Notícias

Pastoral Familiar faz 30 anos em Montes Claros e terá sua história registrada em livro

Nos dias 04 a 06 de novembro de 1988 foi realizada a 1ª Assembleia Diocesana de Pastoral Familiar na Diocese de Montes Claros, por iniciativa do Bispo Dom Geraldo Majela de Castro. Daí para cá, 30 anos se passaram e foram muitas as dificuldades, os desafios, mas também muitas conquistas. A Pastoral Familiar ainda estava dando os primeiros passos no Brasil, tanto que somente em 1990 foi lançado o Estudo 65 da CNBB, que tratava da organização da Pastoral Familiar.

A Pastoral Familiar da Diocese e depois Arquidiocese de Montes Claros tornou-se referência no Brasil, desde que foi pioneira em vários segmentos, como o Encontro de Namorados Firmes, o Acolhimento de noivos em casa dos agentes, o Centro de Orientação Familiar e a implantação da Pastoral Familiar com os três setores em grande número de Paróquias. Grande destaque também foi a elaboração de Cartilhas sobre todas as atividades, como a Evangelização das famílias em uniões consensuais, a Preparação para o matrimônio, o Encontro de adolescentes com Cristo, o MAC- Movimento de amizade cristã (jovens). Acompanhamento de recém-casados, Encontro de Namorados Firmes, Encontro de casais em segunda união, Encontro para famílias monoparentais ou incompletas e Defesa da Vida. Essas Cartilhas têm sido solicitadas em inúmeras Dioceses do Brasil, de vez que tratam do “como fazer”, com linguagem simples e acessível.

A Arquidiocese de Montes Claros também sediou o Congresso Macrorregional, recebendo participantes dos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, e na ocasião recebeu todos os componentes da Comissão Nacional – Setor Família e Vida da CNBB e ainda foi realizado o 1º Congresso Provincial da Família para as Dioceses da Província.

Toda essa história está sendo contada no livro: “A Pastoral Familiar na Arquidiocese de Montes Claros: 30 anos de história” que está sendo lançado no dia 21 de novembro, às 20h30 no Centro Cultural Hermes de Paula, após Missa que será celebrada na Igreja Matriz de Nossa senhora da Conceição e São José, às 19h.

Antes do lançamento do livro, às 19h Missa Solene pelos 30 anos da Pastoral ocorrerá na Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José, Igreja localizada na Praça do Centro Cultural. Participe conosco!

Texto: Glorinha Mameluque, autora do livro que vai contar a trajetória dessa pastoral nestes 30 anos de história em nossa Arqui (Diocese).
Foto: Arquivo pessoal da escritora

_________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Voz do Pastor

Dom José Alberto

Arcebispo de Montes Claros (MG)

 

ENQUETE

Estamos celebrando até 25 de novembro de 2018 o Ano Nacional?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook