Convite Encontro da CF 2018

cf2018

A Campanha da Fraternidade 2018 terá como tema: Fraternidade e superação da violência e lema: “Vós sois todos irmãos” (cf. Mt 23,8). Para tanto, será realizado nos dias 24 e 25 de novembro Encontro de Formação sobre a CF 2018 sob a assessoria de Toninho Evangelista, assessor da comissão de elaboração das cartilhas da CF da CNBB Nacional.  O Encontro visa facilitar a compreensão da temática da CF 2018 e sua proposta e tem o objetivo de ajudar a divulgar seu conteúdo em nossas comunidades, pastorais, organismos e na sociedade, bem como indicar pistas para ações concretas.

A Equipe Arquidiocesana de Pastoral convidam para este evento: 3 pessoas por Paróquia, sendo o(a) conselheiro(a) mais 2 lideranças que possam animar a CF nas comunidades e pastorais.1 religiosa de cada Casa, Todos os padres e diáconos permanentes, 2 representantes de cada Organismo Pastoral, 1 representante de cada Comunidade de Vida e Aliança, 02 Seminaristas de cada Seminário. O Encontro será na Casa de Pastoral, Rua Natal, s/nº, no bairro Santo Antônio. Começará no dia 24/11 (sexta-feira) às 18 h e continuará no dia 25/11 (sábado), das 7 às 17 h. No dia 25/11 (sábado) às 7 horas Missa de Abertura do Ano Nacional do Laicato, na Igreja Santo Antônio, próxima à Casa de Pastoral.

A coordenação solicita confirmação dos participantes, até o dia 20/11, a fim de melhor preparar e acolher a todos. Devolvam as fichas preenchidas ao Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, à Rua Januária, 371, Centro de Montes Claros. A confirmação poderá ser feita também pelo e-mail: coarpa2008@hotmail.com ou pelo telefone (38) 3222-9434 (com a Betinha).

O que levar: a Bíblia, caderno, caneta e remédios de uso pessoal. Trazer também copo plástico ou garrafinha para água, visando reduzir o uso de descartável. Quem for dormir no local deverá trazer roupa de cama e banho. Não haverá hospedagem para as pessoas que moram em Montes Claros.

Entenda o CARTAZ DA CAMPANHA FRATERNIDADE 2018
(retirada do Site da CNBB)

Um grupo de pessoas com as mãos dadas, de diferentes idades e etnias, representando a multiplicidade da sociedade brasileira é a mensagem exposta no cartaz da Campanha da Fraternidade 2018. Especialmente no Ano do Laicato, a Igreja no Brasil convida a todos, por meio da CF 2018, a refletir sobre a problemática da violência, particularmente em como superá-la.
No cartaz, segundo o secretário-executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Luís Fernando, as pessoas que nele formam um círculo e unem as mãos indicam que a superação da violência só será possível a partir da união de todos. “A violência atinge toda a sociedade brasileira em suas múltiplas esferas, o caminho para superar a violência é a fraternidade entre as pessoas que se unem para implementar a cultura da paz”, explica.

A escolha do Cartaz, de acordo com o padre Luís Fernando, foi feita com base em duas etapas. A primeira foi aberta a participação da população que pôde enviar sugestões de arte por meio de um edital aberto ao público e a segunda passou pela avaliação do Conselho Permanente da CNBB. “A partir dessa escuta é que chegou a atual configuração do Cartaz”, sublinhou.

Com o tema “Fraternidade e superação da violência”, a CF 2018 além de mapear a violência, colocará também em evidência as iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo.  “A Igreja no Brasil escolheu o tema da superação da violência devido ao crescimento dos índices de violência no Brasil. Esse tema já foi discutido na década de 80, num contexto em que o país vivia a recessão militar e dentro desse contexto foi possível mapear diversas formas de violência”, afirma padre Luís.

Ele explica ainda que o lema da CF “Vós sois todos irmãos” foi extraído do capítulo 23 do Evangelho de São Mateus, no qual Jesus repreende os fariseus e mestres da lei, por suas práticas não serem coerentes com os seus discursos: “Os fariseus e mestres da lei valorizavam a sociedade hierarquizada. Jesus propõe-lhes então um novo modelo mais comunitário e fraterno “Vós sois todos irmãos”.

“O lema da Campanha da Fraternidade 2018 é um convite para a superação da violência por meio do reconhecimento de que cada pessoa humana é irmão, é irmão e se assim o é então não se pode deferir contra ele (a) atos de violência”, finaliza padre Luís.

Além do cartaz, todo ano a Igreja no Brasil disponibiliza subsídios e materiais para ajudar as comunidades, famílias e cidadãos a vivenciarem o propósito da Campanha. Esses materiais estarão à disposição do público no site da Edições CNBB a partir da última semana de outubro.

Padre Luís Fernando explica ainda que o principal subsídio é o texto-base que apresenta uma reflexão do tema a partir do método ver, julgar e agir. Além disso, haverá ainda subsídios para alunos do ensino fundamental, médio e grupos juvenis. Já para ajudar na oração quaresmal, uma vez que a CF é lançada durante este período haverá também celebrações em família, via-sacra, vigília, eucaristia, celebração da misericórdia e celebração ecumênica.

____________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: imprensacatolica@yahoo.com.br

Viviane CarvalhoConvite Encontro da CF 2018