Artigos

O poder de transformação do amor Àgape

O amor é uma das palavras mais faladas e repetidas que conhecemos. Por ser tanto falada o seu sentido mais profundo e verdadeiro pode se perder ao longo do tempo. O amor pode frequentemente ser confundido como um sentimento, emoção, um prazer, sendo reforçados por cenas publicitárias ou novelísticas, que induzem que o “sentimento de amor” ou prazer é o amor na sua essência. Outras vezes a relação de interesse ou de comerciais que utilizam o “sentimento ou ideia do amor” é atribuído a dar ou comprar coisas, simplificando a força que provém da profundidade do amor. A fragilidade daquilo que tem se chamado de amor não suporta as dificuldades e tempestades, rompendo com facilidade relações pessoais, na sociedade e, especialmente na família. É muitas vezes confundido com o amor “eros”, que é um tipo de amor carnal, ligado apenas àquilo que vem da carne. Ou com o amor “philia”, que corresponde ao amor de amizade. Então, o que vem a ser este amor mais profundo e verdadeiro chamado amor Ágape?

A descrição mais completa do amor Ágape está no amor de Deus por seus filhos. Amor sem reservas, sem reservar nem mesmo sua vida; amor que não espera algo em troca, que simplesmente ama, independente de ser amado. Ama o amado como ele é, sem exigir mudanças; e por isso mesmo provoca a mudança em quem o experimenta. Você já se sentiu amado assim? Amado ao ponto de se mostrar sem reservas, de não precisar fingir ser alguém que você não é?! Amado ao ponto de se sentir completo e tão compreendido, amparado, tendo a certeza de que jamais ficara só, porque o Amor por Excelência jamais abandona o ser amado.

O amor é experiência de doação incondicional, o ágape. Já experimentou este amor ágape ou suas experiencias foram apenas com o amor Eros ou Philia?! E por isso você teve que parecer ser alguém que não é, precisou mudar algo em seu jeito para agradar o amado, e muitas vezes nem consegue reconhecer o que você gosta, de tantas vezes que se viu fazendo algo somente pelo outro, somente para manter o outro ao seu lado!?

Somos convidados todos os dias a uma experiencia com o Amor verdadeiro, mesmo porque, fomos desejados por esse Amor, embora tenhamos vindo ao mundo com a intermediação de pais e mães sujeitos a outros tipos de amor. E muitas vezes, por não termos a experiencia de filhos amados de Deus, ficamos presos na vivência de filhos de pais falhos, de namoros frágeis, de casamentos limitados, e vamos reforçando a ideia errônea de que o amor também é assim: falho, limitado, frágil. E passamos nossos dias em busca de aprovação, contando com o aplauso do outro, com o retorno de amor do outro… e quando isso não ocorre, vivemos como pessoas frustradas, tristes, vazias, muitas vezes sem compreender o real sentido de estarmos vivos.

Assim, a leitura desse texto é um convite para você: experimente ser amado por Aquele que é Amor!!! Deixe se lançar no coração Daquele que foi capaz de morrer por você, e não te cobrar nada em troca, nem mesmo exigir o seu amor. E à medida que for experimentando ser amado de verdade, suscitará em seu coração uma gratuidade onde ficará mais fácil amar o seu próximo, aceita-lo e se doar com alegria, assim sua vida terá a percepção de ser bonita e ganhará um sentido que talvez jamais tenha experimentado: reconhecerá sendo útil pelo simples fato de ser você, e contemplará  a exclusividade que o Pai te deu em ser único, filho especial, e irrepetível, capaz de amar e ser amado. Então, irá experimentar em sua vida o poder de transformação do amor Ágape.

Por Gregório Ventura e Eliane Ventura

 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

AGENDA

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2019› » 

REVISTA

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook