1ºDia do Pobre (Material para Reprodução)

diadopobre

A Arquidiocese de Montes Claros mobiliza todas as comunidades, Paróquias, movimentos, organismos e pastorais a viverem mais a sobriedade no uso dos bens materiais do que abundância desses bens. Apelo que o Papa Francisco pede para que toda a sociedade vivam e praticam gestos concretos para celebrarem o 1º Dia Mundial dos Pobres. Diante disso, apresentamos abaixo informações e material gráfico que podem ajudá-los a viverem esse dia.

Entenda o gesto da Arquidiocese de Montes Claros à partir da Carta do Santo Padre.

O Setor Social arquidiocesano pensou em propostas concretas como:

– Propor que as Paróquias da Arquidiocese realizem a semana de atividades (que será pensada dentro das realidades de cada paróquia) iniciando no dia 12/11/17 para fomentar e animar a Celebração do dia 19/11/17. Como sugestão, propomos que seja adotada uma caixa para coleta de alimentos e posterior distribuição às famílias carentes das comunidades com uma carta do Arcebispo convocando aos párocos para esta ação.

– No dia 13/11/17 o Setor Social da Arquidiocese realizará uma mostra/ exposição do “Rosto da pobreza” na praça Doutor Carlos, no centro de Montes Claros, no período da tarde, a partir das 13h. Cada Pastoral/Organismo ficou com a tarefa de levantar dados referentes ao público específico a que atende, por exemplo, a Pastoral Carcerária trará dados das famílias dos encarcerados, a Pastoral da Terra trará o rosto da pobreza das comunidades rurais que acompanha; Esses dados serão apresentados em forma de cartazes, faixas e fotos. Também nesse dia, faremos uma parada/pedágio com faixas nos semáforos do centro com dizeres que questione o nosso olhar sobre o tema da pobreza.

– A Pastoral dos Surdos ficou com a tarefa de tentar conseguir duas tendas para a exposição dos dados que as pastorais apresentarão. Num primeiro momento farão a solicitação ao Exército.

– As Pastorais Sociais também ficaram responsáveis de reforçar esses encaminhamentos na reunião do CONARPA, junto às outras pastorais, garantido assim, mais adesão e animação para bem celebrarmos esse dia com mais unidade.

MATERIAL PARA REPRODUÇÃO:

CARTA DO PAPA – CLIQUE AQUI neste neste texto amarelo ao lado  1º DIA MUNDIAL DOS POBRES
CARTA DE DOM JOSÉ – CLIQUE AQUI neste neste texto amarelo ao lado Carta Dia Mundial dos Pobres_D.José
MATERIAL DE APOIO (DOM JOÃO JUSTINO) – CLIQUE AQUI neste neste texto amarelo ao lado DIA MUNDIAL DOS POBRES – FOLDER

__________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: imprensacatolica@yahoo.com.br

 

Viviane Carvalho1ºDia do Pobre (Material para Reprodução)