Paróquia de Jequitaí está em festa

imaculada

Depois de quase um século e meio, paróquia realiza festa de padroeira pela primeira vez. A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jequitaí, localizada no setor sudoeste da arquidiocese de Montes Claros tem registros de 141 anos de existência. Mas, somente este ano de 2017 é que a comunidade celebra pela 1ª vez a festa da padroeira com novena e barraquinhas.

De acordo com o Padre André Henrique o costume anterior era de festejar São Sebastião e no dia da Imaculada, uma procissão se fazia em torno da Igreja.  “Estamos muito felizes com essa iniciativa em nossa Paróquia”, disse animada, Luciana Medrado de 27 anos que participa pela primeira vez da celebração de abertura da novena.

Os festejos seguem até dia 10 de dezembro. Muitos padres foram convidados para também, em comunhão, contribuírem com a comunidade. No primeiro dia, Dom José Alberto Moura realizou crisma de 73 jovens e adultos e abriu oficialmente a festa. Hoje 07/12 Padre Valdomiro (Frei Valdo) celebra com a comunidade e amanhã, dia da Imaculada Conceição, 08/12  Dom João Justino ficará com eles e presidirá Missa Solene. No domingo, 09/12 Padre Ildomar e 10/12  o pároco, Padre André Henrique.

Todos os dias os sinos tocam ao meio dia e os fiéis soltam fogos. Às 18h30 reza-se o terço e 19h Missa.

No dia 8 de dezembro, a Paróquia vai realizar carreata pelas ruas da cidade e Missa Solene às 19h. Dia 10/12, dia da festa, a programação será: 8h Missa, 10h batizados, 12h Toque dos sinos e fogos, 18h Procissão solene  e logo após Missa de encerramento.

Para você que não mora na cidade, anote aí o endereço da Matriz de Nossa Senhora da Conceição -Praça Cristo Redentor, nº 223 – Centro

BREVE HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO: Nossa Senhora Imaculada Conceição é, para a Igreja, uma mulher sem pecado original. Desde o primeiro instante da sua existência, ela foi resguardada por Deus para ser a mãe de Jesus, e por isso foi criada com a graça divina para não ter qualquer pecado, uma vida imaculada. Maria foi concebida como Imaculada Conceição pelo Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1854 e por isso o dia 8 de dezembro é o seu dia, o dia da festa universal. Nossa Senhora da Conceição fez duas aparições no século XIX, uma à Santa Catarina Labouré, onde ela pediu que cunhassem uma medalha com os dizeres “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Depois, ela apareceu também em Lourdes, à Santa Catarina e disse: “Eu sou a Imaculada Conceição”, reforçando a versão da Igreja Católica de que foi uma mulher sem pecados.

__________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: imprensacatolica@yahoo.com.br

Viviane CarvalhoParóquia de Jequitaí está em festa