Notícias

Dom José é homenageado

Ao encerrar a Festa de São Norberto, a Paróquia que é dedicada ao Padroeiro, fez uma homenagem ao arcebispo metropolitano, Dom José Alberto Moura, no momento de Ação de Graças na missa de domingo, 10 de junho.

35239722_2122260954454161_6254569339098234880_nA igreja estava lotada. Convidado a sentar-se em frente  a um telão, o arcebispo foi vendo registros fotográficos que mostravam os momentos vividos por este pastor durante 11 anos em Montes Claros. Sentado e com olhar fixo no telão, ele ouviu a mensagem abaixo transcrita na íntegra, com atenção.

DOM JOSÉ ALBERTO,
Que alegria para nossa Igreja recebê-lo para encerrar os festejos de nosso padroeiro São Norberto! E, sobretudo, neste ano tão importante em sua vida, ano do seu septuagésimo quinto aniversário! Nossa paróquia presta-lhe singela homenagem:

Em 1955, na cidade de Rio Claro/SP, Dom José se tornou Seminarista da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – Seminário dos Padres Estigmatinos. Em 09 de dezembro de 1964 fez a sua profissão Religiosa.

Foi ordenado Sacerdote na Catedral de Ituiutaba/MG, no dia 09 de janeiro de 1971, tornando-se presbítero. Foi um tempo de muito trabalho no seio da Igreja, entre eles promotor vocacional dos Padres Estigmatinos em todo o Brasil, foi Superior Geral da Congregação dos Estigmatinos no mundo, residindo em Roma, Itália. Atuou como vigário judicial do Tribunal Eclesiástico de Uberaba, e como juiz do Tribunal Eclesiástico de Belo Horizonte, além de professor!

Aos 14 de abril de 1990, foi nomeado bispo-coadjutor de Uberlândia/MG. Função na qual desenvolveu grandiosos trabalhos. Entre eles criou 20 paróquias, ordenou 40 padres e 25 diáconos permanentes.

Dom Alberto integrou a Comissão Episcopal Pastoral do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por vários mandatos, e foi integrante e coordenador da promoção da Campanha para a Evangelização da CNBB.

Em fevereiro de 2007, foi nomeado arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Montes Claros. Seu pastoreio em nossa arquidiocese é marcado por promover a solidariedade e semear a paz, dispensando especial cuidado para com as pastorais sociais, em atenção aos mais frágeis e necessitados. Não se furtou ao enfrentamento político, corajoso, em benefício e defesa do seu rebanho. Em nossa paróquia o que guardamos é sua disponibilidade em se fazer presente, impondo vossas mãos sacerdotais em nossos crismandos, e bem animando as festas dos nossos mais diversos padroeiros comunitários. O que nos resta querido Dom José é lhe agradecer, rendendo gratidão a Deus que nos possibilitou estar sob o seu distinto pastoreio por todos esses anos.

Dom José Alberto, muito obrigado!

Ovacionado com uma salva de palmas, o arcebispo recebeu os presentes que a comunidade lhe oferecera ali mesmo diante da assembleia reunida. Emocionado, agradeceu os cumprimentos e homenagem de todos.

_________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contatos: (38) 9905-1346 (38) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

 

Voz do Pastor

Dom José Alberto

Arcebispo de Montes Claros (MG)

 

ENQUETE

Estamos celebrando até 25 de novembro de 2018 o Ano Nacional?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook