou aos participantes da Semana Teológica e Filosófica do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria sobre a importância dos Evangelhos Apócrifos na história do cristianismo. A programação segue até dia 14/09. Nos dias 11 e 12 (A importância dos evangelhos apócrifos na história do cristianismo – Prof. Me. Frei Jacir de Freitas Faria) e nos dias 13 e 14 (Pós-modernidade ou novo realismo? Sinais de uma virada radical no filosofar – Prof. Dr. Pe. Júlio César Morais).  Os encontros iniciam às 19h30 e encerram ás 22h20. Todos os participantes receberão os certificados.

“Os Evangelhos Apócrifos nos ajudam a entender melhor como nossa história foi construída. É importante para edificar nossa fé”, destacou padre Harlley Caldeira Mourão, vice-reitor do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria e diretor de estudos do Seminário que tem parceria com o Instituto São Tomás de Aquino de Belo Horizonte.

“É preciso focar na história na perspectiva de Jesus. É necessário entender a literatura existente”, disse Frei Jacir prometendo aos participantes falar hoje, 12 de setembro, sobre Maria – justificando por se tratar do ano Mariano e do papel dela sobretudo nos evangelhos apócrifos datados nos séculos sexto e sétimo.

No início, participantes também puderam presenciar apresentação dos seminaristas com um canto gregoriano. Cada momento, pensado e realizado com carinho por parte dos organizadores.

SOBRE  O PALESTRANTE: Frei Jacir de Freitas Faria é franciscano, sacerdote, escritor e professor. Natural de Pitangui (MG). Viveu toda infância e adolescência em Divinopolis (MG). Estudou no Pontifício Instituto Bíblico de Roma, onde obteve o título de Mestre em Ciências Bíblicas, diploma reconhecido no Brasil, pela PUC do Rio Grande do Sul. Complementou os estudos no México e Israel, onde fez, respectivamente, cursos de Leitura Popular da Bíblia, Arqueologia, Geografia e Topografia de Israel e Jordânia.

Atualmente é Professor de Exegese bíblica no curso de Teologia, no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi Diretor Geral e Pedagógico dos Colégios Santo Antônio e Frei Orlando, ambos em Belo Horizonte (MG).

Assessora cursos de Leitura Popular da Bíblia no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), no Serviço de Animação Bíblica (SAB) e em grupos e comunidades que solicitam. Participa da coordenação e dá aulas nos Cursos de Teologia para Leigos em Divinópolis, no Centro Franciscano de Formação e Cultura, e em Belo Horizonte, na Paróquia São Francisco das Chagas. Juntamente com outros especialistas da área, realiza duas vezes ao ano, um Retiro Bíblico Corporal de Purificação. Ultimamente, tenho se dedicado ao estudo e pesquisa dos Apócrifos e, por isso, tem conferido palestras sobre o tema. É também Presidente do Conselho Superior de Administração do Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte.  ____________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: imprensacatolica@yahoo.com.br

Viviane CarvalhoComeçou a Semana Teológica e Filosófica!