Dom José fala sobre Dia Mundial dos Pobres

diadopobre

Em carta enviada na tarde de hoje, 24 de outubro, Dom José convida toda a Igreja a refletirem sobre o I Dia Mundial dos pobres a ser realizado no próximo 19 de novembro. Porém, desde o dia 12/11 as comemorações estarão acontecendo de acordo com a realidade local de cada Paróquia.

Leia baixo na íntegra: 

CAROS PADRES, DIÁCONOS E MEMBROS DOS CONSELHOS PAROQUIAIS E COMUNITÁRIOS DE PASTORAL, COORDENADORES DE PASTORAIS, DE MOVIMENTOS E ASSOCIAÇÕES ECLESIAIS DA ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS:

O Papa Francisco em sua sabedoria criou muito oportunamente o DIA MUNDIAL DOS POBRES, a ser celebrado no domingo anterior à festa de Cristo Rei, ou seja, neste ano será no dia 19 de novembro. Por isso, venho indicar que, em todas as comunidades e Paróquias da Arquidiocese se realize a semana de atividades, iniciando-a no dia 12 de novembro, dentro da realidade e criatividade de cada uma. Para isso, é necessário haver reunião do Conselho de  Pastoral de cada uma para a programação da semana. Sugere-se que seja adotada uma caixa para coleta de alimentos e posterior distribuição às famílias carentes das comunidades.

No dia 13 de novembro o Setor Social da Arquidiocese realizará uma mostra/exposição do “Rosto da pobreza” na Praça Dr. Carlos, no centro de Montes Claros, a partir das 13 h. Cada Pastoral/Organismo ficou com a tarefa de levantar dados referentes ao público específico de cada um, como a Comissão da Pastoral da Terra (CPT), a Pastoral Carcerária, por exemplo… Cada um/a mostrará o rosto da pobreza das comunidades rurais; levarão dados em cartazes, faixas e fotos. Nesse dia se farão paradas com faixas nos semáforos do centro com dizeres que questionem o tema “pobreza”.

No final das Missas do dia 19 leiam o pequeno resumo da carta do Papa em anexo. O texto completo também anexo para quem quiser ler depois. Podem fazer cópias para serem distribuídas.

Deus nos ajude a ter em mente e na prática evangelizadora a “opção evangélica preferencial pelos pobres”. Nosso trabalho pela causa deles mostre nosso ser cristão  de verdade!

A Virgem Maria, Mãe daquele que nos enriquece com sua pobreza, interceda por todos!

José Alberto Moura, CSS –  Arcebispo Metropolitano de Montes Claros

Saiba mais sobre esse dia lendo a Carta do Papa Francisco: 1º DIA MUNDIAL DOS POBRES

____________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: imprensacatolica@yahoo.com.br

Viviane CarvalhoDom José fala sobre Dia Mundial dos Pobres