Encontro de Arte Sacra

artesacra

Encontro de Arte Sacra abordará a pintura nos espaços de celebração

Com o tema “Fé e arte: programa iconográfico nos espaços de celebração”, o encontro tem a intenção de promover um debate acadêmico e interdisciplinar sobre a dignidade dos espaços de celebração, bem como a importância da preservação do patrimônio artístico e cultural da Igreja. A formação ocorrerá de 19 a 23 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba (PR).

De acordo com o perito do Setor Espaço Litúrgico, padre Thiago Faccini, a ideia da escolha da temática se deu devido à grande quantidade de igrejas e capelas que estão sendo construídas e artistas que estão se dedicando ao tema. “Nós temos percebido que se tem feito muitas pinturas, muitas obras, porém sem critério; pessoas com talento, porém sem uma orientação adequada”, avalia.

O religioso adverte que para pintar um espaço litúrgico ou para colocar uma imagem dentro do espaço litúrgico não basta ser apenas uma imagem ornamentativa, uma simples decoração. “Nós temos que ter uma arte litúrgica, uma arte a serviço da liturgia”, explica.

Além de oferecer o intercâmbio de experiências e formação, o encontro possibilitará ainda a realização de apresentação de comunicações e trabalhos acadêmicos, que promoverão a troca de pesquisas na área da Arquitetura e Arte Sacra. A conferência principal será ministrada pelo padre Ivan Marko Rupnik, atualmente diretor do Centro Aletti, localizado em Roma, dedicado à arte e espiritualidade.

“O encontro é uma oportunidade para reunir todos os profissionais, artistas e aqueles que trabalham com a questão do Espaço Litúrgico, com a Arte Sacra para realmente refletir sobre o tema, a importância dos espaços celebrativos para a Liturgia e para as comunidades e também promover a partilha, o intercâmbio, a formação desses profissionais envolvidos e a troca de experiência onde um vai conhecendo o outro”, completa o perito.

As inscrições para o 11º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra, promovido pela Comissão para Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) terminaram no sábado, 2 de setembro.

Encontros

Os Encontros Nacionais começaram a ser desenhados em 1967, mas foi só em 1996 que de fato houve a formação de uma equipe e os encontros foram estruturados. Desde então, atinge cada vez um maior número de participantes, tornando-se um evento oficial para a Igreja e o mundo acadêmico.

Fonte: CNBB

____________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: imprensacatolica@yahoo.com.br

Viviane CarvalhoEncontro de Arte Sacra