Notícias

Em Aparecida (SP), dom João Justino, refletiu tema do 6º dia da novena: “Com Maria e Jesus, ser Igreja viva e participativa!”

Pela TV Aparecida acompanhamos a celebração Eucarística do Arcebispo Coadjutor de Montes Claros, Dom João Justino de Medeiros Silva que presidiu a celebração do 6º dia da novena na noite de ontem, segunda-feira, 8 de outubro, no Altar Central do Santuário Nacional em Aparecida, SP.

“Bendito seja Deus que nos reuniu aqui, no Santuário de Aparecida”, iniciou Dom João Justino, e em seguida saudou a todos. Sobre o tema: “Com Maria e Jesus, ser Igreja viva e participativa!”, o arcebispo pontuou:  “Como povo de batizados, somos igreja viva que se nutre da Palavra e da Eucaristia. Somos igreja participativa com a expressão de número incontável de leigos e leigas, Sal da terra e luz do mundo, que testemunham a fé em Jesus Cristo no mundo, no trabalho, na política, na educação, na economia e na cultura”.

Dom João refletiu sobre a exortação que finalizava o texto do Evangelho de João naquela noite: “A Palavra de Jesus, segundo Evangelho de São João, traz: ‘ameis uns aos outros’. Você meu irmão e minha irmã pode imaginar a força desse mandamento? ”, questiona o arcebispo. “Até mesmo Jesus precisou beber do amor, por exemplo, da sua família, pois ele também era movido pela fonte do amor humano e recebeu o amor de José e Maria, seus pais. Se você quiser amar como Jesus amou, é preciso que você faça do Evangelho seu livro preferido”.

“Ser Igreja é viver o mandamento de Jesus”, continuou ele: “Somos discípulos de Jesus, porque fomos escolhidos por Ele. Da escolha de Jesus decorre a missão. Ele nos escolheu para ir e para produzir frutos. O Senhor nos escolheu para ser uma Igreja viva e participativa. Uma Igreja viva que cuida da vida, que defende e protege a vida das pessoas e da casa comum. Uma Igreja que não compactua com a cultura da morte, com as injustiças. Uma Igreja viva e profética que não se deixa paralisar ou intimidar diante de discursos de ódio. Em Cristo somos todos irmãos: uma Igreja ponte, estrada e peregrina”.

Foto: divulgação A12
__________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Voz do Pastor

Dom José Alberto Moura, CSS

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

AGENDA

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2018› » 

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook