Paróquia realiza formação para Catequistas

formacaocatequista

No dia 03 de fevereiro, dia em que Igreja celebrou a Festa de São Brás, protetor contra os males da garganta, aconteceu na Paróquia Senhor Bom Jesus de Juramento, um encontro de formação para todos os catequistas das mais diversas etapas da catequese, da Iniciação à Crisma, da sede da paróquia e das comunidades rurais, contando com a presença e participação de cerca de 30 participantes.

O objetivo primeiro do encontro foi o de apresentar o novo material que será, a partir deste ano, adotado de forma unificada por toda a Arquidiocese de Montes Claros, vindo da Arquidiocese de Mariana. A partir de tal apresentação, os participantes puderam, junto com o Pe. Gledson Eduardo, Administrador Paroquial, aprofundar alguns temas específicos para cada etapa da Catequese. Pe. Gledson lembrou, assim como já foi orientado pela catequese arquidiocesana, que este material é um subsídio para as(os) catequistas e que não tem o objetivo de ser passado aos catequizandos, mas sim de ajudar os(as) catequistas na preparação dos encontros.

O encontro teve início às 8h, no Centro Social São Vicente de Paulo, com a Celebração da Eucaristia. Em seguida passou-se às orientações e normas gerais. Depois fora visto o projeto “Vinde a Mim”, em suas etapas, olhando ponto por ponto e tirando as dúvidas que foram sendo colocadas. Na segunda parte houve um trabalho de grupo, dividido por etapas da catequese, no qual cada uma delas preparou um encontro a ser desenvolvido com os demais presentes, contando sempre com as observações, acréscimos e correções do padre, o que foi extremamente importante para o desenvolvimento da prática pastoral.

Além dos que já são catequistas, houve também a participação de outros leigos e leigas que vieram para a formação porque querem se colocar a serviço e se disponibilizaram para ajudar na vida da comunidade, o que foi avaliado como muito positivo. Pe. Gledson lembrou que, apesar da unificação do material em toda a Arquidiocese, este deve sempre levar em conta também, obviamente, a realidade de cada comunidade.

Ao final, Pe. Gledson agradeceu a presença e participação de todos, dando a bênção do envio e pedindo que todos pudessem continuar perseverantes e fieis a esse chamado que a Igreja lhes fazia e confiava.

***Informações enviadas pelo Sacerdote.

__________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: imprensacatolica@yahoo.com.br

Viviane CarvalhoParóquia realiza formação para Catequistas