Notícias

Em Aparecida (SP), dom João Justino, refletiu tema do 6º dia da novena: “Com Maria e Jesus, ser Igreja viva e participativa!”

Pela TV Aparecida acompanhamos a celebração Eucarística do Arcebispo Coadjutor de Montes Claros, Dom João Justino de Medeiros Silva que presidiu a celebração do 6º dia da novena na noite de ontem, segunda-feira, 8 de outubro, no Altar Central do Santuário Nacional em Aparecida, SP.

“Bendito seja Deus que nos reuniu aqui, no Santuário de Aparecida”, iniciou Dom João Justino, e em seguida saudou a todos. Sobre o tema: “Com Maria e Jesus, ser Igreja viva e participativa!”, o arcebispo pontuou:  “Como povo de batizados, somos igreja viva que se nutre da Palavra e da Eucaristia. Somos igreja participativa com a expressão de número incontável de leigos e leigas, Sal da terra e luz do mundo, que testemunham a fé em Jesus Cristo no mundo, no trabalho, na política, na educação, na economia e na cultura”.

Dom João refletiu sobre a exortação que finalizava o texto do Evangelho de João naquela noite: “A Palavra de Jesus, segundo Evangelho de São João, traz: ‘ameis uns aos outros’. Você meu irmão e minha irmã pode imaginar a força desse mandamento? ”, questiona o arcebispo. “Até mesmo Jesus precisou beber do amor, por exemplo, da sua família, pois ele também era movido pela fonte do amor humano e recebeu o amor de José e Maria, seus pais. Se você quiser amar como Jesus amou, é preciso que você faça do Evangelho seu livro preferido”.

“Ser Igreja é viver o mandamento de Jesus”, continuou ele: “Somos discípulos de Jesus, porque fomos escolhidos por Ele. Da escolha de Jesus decorre a missão. Ele nos escolheu para ir e para produzir frutos. O Senhor nos escolheu para ser uma Igreja viva e participativa. Uma Igreja viva que cuida da vida, que defende e protege a vida das pessoas e da casa comum. Uma Igreja que não compactua com a cultura da morte, com as injustiças. Uma Igreja viva e profética que não se deixa paralisar ou intimidar diante de discursos de ódio. Em Cristo somos todos irmãos: uma Igreja ponte, estrada e peregrina”.

Foto: divulgação A12
__________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

AGENDA

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2019› » 

REVISTA

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook