Notícias

“O Dom da vocação Presbiteral”

Publicações diárias abordam reflexões para ajudar na acolhida das indicações da Congregação para o Clero.   Com a divulgação do documento “O Dom da Vocação Presbiteral: Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”, da Congregação para o Clero, no dia 8 de dezembro de 2016, o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, apresenta, a partir de hoje, dia 4 de janeiro, uma série de artigos com as reflexões abordadas no texto que visa contribuir na missão formativa dos seminaristas e do clero de toda a Igreja.

O documento atualiza as regras inalteradas desde 1985 e explica detalhadamente como deve ser realizada a formação dos seminaristas, os futuros sacerdotes. Nos dois primeiros artigos, dom Orani Tempesta trata da Introdução Geral e do primeiro capítulo do documento, seguidos da vocação sacerdotal e dos fundamentos gerais da sua formação, o que está nos capítulos II e III daquele que é considerado pelo purpurado um “denso trabalho” da Congregação para o Clero.

“A tônica geral ou a linha-mestra é o chamado do seminarista e do sacerdote, ao longo de toda a sua vida, a configurar-se a Cristo, o Sumo, Eterno e Único Sacerdote, que veio para servir e não para ser servido, cumprindo a vontade do Pai e não a sua”, comenta o cardeal Tempesta.

Na abordagem do documento, explica dom Orani, a formação sacerdotal deve sempre contemplar quatro grandes pontos. “Há de ser: única, integral, comunitária e missionária, e nunca pode desprezar o caminho do discipulado já feito pelo candidato antes de ingressar em um Seminário ou Casa de Formação, dado que desde o Batismo somos formados para o serviço a Deus e aos irmãos e irmãs”. O sacerdote, afirma, é um dom para a Igreja, a fim de se santificar e santificar a outros em sua missão presbiteral.

***Com informações da CNBB

_______________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

REVISTA

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook