Notícias

Especialista em Comunicação e atendimento vai assessorar encontro Arquidiocesano das (os) Secretárias (os) Paroquiais em Montes Claros.

Será nesta próxima segunda, dia 24 de setembro, o encontro para os profissionais de secretaria paroquial da Arquidiocese de Montes Claros. O evento acontece todos os anos e será assessorado pela Jornalista e professora da Disciplina de Comunicação e Secretaria Paroquial da PUC/Minas, Janaína Gonçalves. Com o tema geral, ATENDIMENTO E COMUNICAÇÃO, os participantes serão iluminados pela passagem Bíblica, “Vós sois o Sal da Terra, vós sois a Luz do Mundo” (Mt 5,13-14). A finalidade é melhorar e preparar os profissionais que trabalham nas Paróquias. Portanto, para este encontro, são CONVOCADOS (AS) secretárias e secretários das Paróquias; o pároco ou administrador paroquial, secretárias da Cúria, Chancelaria, Tribunal Eclesiástico, do Seminário Maior e Episcopal.

SOBRE A PALESTRANTE: O curso de Formação para Secretários (as) e Atendentes Paroquiais surgiu na necessidade de suprir uma demanda na Arquidiocese de Belo Horizonte. Entre os diversos conhecimentos aplicados por profissionais neste curso, está a disciplina: Atendimento e Comunicação nas Secretarias paroquiais. Essa disciplina apresenta a importância em acolher com mais qualidade e de forma pastoral todas as pessoas que procuram as paróquias Católicas, assim como garantir maior qualidade na gestão, organização e preenchimento das atividades através de uma comunicação assertiva, clara e eficiente. Uma forma de estar em contato com o outro por uma comunicação verbal e não-verbal, apresentando os principais desafios hoje: vocabulário, tipo de fala, escrita correta, bom acolhimento, aparência, gestos, tom de voz, expressões verbais e faciais, saber ouvir, falar e esperar, respeitar a opinião diferente, concentração, empatia, por fim, tudo isso comunica algo, afinal, a secretária ou secretário paroquial está ali em nome de uma Instituição, portanto, deve-se comunicar de modo confiante e transmitir essa confiança.

Além disso, a disciplina propicia uma formação para os atendentes e secretários paroquiais em uma perspectiva cristã e humanista, visa uma boa comunicação dentro da Igreja, no âmbito da Secretaria Paroquial. A disciplina colabora para o discernimento sobre os instrumentos de comunicação (meios técnicos para o uso diário no trabalho como: computador, aplicativos, etc) e a presença nas redes sociais digitais, que também se torna o trabalho de muitos secretários paroquiais, quando esses possuem a tarefa de realizar a comunicação em pastoral. Também não deixamos de apresentar nessa disciplina a base teórica da comunicação, tão importante quanto o conteúdo prático, pois é a partir da teoria que é possível entender a importância de se comunicar bem entre o emissor e receptor em um processo de interação comunicacional.

Sobre a Assessora que vai conduzir parte do Encontro Arquidiocesano para Secretárias Paroquiais, Janaína Gonçalves / Jornalista (PUC Minas). Acumula experiências como: Analista de Comunicação, ANIMA PUC Minas Coordenadora de Comunicação/Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de BH, Especialista em Mídias Eletrônicas (UNI BH), Especialista em Gestão de Mídias Digitais (PUC Minas), Especialista em Comunicação e Evangelização na Era Digital (FAJE), Mestra em Ciências da Religião (PUC Minas). Janaina também é Professora no Curso de Secretários, Secretárias e Atendentes Paroquiais da Arquidiocese de BH, pela PUC Minas, com a disciplina: Atendimento e Comunicação nas Secretarias. Com um currículo desse não dá para ficar de fora, não é isso?

Anote aí! Dia 24 de setembro (segunda-feira), das 07h30 às 16h00, no Salão Paroquial da Paróquia Santos Reis, em Montes Claros, no seguinte endereço: Praça 6 de Janeiro, 87 – Bairro Santos Reis. Informamos que não haverá taxa de contribuição.

ACESSO AO LOCAL DO ENCONTRO: Uma Van, cedida pelos Arautos do Evangelho, sairá PONTUALMENTE DA PRAÇA DA CATEDRAL 7h15. A programação será cumprida à risca para melhor aproveitamento do encontro. Para que não haja atraso, por motivo de deslocamento, a Van vai levar aqueles que não sabem chegar e ou não tenham transporte. Quem quiser ir de condução própria e não sabe chegar, basta estar na praça neste mesmo horário para seguir o veículo citado.

Serviço:
Dia 24 de setembro, 7h30 às 15h
Paróquia Santos Reis / Bairro Santos Reis em Montes Claros.

____________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Voz do Pastor

Dom José Alberto

Arcebispo de Montes Claros (MG)

 

ENQUETE

Estamos celebrando até 25 de novembro de 2018 o Ano Nacional?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook