Artigos Artigos de Dom João Justino

O caminho das sete igrejas

            São Filipe Neri foi um sacerdote florentino que viveu parte de sua vida e ministério na cidade de Roma, no século XVI. Recebeu o cognome de Apóstolo de Roma e, também, de Santo da Alegria. Dedicou-se ao acompanhamento e formação dos jovens e fundou a Congregação do Oratório. Entre suas iniciativas mais conhecidas está o que ele denominou “il giro delle sette chiese” ou “o caminho das sete igrejas”. Tratava-se de uma peregrinação a pé que passava por sete importantes igrejas de Roma. Originalmente, a peregrinação era organizada em dois dias compreendendo a Basílica de São Pedro, a Basílica de São Paulo Fora dos Muros, as Catacumbas de São Sebastião, a Basílica de São João do Latrão, a Igreja de Santa Cruz em Jerusalém, a igreja de São Lourenço Fora dos Muros e a Basílica de Santa Maria Maior. Durante o itinerário, de uma igreja a outra, se rezava e se cantava. Nas igrejas, além das orações, se faziam momentos de catequese com os participantes.

            Quando estudante, em Roma, nos anos 90, tive a oportunidade de fazer esse caminho com amigos. Nós o fizemos durante um dia inteiro e foi muito edificante percorrer as ruas da capital italiana como peregrinos, em oração e meditação. Foi numa quaresma e aquele dia foi também de preparação para a confissão sacramental. Inspirado por essa incrível experiência, convidei o Setor Juventude e outros representantes de jovens para organizarmos, aqui em Montes Claros, uma peregrinação inspirada em São Filipe Neri. Fiquei surpreso ao encontrar grande interesse dos jovens e imediata adesão ao projeto. Nasceu, assim, “o caminho das sete igrejas” como peregrinação quaresmal da juventude da arquidiocese, motivados pelo apelo: Jovem, vem e segue-me! (cf. Mt 9,9).

A programação, a ser realizada no dia 7 de abril, 5º domingo da quaresma, terá início às 5h (cinco horas) da manhã, na Igreja de São João Batista, Bairro Alto do São João, com a celebração eucarística e começo da peregrinação rumo à Igreja de São José, ao Santuário do Bom Jesus, à capela Nossa Senhora Medianeira, do Círculo Operário, à Igreja Senhor do Bonfim, dos Morrinhos, à Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José, onde haverá o encerramento do trajeto.

            “Caminho” é uma bela metáfora para a vida. Com efeito, a imagem do caminho é utilizada em narrativas de história de vida, quando a pessoa deseja ilustrar seu crescimento, suas quedas, sua recuperação, o desejo de permanecer numa direção ou de tomar outra. Por outro lado, em diversas religiões a peregrinação é utilizada como exercício de fé. No Antigo Testamento, a aventura de fé de Abraão se inicia com a ordem de caminhar: “Sai da tua terra” (Gn 12,1). Mais tarde, o povo hebreu, liderado por Moisés, faz o êxodo do Egito e caminha em busca da terra prometida. No Novo Testamento, o discípulo de Jesus é um caminheiro. Ele é chamado a colocar os seus pés onde Jesus tira os dele, denotando um seguimento atento e preciso. Jesus mesmo se apresentará como sendo o caminho que nos leva ao Pai (cf. Jo 14,6). Ele não quer ninguém parado, imobilizado, sem iniciativas para viver. Por isso, ordena ao homem doente à beira da piscina de Betesda: “Levanta-te, toma tua cama e anda” (Jo 5,8). Os Atos dos Apóstolos nos revelam o caminho feito pela Palavra, a história das comunidades primitivas. O apóstolo Paulo usa a metáfora da corrida (cf. Fl 3,12-14).

            Que ninguém considere que já está no ponto de chegada. Discípulos de Jesus Cristo, somos como Ele, itinerantes no serviço de seu reino. À Maria, a mãe dos caminhantes, nós clamamos: vem conosco caminhar!

+ João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo Metropolitano de Montes Claros

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

REVISTA

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook