Notícias

Coordenadora da Pastoral do Dízimo no Regional Leste2 vai assessorar encontro em Montes Claros.

Será neste final de semana!

“Deus ama quem dá com alegria” (2 Cor 9,7). A Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Montes Claros, vai realizar Encontro de Formação nos dias 14 e 15 de setembro na Casa de Pastoral, sede metropolitana. Na Sexta-feira (14), o encontro iniciará com credenciamento às 18h encerrará no sábado (15), às 16h.  O objetivo é preparar equipes para o planejamento e fortalecimento da Pastoral do Dízimo para a realização da semana missionária garantindo que a mensagem da Semana chegue ao maior número de fiéis.

Foram convidados para assessorar este evento, contribuindo com este momento: Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo coadjutor, Renata Senhorinha Santiago membro da equipe de coordenação da Pastoral no Regional Leste 2 da CNBB – Padre Jair Pereira da Silva da arquidiocese de Montes Claros também faz parte dessa comissão do Leste2. Outro convidado é o professor da Unimontes, Daniel Coelho.  De acordo com Elza Dete da Silva, coordenadora leiga da Pastoral na arquidiocese, a expectativa é das melhoras possíveis, devido ao alto padrão dos convidados que farão dentro de uma logística animada, a articulação para promover a prática do dízimo na igreja particular de Montes Claros.

Em entrevista ao site da Arquidiocese de Montes Claros, a Coordenadora da Pastoral no Regional Leste 2, Renata Senhorinha Santiago, falou sobre a importância de despertar a consciência para esta pastoral:

ARQUIMOC: Como despertar a consciência do fiel para a prática do Dízimo como missão evangelizadora da igreja?
RENATA: O dízimo é um gesto de fé, gratidão e maturidade. Trata-se do reconhecimento de que tudo que temos e somos provém da graça de Deus, nos tornando corresponsáveis com a Missão de Jesus. Ninguém nasce dizimista. É um processo de conversão a partir da experiência com Deus. A igreja em suas estratégias de evangelização deve contribuir para essa tomada de consciência por meio de uma catequese continuada desde a iniciação cristã.

ARQUIMOC: Você acredita que a prática do dizimo deve ser inserida na vivência e vida do cristão? Porque?
RENATA: Sim. Um coração grato e generoso nos transforma e nos aproxima dos valores cristãos. Quando saímos de nós mesmos em favor de toda igreja, nos tornamos pessoas melhores que valorizam o essencial da vida. Ser dizimista é preocupar-se com o mais importante: as pessoas.

ARQUIMOC: Como se deu sua primeira experiência com a Pastoral do Dízimo?
RENATA: “Me tornei dizimista muito cedo, através do testemunho dos meus pais. Quando eu tinha 17 anos, meu pai foi convidado para integrar a Pastoral do Dízimo. Como ele possui um problema de visão e pensando que isso dificultaria seu trabalho, me chamou para ajudá-lo. Gostei tanto que permaneço até hoje. Há três anos, aproximadamente, estou como Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral do Dízimo em Belo Horizonte. Por indicação de Dom Edson Oriolo fui apresentada à Comissão Leste II”.

TUDO POR AMOR: Casada e aos 37 anos ela diz que faz tudo por amor. “Confio em Deus, pois se Ele me chamou ao serviço, tenho certeza que Ele me dará condições para conciliar tudo. Ele nunca me faltou”. Renata deixa um conselho para aqueles que estão na pastoral e que as vezes, sentem-se desanimados: “É preciso sempre ter fé, olhos fixos em Jesus e a certeza que precisamos fazer a diferença no mundo, em busca de uma sociedade mais justa, fraterna e que consolide o Reino dos céus”.

SOBRE RENATA: Natural de Belo Horizonte, formada em Administração, especialista em Educação a Distância, pós-graduada em Ciências da Religião – Diante do Sagrado: Mística e espiritualidade para os novos tempos e em Gestão de Pessoas. Atualmente trabalha como Analista Pastoral na Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte – Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança e é Professora Universitária de Educação à Distância.

Acesse a aqui a CARTA de CONVOCAÇÃO: Carta Dízimo – Convocação

SERVIÇO:
ENCONTRO ARQUIDIOCESANO DO DÍZIMO
DIAS 14 e 15 de SETEMBRO
LOCAL: CASA DE PASTORAL
INFORMAÇÕES: 38- 3222-9434 (Betinha) ou 38- 9 9208-9013 (Elza Dete)

____________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contatos: (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Voz do Pastor

Dom José Alberto

Arcebispo de Montes Claros (MG)

 

ENQUETE

Estamos celebrando até 25 de novembro de 2018 o Ano Nacional?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook