Notícias

COMUNIDADE ESDRAS: 20 anos!

COMUNIDADE ESDRAS: 20 anos! Uma ajuda de Deus no mundo

Quem somos:  Somos leigos (homens mulheres) que buscam uma consagração maior de suas vidas a Deus. Recebemos de Deus, o Carisma de “evangelizar sendo ajuda, através do acolhimento e da misericórdia do Coração de Jesus, o Bom Pastor”.

Somos Comunidade de Vida e Aliança, composta por casados, solteiros, e celibatários. Todos fazendo a experiência da vida fraterna a exemplo das primeiras comunidades cristãs. Consagramos nossa vida a Deus reservando tempo para oração pessoal e comunitária, estudo e meditação da Palavra de Deus diariamente e desempenhando vários apostolados (serviços). Entre eles: atendimentos pessoais para escuta, aconselhamento e oração; missões nas paróquias, nas comunidades rurais; encontros de formação e retiros espirituais em nossa sede e onde formos solicitados; e mantemos uma programação de evangelização diária através da Rádio Educadora AM, 670 khz de Montes Claros.

Como nasceu a Comunidade Esdras? A Comunidade Esdras nasceu a partir da experiência de um grupo de pessoas que se reuniam para rezar e partilhar a Palavra de Deus (Lectio Divina), em torno da Associação Bom Pastor, com o objetivo de servir a Deus através daquela obra. A experiência do serviço, da oração e da vida fraterna que então se formava, indicava-nos que Deus nosso Senhor queria nos levar mais longe. Novamente numa reunião de oração no dia 1º de outubro do ano 1997 (ano do centenário da morte de Santa Teresinha), o Senhor inspirou-nos mais uma obra, em honra a Santa Teresinha do Menino Jesus, a Livraria Missionária. A experiência não parou por aí, no dia 25 de janeiro de 1998, nasceu a Comunidade Esdras.

Nascemos da espiritualidade da Renovação Carismática Católica, onde tivemos a experiência pessoal do Amor de Deus. Experimentamos outras espiritualidades: Franciscana e Carmelita, onde encontramos como inspiradores Santa Teresa de Jesus, Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco de Assis. Daí retiramos nossa Regra de Ouro: “Silêncio, Oração e Trabalho”. Retiramos também a importância de um profundo amor à Igreja, o forte chamado à restauração pela formação e oração, e a nossa missionariedade. O Sagrado Coração de Jesus, contudo, é a nossa principal fonte de espiritualidade, a qual comporta todas as demais. Nela encontramos o sentido mais profundo do nosso carisma e da nossa vocação: ”ser ajuda de Deus, no mundo, a partir do seu acolhimento e da sua misericórdia”, e dos seus sentimentos e virtudes, que nos levam à comunhão com Deus, conosco mesmos, com os irmãos e com toda a obra criada.

Nossa missão vem do nome que recebemos: Esdras, foi um sacerdote e escriba conhecedor da Lei de Deus, que teve a missão de reconduzir o povo hebreu do exílio da Babilônia para Jerusalém. Dedicou-se a restauração do povo que havia perdido sua identidade de “povo de Deus” através do anúncio da Palavra da Lei. O nome Esdras significa “Socorro” ou “Ajuda de Deus”. Em nossa missão é essencial: o estudo, a prática e o ensino da Palavra de Deus – sustentáculo da nossa fé – e dos ensinamentos da Igreja. Buscamos levar esta Palavra através dos apostolados e meios concernentes ao nosso carisma, às necessidades do nosso tempo, do nosso povo, da nossa Igreja.

Fundadora: Helenice Alves Gusmão
Co-fundadores: Haroldo Santos Bicalho (In memorian) , Ivânia Aparecida Gusmão, Fredson Marcos Souto Lauton, Maria Ivanilde Oliveira, Adilson Júnio Lopes.
Sede: Chácara Santa Maria. Av.: Domingos de Abreu Vieira, 557 – Sapucaia  Montes Claros.
Escritório: Associação Bom Pastor – Rua Grão Mogol, 287 – Centro – Montes Claros. Telefone: 3201-8144

Fonte: Arquivo interno da Comunidade Esdras

__________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Voz do Pastor

Dom José Alberto

Arcebispo de Montes Claros (MG)

 

Encontros Pastorais

ENQUETE

Estamos celebrando até 25 de novembro de 2018 o Ano Nacional?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook