Notícias

Encontro da Liturgia reuniu mais de 130 agentes.

A Pastoral Litúrgica da Arquidiocese de Montes Claros promoveu neste  final de semana – 22 e 23 de junho – a sua formação anual. O evento foi realizado na Casa de Pastoral no Bairro Santo Antônio. Assessorou o encontro, Padre Danilo César de Belo Horizonte. Padre Danilo é formado em Liturgia pelo Instituto Litúrgico Romano e durante toda a sua participação, estudou e partilhou o Documento 107 da CNBB que trata da “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários.” Na assembleia, além de padres e diáconos, participaram membros de diversas pastorais.

Ao antecipar sua entrevista para a próxima revista Clarão do Norte, Padre Danilo falou da importância, propostas e ritos dentro da Liturgia.

“ A liturgia principia da vida cristã, em três sentidos. Nos tornamos cristãos pela celebração da iniciação cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia). Um antigo teólogo, Tertuliano (sec. II-III) dizia: “O cristão não nasce, o cristão se faz”. Mas não se trata de algo mágico, como se os ritos fossem portadores de energias e de poderes ocultos… Por trás da liturgia, dos ritos e dos símbolos está Cristo e o Espírito Santo, a Igreja – comunidade de fé e de missão, e a obra da salvação que tem seu ápice na Morte e Ressurreição de Jesus.

O segundo sentido é que a Liturgia dá princípio para a vida cristã, no sentido de estruturá-la, de direcioná-la para o Reinado de Deus e para a vida filial de Jesus. Ela põe eixo na vida cristã, fundamento e conteúdo.

Em terceiro lugar, e mais importante, a Liturgia aprofunda nossa vinculação ao Filho de Deus. De Domingo a Domingo somos chamados, na comunidade de fé, a assumir a vida de Cristo em nós. Como disse o apóstolo: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim”. Mas esse viver em Cristo obedece ao dinamismo pascal de sua morte e ressurreição. Significa para nós, dispormo-nos a morrer para tudo aquilo que não é de Deus e a acolher a oferta de salvação que Deus nos faz de viver uma vida nova em Cristo, dispondo-nos a renascer a partir de sua páscoa. Enfim, a liturgia é um grande dom de Deus para a sua Igreja!

Ficou curioso? Na próxima edição você vai acompanhar a entrevista completa.

Fotos enviadas por Inês de Brito / Pascom Arquidiocesana

_________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contatos: (38) 9905-1346 (38) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Voz do Pastor

Dom José Alberto

Arcebispo de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

 

ENQUETE

Estamos celebrando até 25 de novembro de 2018 o Ano Nacional?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook