Notícias

Jovens participaram do 16º Encontro da Campanha da Mãe Peregrina na Arquidiocese

O primeiro fim de semana do mês de agosto, mês dedicado às vocações, é marcado com a realização do 16º Encontro Arquidiocesano da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.   Aconteceu no salão paroquial da Igreja São João Batista, em Montes Claros -MG, no dia 04 do mês corrente,  com participação de mais de 200 pessoas. O Encontro foi conduzido pelo neo casal coordenador paroquial, Abel e Glória que juntos acolheram os peregrinos de cada setor da arquidiocese, animado pelo ministério de música composto por jovens adolescentes da cidade de Jequitaí (Setor Sudoeste), que com alegria ensinaram todos  a cantar a frase do lema do encontro: “Família missionária: constrói a nova terra mariana!” Assim, todos os participantes foram envolvidos e bem acolhidos, no início da manhã.

A última peregrina a ser acolhida foi a irmã Márcia Maria Gusmão, que deslocou do Santuário de Atibaia-SP para a realização do 16º encontro. Desde sexta-feira, dia 02 de agosto, quando chegou na arquidiocese, se dirigiu diretamente para o Setor Norte, em Salinas, norte de Minas e ali preparou um grupo de mais de 30 pessoas para selar a Aliança de Amor e Santuário –Lar. No dia 03 de agosto, no período da manhã, foi realizado também o encontro que contou com a presença de mais de 100 pessoas, que refletiram o mesmo tema do encontro: “Família missionária, constrói a nova terra mariana!”

Em ambos os lugares onde foi realizado o encontro, após a acolhida,  foi feita a oração de abertura. A  irmã Márcia deu continuidade fazendo a reflexão do tema com uma profundidade que em meio ao calor do sertão norte mineiro, conseguiu prender a atenção dos participantes, conscientizando-os a serem construtores fiéis e corajosos da nova terra mariana, seguir o exemplo de João Luiz Pozzobon, como um autêntico missionário formado na Escola de Maria, enfatizando que a Mãe de Deus merece um lugar de honra em todos os lares que visita. Que é possível criar uma terra santa de famílias e formar santos membros de famílias. Promovendo assim, a cultura do encontro.

No encerramento desta manhã, foi realizada a missa, presidida pelo pároco da Igreja São João Batista, padre Gilberto Rodrigues dos Santos Júnior. Em sua homilia, falou com clareza do servir missionário em sua totalidade deixando para trás as vaidades das vaidades e procurar ser instrumentos nas mãos de Deus com alegria e por amor. Logo após a missa, foi servido um delicioso almoço.

No segundo momento do encontro, as adolescentes de Jequitaí, fizeram uma apresentação musical prendendo a atenção de todos ao contemplar os rostos das juventudes.  O Cuidado da Campanha da Mãe Peregrina em envolver os jovens no 16º Encontro Arquidiocesano teve o propósito de lembrar que 2019 é o ano instituído pelo arcebispo de Montes Claros, dom João Justino de Medeiros Silva, como o “Ano Arquidiocesano das Juventudes”. O envolvimento trouxe outro ardor para o encontro. Os jovens foram os responsáveis por toda a animação musical neste dia. Eles cantaram e encantaram com as músicas próprias do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

Para finalizar, foi realizada a Adoração ao Santíssimo Sacramento, momento de gratidão por todos os acontecimentos, tempo de entrega pelos acontecimentos que ainda virão e, momento de se fazer um semeador comprometido com a tarefa de conscientizar a todos da importância de bem celebrar o mês de outubro, mês missionário extraordinário.

Texto e fotos enviados pelo casal: Paulo/Sônia Maria Cruz de Souza
Coord. Arquidiocesano de Montes Claros
Campanha da Mãe Peregrina

___________________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG
Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384
e-mail: [email protected] 

 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

REVISTA

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook