Artigos Artigos de Dom João Justino

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil   

           A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é uma importante instituição da Igreja Católica, que congrega os bispos católicos de todo o país. Fundada em 1952, a CNBB, como é mais conhecida, tem um histórico de forte incidência evangelizadora, social e política nessas terras, outrora nomeadas Terra de Santa Cruz. Nos últimos dias, esteve reunida na cidade de Aparecida, São Paulo, em Assembleia Geral, prevista para cada ano. Duas atividades ocuparam boa parte dos trabalhos: a definição das novas diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil e a eleição da nova presidência, incluindo a eleição dos 12 bispos membros do Conselho Episcopal Pastoral.

            O Brasil conta hoje com 277 circunscrições eclesiásticas. Entre essas, destacam-se 44 arquidioceses, 216 dioceses e 9 prelazias. São 481 bispos, dos quais 171 são eméritos. É a maior Conferência Episcopal do mundo. As dioceses estão organizadas em 18 regionais. A título de exemplo, Minas Gerais e Espírito Santo formam o Regional Leste 2. São 11.012 paróquias e 50.159 centros de atendimento pastoral. Esses números mostram o grau de capilaridade da Igreja e, por consequência, da responsabilidade de uma instituição que no Brasil se faz presente há mais de cinco séculos.

            O princípio da colegialidade é fundamental para a CNBB. Os bispos são membros do colégio episcopal e são chamados a aprofundar o afeto colegial para a unidade da Igreja. Respeitando a competência e a responsabilidade de cada bispo em relação à Igreja universal e à sua Igreja particular, a CNBB é um organismo de comunhão e de testemunho eclesial que muito contribui, também, para a sociedade brasileira.

            Papa Francisco, em julho de 2013, quando de sua visita ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude, em encontro com o episcopado brasileiro, pontuou: “Para a Igreja no Brasil, não basta um líder nacional; precisa de uma rede de «testemunhos» regionais, que, falando a mesma linguagem, assegurem em todos os lugares, não a unanimidade, mas a verdadeira unidade na riqueza da diversidade. A comunhão é uma teia que deve ser tecida com paciência e perseverança, que vai gradualmente «aproximando os pontos» para permitir uma cobertura cada vez mais ampla e densa. Um cobertor só com poucos fios de lã não aquece”. Tal percepção do Papa coloca a Igreja do Brasil diante do permanente desafio de tecer a comunhão entre seus membros, fundamental para a ação evangelizadora. Isso requer o permanente diálogo, a superação de preconceitos, a escuta atenta dos sinais dos tempos, a coragem profética da autocrítica, a ascese do trabalho conjunto e a vivência do amor fraterno como sinal do discipulado de Jesus.

            A lucidez do Papa Francisco ilumina mais uma vez o quanto é importante a dimensão sociotransformadora do anúncio do Evangelho, em relação a qual a CNBB não pode se omitir. Na mesma ocasião ele afirmou: “Educação, saúde, paz social são as urgências no Brasil. A Igreja tem uma palavra a dizer sobre estes temas, porque, para responder adequadamente a esses desafios, não são suficientes soluções meramente técnicas, mas é preciso ter uma visão subjacente do homem, da sua liberdade, do seu valor, da sua abertura ao transcendente. E vocês, queridos Irmãos, não tenham medo de oferecer esta contribuição da Igreja que é para bem da sociedade inteira e de oferecer esta palavra «encarnada» também com o testemunho”.

+ João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo Metropolitano de Montes Claros

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

AGENDA

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹maio 2019› » 

REVISTA

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook