Artigos

ELE ESTÁ CONOSCO

Nossa caminhada existencial pode ser comparada a uma viagem espacial que tomou rumo diferente do controlador de voo.  Perdidos no espaço, sem contato com o comando da terra e com a confusão dos viajantes, dentro da nave acontece de tudo. O desespero leva à confusão maior. Ninguém de dentro, mesmo imaginando poder salvar a todos,  tem condição de fazê-lo. No entanto, quem criou a nave e também os viajores, tem interesse e poder para salvá-los. Primeiro manda aviso, através do autofalante ainda funcionando, que vai enviar socorro. É a notícia mais espetacular para todos! Enfim, Ele, em pessoa chega e entra na espaçonave. Ao invés de só dar ordem para todos se calarem e sentarem, com muita tranquilidade vai explicando o que fazer para terem o voo com segurança e paz.

O Filho de Deus, de fato, está entre nós. É preciso aceita-lo e seguir suas instruções para encaminharmos nossa vida terrena dentro da segurança, justiça, compreensão, misericórdia e colaboração com o bem de todos. Curar as feridas da alma é fundamental, para se ter o coração humano divinizado com o amor trazido pelo Emanuel. De ora em diante é preciso desarmar os ânimos cheios de rancor e ódio, de ciúme e maldade. Quem quer viajar no barco existencial com Cristo, muda a direção do egoísmo para a oblatividade.

Celebrar o Natal de Jesus é deixar-se tocar por Ele, que somente traz o benefício de aceitarmos os nossos limites para enchê-los da grandeza do amor divino, que nos faz abertos para darmos de nós pela causa dos mais fragilizados na sociedade. O Filho de Deus se fez pequeno, serviçal, humilde, pobre, desprendido e cheio de generosidade para nos ajudar a sermos pessoas éticas, benfeitoras e trabalhadoras para servirmos as pessoas, as famílias e a sociedade com os dons recebidos dele.

Com a presença divina no humano assumido pelo Filho de Deus, através de Maria, tornamo-nos pessoas alegres e esperançosas. Apesar de todos os problemas subjetivos, familiares e sociais, tudo enfrentamos com a convicção de que, fazendo tudo o que podemos de nossa parte para tentar  soluções plausíveis para os mesmos, Deus está conosco. Assim temos a certeza de que Ele nos ajudará a  obter resultados positivos. O profeta nos encoraja: “Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos” (Isaías 9, 2).

Aos pastores os anjos anunciaram o nascimento de Jesus em Belém. Com eles também cantamos o anúncio de que Deus é glorificado no céu e nós temos o resultado da paz que Ele traz ao nosso planeta, provinda de seu amor. Sem Deus nossa história ruma por destino sem saída. Com Ele encontramos a razão de toda nossa existência e caminhada. A convivência na terra tem jeito, mas só com o jeito do Deus-conosco!

José Alberto Moura, CSS- Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, MG

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

AGENDA

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹jan 2019› » 

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook