Artigos

O poder da automotivação

A atitude de assumir a responsabilidade pelos acontecimentos da vida é um grande desafio. Frequentemente, no diálogo interno, você pode ter a tendência de encontrar culpados, assumir um estado de vítima e expressar veementemente crítica de tudo ao seu redor; encontrar em fatores externos todas as “muletas” para suas frustrações, age culpando ora os pais, ora o chefe, ora os amigos, ora o governo, ora a igreja, ora o padre; enfim, todo o controle de sua vida tem o Locus de controle externo. Locus, em latim, significa “lugar”. O “Locus de controle” é “onde” tem a crença que reside o controle, ou responsabilidade sobre o que vive: em mim mesmo ou fora de mim. Ufa! Isto até cansa com tanta energia direcionada de forma inadequada! Aonde tem colocado a responsabilidade de sua vida?

A automotivação é uma capacidade desenvolvida de se sentir motivado, encontrando sentido em tudo aquilo que você possa fazer, sem ser tão dependente de fatores externos para seguir em frente. Ser automotivado é ter o Locus interno, colocando a responsabilidade dos resultados de sua vida em suas escolhas, não atribuindo os eventos à falta de sorte ou qualquer fator externo. As pesquisas comprovam que as pessoas que vivem com o predomínio do Locus interno são automotivadas, são mais felizes e mais saudáveis. Eis uma pista sensacional para se sentir mais feliz! A automotivação faz você ter elevada estima e encontrar dentro de si a força necessária para vencer situações adversas de sua vida, aprendendo a tirar lições preciosas de acontecimentos que não deram certo e são positivas diante dos objetivos de sua vida, da sua família, da sua organização e das responsabilidades que assume.

O poder da automotivação está na crença fortalecedora e interna que é possível interferir, de alguma forma, e até modificar situações negativas ou desafiadoras de sua vida. O automotivado reconhece a realidade dos fatores externos, porém não se senta à beira do caminho para criticar. Para ser automotivado é preciso escolher uma percepção diferente dos acontecimentos à sua volta, ter iniciativa e assumir com atitudes positivas e pró-ativas as ações que irão influenciar sua vida e a vida das pessoas.

Como a própria expressão revela: auto motivar implica em ter um motivo para si mesmo, algo “pelo que” lutar, um propósito interior que enfrente todos os desafios externos, e o impulsione a caminhar em direção a este, mesmo que o mundo fora de você diga o contrario, ou te de  motivos contrários. Mas sua forca interior é tão maior e  mais forte que resiste a cilada da desistência, e dá lugar à persistência e à resiliência. Quantas pessoas você conhece que tinha tudo pra dar errado, e deram super certo? Já parou para pensar que muitas vezes elas não tiveram algo ou alguém para as incentivar ou guiar, mas ainda assim, e talvez por isso desenvolveram dentro de si uma capacidade de se ouvir, ouvir sua voz e desejo interior, e mais do que ouvir, seguir seus desejos e propósitos de tal modo que nenhuma voz externa seja capaz de silenciar?!

E quanto a você, quem tem te guiado: seus propósitos, ou as pressões externas? Quão forte tem sido sua voz interna? Você a tem ouvido, ou o barulho externo tem conseguido tirar a sua paz, e em conseqüência, te desviando daquele que certamente seria seu melhor percurso, o da liberdade interior? Se não é livre interiormente, certamente tem dificuldade de ter um propósito forte o suficiente para te motivar. Conheça-se e certamente enfraquecerá os apelos externos que podem tentar agitar a sua alma.

Você foi feito à imagem e semelhança de Deus, e em você Ele colocou todos os ingredientes necessários para vencer. Busque dentro de você, e descobrirá quão precioso e forte és, e descobrindo o que és: Filho amado de Deus, encontrará também muitos motivos para se superar. O poder da automotivação está com você: na sua mente, no seu coração e na sua alma; utilize essa força que Deus deixou plantada em seu coração e influencie positivamente sua família, seu trabalho, sua igreja, e tudo à sua volta será atraído pelo brilho interior que surge e ressurge constantemente de dentro de você. Siga em frente com o poder de sua automotivação!

Por Gregório Ventura e Eliane Ventura

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

REVISTA

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook