Artigos

Dom José Alberto Moura, obrigado.

O Papa Francisco acolheu, no dia 21 de novembro, o pedido de renúncia de Dom José Alberto Moura ao governo pastoral da Arquidiocese de Montes Claros. No mesmo ato, o Papa nomeou a mim, que desde maio de 2017 exerço o ofício de coadjutor, como terceiro arcebispo metropolitano de Montes Claros.

A Igreja, nos seus cânones, prescreve que o bispo, ao completar seus 75 anos de idade, deve apresentar ao Santo Padre seu pedido de renúncia. Dom José Alberto, que completou 75 anos em 23 de outubro passado, assim o fez. Uma vez que seu pedido de renúncia foi aceito e publicado oficialmente, a partir de agora ele é chamado arcebispo emérito de Montes Claros. Este título reconhece seus vínculos com esta Igreja à qual serviu com fidelidade e zelo. É uma expressão agradecida a quem tudo ofereceu de si mesmo para cumprir o que lhe foi confiado.

Nestes dezoito meses de convivência direta, encontrei em Dom José Alberto um homem de fé, marcado pela simplicidade no estilo de vida e zeloso defensor dos mais pobres. Sua assiduidade à oração e à eucaristia é testemunho de uma vida iluminada pela fé em Jesus Cristo, alimentada cotidianamente pela Palavra de Deus. Sua preocupação com os pobres se manifesta nos diálogos e trabalhos em favor da dignidade e da defesa da vida. Os diversos serviços prestados à Igreja na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e no Regional Leste 2 atestam um espírito de comunhão eclesial e compromisso com a colegialidade episcopal.

Dom José Alberto, espontaneamente, optou por transferir-se para Uberlândia, cidade onde exerceu o ministério episcopal por 17 anos. Estará mais próximo de sua terra natal – Ituiutaba – e, por isso, mais próximo de familiares. Sua decisão não corta os vínculos conosco, pois ele está definitivamente ligado a esta Arquidiocese por tantos títulos. Seja pela história e pelas amizades, seja pela memória da missão e pela entrega de sua vida ao Reino nestas terras norte-mineiras.

Em seu coração sacerdotal, Dom José Alberto sabe o quanto a Igreja de Montes Claros lhe deseja o bem, a saúde e a paz. Inúmeras foram as manifestações de carinho e de apreço nestes últimos meses. Palavras e visitas, presentes e orações, tudo demonstrou o afeto e o cuidado do Povo de Deus ao seu querido pastor.

Na Festa de Cristo Rei, na Celebração da Paz e da Unidade, marcada para o próximo domingo, 25 de novembro, no Ginásio Poliesportivo de Montes Claros, vamos juntos agradecer a Dom José Alberto por tudo o que doou de sua vida a serviço deste povo.

Renovamos aqui, Dom José, o compromisso de rezar sempre em suas intenções. Queremos o seu bem e não deixaremos de nos esforçar para atendê-lo em suas necessidades. Continue contando conosco. E nós continuaremos, alimentados pelo mesmo pão eucarístico, unidos na mesma missão evangelizadora. Dom José Alberto, muito obrigado.

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo Metropolitano de Montes Claros

Voz do Pastor

Dom José Alberto Moura, CSS

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

AGENDA

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2018› » 

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook