Notícias

Formação Permanente do Clero mobiliza profissionais renomados

“Importa alimentar de maneira constante a chama que dá luz e calor ao exercício do ministério, o que deverá ser favorecido pelas iniciativas da formação permanente, que se destina a assegurar a fidelidade ao ministério sacerdotal, em um caminho de contínua conversão, para reavivar o dom recebido com a ordenação” (Ratio Funfamentallis n. 81).

Aproxima a Formação Permanente do Clero da Arquidiocese de Montes Claros, aberta às dioceses de Januária, Janaúba e Paracatu. O encontro acontecerá entre os dias 15 à 18 de Julho de 2019, no Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, rua Reino Unido, 53, bairro Ibituruna, Montes Claros.

Procurando contemplar a ação evangelizadora em nossa arquidiocese para o próximo quadriênio, levando em consideração a preparação para a assembleia arquidiocesana para o ano de 2020, o tema proposto para este ano será: O ministro ordenado e sua missão evangelizadora no contexto da cultura norte-mineira.

Para dinamizar e enriquecer a formação, a equipe organizadora pensou-se em conferências e mesas redondas com temas pontuais e contemporâneos que fazem parte da realidade do clero.  Foram convidados especialistas para as propostas apresentadas.

Segue abaixo a programação da formação permanente com participações que irão com certeza, ajudar nosso clero de Montes Claros.

Dia 15 de Julho – Segunda Feira
19h30 – Conferência de Abertura: Horizontes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil no quadriênio 2019-2023 (Dom João Justino de Medeiros Silva / Arcebispo Metropolitano)

Dia 16 de Julho – Terça-feira
08h30 – Mesa-redonda: Moderador Pe. Antônio Avilmar
A DIFÍCIL ARTE DE VIVER NA CIDADE: CONVIVENDO COM SEUS ROSTOS.
(GEOPOLÍTICO, AMBIENTAL, SOCIAL E JUVENTUDES).

  • Marcos Esdras – Doutor em geografia e geoprocessamentos.
  • Professora Geusiane Pereira Silva e Nascimento –  Mestre em Desenvolvimento Social.
  • Professora Leni Maria Pereira Silva – Doutora em Ciências Sociais.
  • Professora Luciene Rodrigues – Doutora em História Econômica
    10h00 – Café
    10h30 – Retorno para a mesa-redonda: A difícil arte de viver na cidade: Convivendo com seus rostos. (Geopolítico, ambiental, social e juventudes).
    12.00 – Almoço14h30– Mesa-redonda: Moderadora Viviane Carvalho
    A INTERNET: O MUNDO VIRTUAL E SEUS DESAFIOS.
    COMO LIDAR COM AS REDES SOCIAIS SENDO UMA FIGURA PÚBLICA?

*ANDREY LIBRELON* (Jornalista e especialista em mídias digitais) Gerente de Comunicação da Unimontes. *Vai abordar os encantos do mundo virtual, enquanto espaço de comunicação e vitrine – Armadilha quando mal utilizada*.
*GILVAN CLEOFILAS GARCIA DE PAULA*, delegado de Polícia Federal e chefe da delegacia de Polícia Federal de Montes Claros. *Irá abordar como todos esses crimes de internet são acompanhados pela Polícia Federal  no que tange a Inteligência artificial para buscar descobrir as origens*.
*DR. ZACARIAS LEAL* – Especialista em Criminologia, Direito Penal e Processo Penal. (Especialista em Criminologia, Direito Penal e Processo Penal, Professor de Direito Penal e Processo Penal no Centro Universitário UNIFIPMoc e Consultor Geral de Direito Penal da 11ª Subseção da OAB/MG) *Vai abordar os crimes de internet* O que acontece com repasse de informações sem a certeza de onde se originou. Pode acarretar em um crime de internet/ implicações.

16h – Café
16h30 – Retorno com a mesa-redonda: A internet: O mundo virtual e seus desafios.
Conclusão e considerações finais
18h – Celebração Eucarística.
Dia 17 de julho – Quarta-feira
Conferência: A pessoa do ministro ordenado e seu agir missionário no contexto da cultura urbana
Assessor: Padre Fábio Geraldo da Costa, reitor do Seminário da Diocese de Luz. Membro da Presidência OSIB Regional Leste II.
*Programação privativa do clero

Dia 18 de julho – Quinta-feira
*Programação privativa do clero

___________________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384
e-mail: [email protected] 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

REVISTA

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook