Notícias

Novos padres foram apresentados às Paróquias: Santa Rita de Cássia e Senhor do Bonfim

Na noite de sábado, 2 de fevereiro, dia em que a Igreja celebrou a festa de Apresentação do Senhor, iniciaram o ministério pastoral na Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro que recebe o mesmo nome, padre Pedro Cruz e frei Domingos Bento. A celebração eucarística foi presidida pelo arcebispo Metropolitano, dom João Justino de Medeiros Silva e concelebrada por uma dezena de padres e servida por diáconos.

Depois de saudar a todos, e em especial às seis comunidades que fazem parte da paróquia, dom Justino falou sobre a importância da celebração daquela noite. “A paróquia é marcada pela ritualidade. E a primeira missão dos padres que ali assumiam, era garantir a ritualidade mantendo o zelo e o cuidado para com a liturgia”. Depois alertou o arcebispo: “A paróquia não pode cuidar da ritualidade sem cuidar das pessoas”.

Dom João falou sobre os compromissos da comunidade. Pediu que todos observassem em torno, ficassem atentos a quem precisava do alcance solidário da paróquia, e indagou: Quais são os trabalhos sociais desenvolvidos por esta paróquia? E voltando para os padres disse: Quem está à frente não pode descuidar do anúncio da Palavra. A catequese bíblica foi apontada pelo arcebispo como fator importante para o crescimento e amadurecimento da fé. Ao encerrar, desejou aos dois (padre Pedro e frei Domingos) um tempo novo, marcado por realizações evangélicas.

No momento de ação de graças, depois da homenagem da comunidade, frei Domingos agradeceu a todos. Lembrou do saudoso dom Geraldo pela força no início de sua caminhada, somados 24 anos e citou dom José, como um pastor que o acompanhou e o compreendeu. E então, voltando-se para dom João, acrescentou: “Estou aqui para servi-lo dom, onde me enviar, irei. Ao direcionando ao padre Pedro, pontuou: “Eu sei obedecer viu padre? Serei obediente ao senhor e às causas do Reino de Deus”.

Ao tomar a palavra, padre Pedro agradeceu ao arcebispo pela confiança dispensada. E ao citar dom Joaquim Mol, repetiu: “Para caminhar é preciso confiar – Fiar junto – Tecer com o outro e assim, cada um, fará uma linda colcha de retalhos. Ao virar para o povo, disse que não assume 6 paróquias, e sim, uma paróquia com 6 comunidade. Que se preciso for, ele puxará o freio, com serenidade, para que todos andem em comunhão e em sintonia. Alertou que para uma planta crescer, é preciso podas, e ou mudar de lugar. E que tudo fará para que a comunidade cresça e dê frutos. Ao final da celebração os dois foram abraçados pela comunidade no salão paroquial onde foi servido um lanche coletivo.

EM BOCAIUVA:  E na manhã de 03 de fevereiro, dia em que a Igreja celebrava a memória de São Brás, a Paróquia Senhor do Bonfim, em Bocaiuva, recebeu os Padres Wesley Santos como administrador paroquial e Alan Sávio Veloso, como vigário paroquial. Eles também iniciaram o ministério pastoral nessa comunidade de fé. Na mesma oportunidade foram apresentados os seminaristas Jânio César e Geraldo Afonso que farão experiência do ano pastoral também na Paróquia Senhor do Bonfim.

Lotada, a matriz do Senhor do Bonfim acolheu aproximadamente 700 pessoas para a missa. Ao todo, nove padres, 1 diácono transitório e 3 permanentes participaram da celebração presidida por dom João Justino. Ao iniciar a homilia, o arcebispo explicou porque prefere usar “Início de Ministério Pastoral” a “posse”.  Embora canônica, o termo é pouco teológico. “Não se toma posse do povo, porque o povo é de Deus”, esclareceu o arcebispo.  Externou também seu desejo em transformar a Paróquia Senhor do Bonfim em Santuário. “Vocês tem tudo para se tornar Santuário, disse ele ao povo”. Pontuou ainda, que a tradição do Senhor do Bonfim de Bocaiuva é patrimônio da cidade e da Arquidiocese.

Os padres Weslley e Alan agradeceram a presença de todos e se colocaram à disposição para o serviço. Alan falou de comunhão e Weslley lembrou seu lema presbiteral “Devo anunciar o Reino de Deus”.  Ao final, foi servido um almoço para todos que participaram da celebração.

Tome nota para as próximas celebrações de início de ministério pastoral que serão presididas pelo arcebispo metropolitano:

  1. Pe. Ildomar Pereira da Fonseca: dia 14 de fevereiro de 2019, às 18h, na Capela da Santa Casa em Montes Claros.
  2. Pe. Wellington Antônio Pereira Júnior: dia 15 de fevereiro de 2019, às 19h30, na Paróquia Santos Reis em Engenheiro Navarro.
  3. Pe. Alexandre Alves Oliveira: dia 16 de fevereiro de 2019, às 18h, na Paróquia Senhor Bom Jesus em Santa Cruz de Salinas.
  4. Pe. Ari Piedade da Silva: dia 17 de fevereiro de 2019, às 10h, na Paróquia Bom Jesus em Rubelita.
  5. Frei João Bernardo: dia 17 de fevereiro de 2019, às 16h, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Cristália.
  6. Pe. Geraldo Magela Rodrigues Ruas: dia 21 de fevereiro de 2019, às 19h30, na Paróquia Sant’Ana em Olhos d’Água.
  7. Pe. Anderson Aguiar Alves: dia 22 de fevereiro de 2019, às 19h30, na Paróquia de São Sebastião de Capitão Enéas.
  8. Pe. Fernando Rodrigues Silva: dia 24 de fevereiro de 2019, às 9h30, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Brasília de Minas.
  9. Pe. Fernando Rodrigues Silva: dia 24 de fevereiro de 2019, às 17h, na Quase- Paróquia São Sebastião de Campo Azul.
  10. Abertura da Comunidade do Propedêutico São Pio X em Bocaiúva: dia 7 de março de 2019, às 19h com Missa na Igreja do Senhor do Bonfim em Bocaiuva.
  11. ***Todas as fotos podem ser conferidas na fanpage (Facebook) da Arquidiocese de Montes Claros e Paróquias onde os padres foram apresentados.

***Todas as fotos você pode conferir nas fanpages das Paróquias citadas acima e ou facebook da Arquidiocese tem algumas que você pode conferir também.

__________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38) 99905-1346 (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

REVISTA

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook