Artigos

Pare! Reflita e reconstrua seu projeto de vida

“Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?” Lucas 14,28.

Todo inicio de ciclo, como um novo ano, vem repleto de expectativas. No entanto, estas expectativas podem simplesmente desaparecer ao longo do ano, ao longo do ciclo, se não existir uma motivação verdadeira, sustentável, algo que de fato seja forte, firme e faça sentido dentro de seu coração. Então é preciso rever e reconstruir seu projeto de vida sempre que um novo ciclo começa. E por que reconstruir? Porque somos homens e mulheres sempre em construção, não estamos prontos, não importa se você tenha 10 ou 15 anos, 20, 30, 70, 80, 100 anos, estamos sempre sendo construídos. Você, eu e todos nós, estamos em construção…

O primeiro passo importante no projeto de vida, é que você precisa parar para encontrar  consigo mesmo e com Deus. Parar para olhar e refletir sobre como anda sua vida, sua relação com as pessoas e seus projetos. Para que você possa no silêncio do seu coração, no silencio da presença de Deus parar e ter a coragem de meditar sobre aquilo que foi bom, e sobre aquilo que não esta sendo bom, rever como foi seu 2018 e os últimos anos da sua vida; tomar consciência e se dispor a melhorar. Agradecer pelas conquistas que Deus te concedeu e tantas coisas positivas que te aconteceu. É necessário olhar todas as áreas da sua vida:  avaliar sua qualidade de vida, sua saúde, como anda sua família, seu casamento, seus projetos pessoais, sua espiritualidade,  sua área financeira, profissional, enfim pra todas as áreas que envolvem sua vida, e perceber como de fato você se encontra!?  Se você esta satisfeito ou insatisfeito com cada uma dessas áreas, e perceber quais os pontos de insatisfação… talvez você tenha feito promessas a você mesmo que talvez não tenha cumprido; talvez tenha tido propósitos que eram apenas intenções sem consistências, apenas desejos soltos; e desejos soltos  não nos levam a propósitos firmes.

É com coragem e reflexão que precisa olhar e rever seu projeto de vida. É lógico que você pode dizer que você quer ser feliz, mas, o que é ser feliz, como ser feliz? Felicidade não tem a ver com facilidades, ou ausência de sofrimentos…porque muitas vezes você precisa se esforçar,  até sacrificar momentaneamente para que  você possa usufruir ganhos e benefícios em sua vida, e esse caminho é um caminho de felicidade.  Olhe para Jesus, relembre seus passos aqui na terra, e perceba que Ele tinha um propósito claro (te dar a condição de Filho de Deus e te salvar!), mas que para isso foi necessário passar pelo caminho da cruz, antes de alcançar a ressurreição. O sofrimento não é eterno, mas o propósito tem que ser firme o suficiente para agüentar as demoras necessárias para o aprendizado da vida.

O segundo passo é conhecer seus objetivos e metas, precisa planejar. É o momento de olhar para 2019 com esperança, com essa expectativa positiva de que as coisas irão dar certo se unir os seus desejos e seus projetos àquilo que é o sonho do coração de Deus para sua vida. O Deus que te criou e formou no ventre de sua mãe, como dito profeta Isaias, tem um projeto de vida especialmente para você, guardado em Seu coração. Você sabe quais os projetos de Deus pra sua vida? Tem conseguido perceber os dons, a vocação, concedidos por Deus a você?  E como os tem usado?

Siga em frente no seu projeto e comece a planejar. Quem planeja tem possibilidades de realizar mais porque tem direcionamento, foco e energia para seguir em frente. Então, é hora de pegar um pedaço de papel, uma folha, um caderno, ou seu computador e começar a avaliar e refletir diante de Deus a sua vida, e traçar seus projetos para 2019. Para cada área de sua vida estabeleça suas metas, como por exemplo sua vida amorosa, estabeleça metas em comum e o que podem fazer para que o relacionamento seja melhor. Assim, vá passando e escrevendo suas metas em cada área de sua vida. Leve em conta recursos e limitações e também possibilidades como seus dons e talentos. Uma meta deve ser bem escrita num papel e o que você deseja de maneira clara. Uma meta deve ser dito para quando, em qual prazo ? E a partir dessas metas você define como vai fazer para alcança las? Quais estratégias, prazos, recursos e quais pessoas estarão com você nestas etapas?

Um projeto de vida precisa envolver a pessoa por inteiro, como uma missão de vida. É fácil de perceber no jeito de viver da pessoa, nas suas escolhas. Ao ter um projeto de vida a mente tem clareza de onde está e para onde ir, o coração alimenta bons propósitos, o espírito tem fé e o corpo se move em direção aos objetivos estabelecidos. Tendo este projeto escrito e com clareza dentro de você, sua atitude será de quem caminha decidido rumo a construir e reconstruir tudo de bom que Deus suscitou no coração.

Para que o ano seja novo é preciso fazer uma verdadeira virada. Para que seu 2019 seja melhor, seja melhor direcionado, e que você esteja mais motivado, é preciso ter seu projeto de vida.  Que sua motivação não seja apenas passageira como a passagem do ano, mas que seja algo consistente. E chegando ao final de 2019 você possa agradecer e louvar a Deus pelo que Ele permitiu que você fizesse. Que dentro de você renasça estes bons propósitos! Que seus propósitos sejam redirecionados para sua felicidade e para a felicidade de todos que estão com você. Você vai ter dificuldades no caminho, lembre se disto, mas que elas sejam aprendizados e que você tenha a força da determinação. Siga em frente, com fé e com a benção de Deus, e tenha um feliz 2019!

Por Gregório Ventura e Eliane Ventura

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

AGENDA

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2019› » 

REVISTA

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook