Missa dos comunicadores será neste domingo

dmc2018

As “notícias falsas”, são tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2018

Todos os anos a Igreja celebra no domingo da Ascensão do Senhor (este ano, dia 13 de maio) o Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS). A edição de 2018 será a 52º celebração realizada desde Concílio Vaticano II. O tema proposto pelo vaticano é: “A verdade vos tornará livres – fake news e jornalismo de paz”, seguindo a reflexão do Papa Francisco, o tema faz referência às notícias falsas. Temos presenciado, lido, ouvido e assistido, muitas informações truncadas e  veiculadas de forma irresponsável.

A Arquidiocese de Montes Claros vai realizar pelo quarto ano seguido, a celebração itinerante do Dia Mundial das Comunicações Sociais.  O primeiro ano a Paróquia São Sebastião recebeu comunicadores da Pascom e Imprensa secular. O segundo ano foi a vez da Catedral, o terceiro ficou com a Igreja Nossa Senhora da Conceição e São José e este ano, a Paróquia sorteada foi São Norberto.

A missa será presidida por Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo coadjutor, que no mesmo dia, completará um ano de seu início do Ministério Episcopal na Arquidiocese de Montes Claros. Mais de 80 agentes da Pastoral da Comunicação de Paróquias e Comunidades já confirmaram presença, além de vinte e dois jornalistas seculares que terão neste ano, a honra de coroarem Nossa Senhora. As coroações são tradição no mês mariano. Nesta noite também, as mães serão homenageadas, visto que também é o dia das mães.

SOBRE O TEMA DO 52º DMC: “A verdade vos tornará livres. Fake News e jornalismo de paz”. A mensagem do Papa Francisco para este dia é tradicionalmente publicada na festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, em 24 de janeiro, e o Dia é celebrado no domingo antes de Pentecostes.  As fake news, são notícias falsas, mas que aparentam ser verdadeiras. Não se trata de uma piada, algo lúdico ou ficção, é uma mentira revestida de elementos que lhe conferem veracidade. A disseminação dessas notícias acontece principalmente no espaço das redes sociais digitais e em uma velocidade assustadora.

No contexto em que as empresas de referência das redes sociais e o mundo das instituições e da política iniciaram a combater este fenômeno, também a Igreja quer oferecer uma contribuição, propondo uma reflexão sobre as causas, as lógicas e as consequências da desinformação na mídia e auxiliando na promoção de um jornalismo profissional, que busca sempre a verdade

Diante deste cenário a Igreja convida a celebrar com ética e cidadania o 52º DMCS. Para isso, um subsídio foi preparado e disponibilizado para padres, agentes da pastoral da comunicação e comunicadores no geral, pudessem se preparar e propor debates.

O livreto apresenta a Mensagem do Papa Francisco assim como chaves de leitura, uma celebração da Comunicação e sugestões para divulgação. A produção foi feita em parceria com a agência de comunicação Hesed.

Baixe aqui o subsídio 52DMCS-Orientações para Celebração CNBB

____________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: imprensacatolica@yahoo.com.br

Viviane CarvalhoMissa dos comunicadores será neste domingo