Notícias

Primeira Igreja dedicada à Nossa Senhora da Boa Viagem, será consagrada nesta quinta-feira (15)

Uma comunidade em festa! A alegria pode definir o sentimento que habita os corações dos devotos de Nossa Senhora da Boa Viagem, sobretudo dos paroquianos da paróquia São Judas Tadeu. A 14ª festa de Nossa Senhora da Boa Viagem tem um gosto este ano de um sonho realizado. Os festejos acontecem de 09 a 18 de agosto, com celebrações eucarísticas, benção dos motoristas, novena, oração diária do santo terço, barraquinhas, reinado de Nossa Senhora da Boa Viagem, shows ao vivo todos os dias e finalmente o dia esperado por todos. A cerimônia de dedicação da igreja no dia dedicado à Santa na data de 15 de agosto de 2019. Presidirá este momento que marcará a história da comunidade, o arcebispo de Montes Claros, dom João Justino de Medeiros Silva. A solenidade está marcada para às 19h30 e todos são convidados.  Para chegar, é fácil, Rua do Pequizeiro, 44 bairro Canelas. Participe com sua família.

Abaixo, a paroquiana e devota de Nossa Senhora, Kelly Zuba, enviou um relato sobre a caminhada pastoral da referida comunidade de fé. Boa leitura!

O INÍCIO:  Um grupo de moradores do Bairro Canelas, em Montes Claros, iniciaram na década de 90 orações nas casas dos vizinhos e amigos, que se transformou em um grupo de terço, estudo da palavra de Deus e aos poucos esse grupo foi ganhando mais adeptos, que solicitaram na paróquia São Sebastião, a que pertenciam, que fossem celebradas missas nas casas e nas ruas circunvizinhas. Assim, algum tempo depois, surgia a Comunidade Nossa Senhora da Boa Viagem que foi assim nomeada por situar-se nas imediações do terminal rodoviário no bairro Canelas em Montes Claros, Minas Gerais.

O LOCAL: O terreno para a construção da Igreja foi doado pela senhora Luiza Otoni Barbosa conforme havia prometido ao jesuíta padre Ignácio Perez, pároco da paróquia São Sebastião na época.

O COMPROMISSO: Alguns moradores se empenharam para erguer a comunidade nos anos 90, fato que se consolidou no ano de 2005 com a celebração da Santa Missa no salão do Residencial Canelas, presidida pelo então pároco Valdomiro Soares Machado (Frei Valdo).

A IGREJA: Juntamente com a planta da igreja que foi projetada para o 2º andar, foi idealizado um projeto social na parte de inferior que abrigaria por curto período os viajantes sem hospedagem.

OS CONSELHOS: Formou-se nessa ocasião o primeiro conselho comunitário tendo como conselheira Maria de Fátima Oliveira Silva e vice-conselheira Maria José Miranda Revoredo. Em 13 de agosto de 2006 foi lançada a pedra fundamental da Comunidade em celebração presidida por frei Valdo e neste mesmo período integrou-se à comunidade o seminarista Natelson Alves Coutinho que desenvolveu um projeto de evangelização, principalmente com os jovens da comunidade. A partir daí, com o incentivo e apoio de frei Valdo um novo fervor surgiu entre os membros da comunidade motivando-os a angariar recursos para a legalização do terreno e para dar início à edificação da Igreja-Templo.

PEDRA FUNDAMENTAL: Em agosto de 2006, realizou-se um Tríduo em honra a Nossa Senhora da Boa Viagem, ocasião em que frei Valdo fez o lançamento da Pedra Fundamental.

OS PRIMEIROS PASSOS: No ano de 2007 a comunidade já estava bastante consolidada com algumas pastorais, e coroinhas. Embora em instalações pouco confortáveis, a Santa Missa era celebrada todos os domingos às 18 horas e, às quintas-feiras acontecia a adoração ao Santíssimo Sacramento. Aos sábados reunia-se a catequese infantil e a preparação para o Sacramento do Crisma. No início do mês de setembro realizava-se a festa da padroeira, Nossa Senhora da Boa Viagem com a Novena, Celebração da Santa Missa e barraquinhas com a venda de comidas e produtos religiosos com vistas à construção da Igreja. No período de 2008 a 2009, os trabalhos de evangelização foram assessorados pelo seminarista Elias e, posteriormente, pelo seminarista Élson. Época do surgimento do grupo de Jovens Simplesmente Amar.

AS PASTORAIS: Sob a direção espiritual de frei Valdo e com o apoio do padre Fernando Soares Almeida, frei Antônio, diácono Gilberto, o seminarista Lauro e o conselho comunitário sendo presidido por Francisco de Assis Fernandes; a comunidade Nossa Senhora da Boa Viagem conta com as seguintes pastorais: Batismo, Liturgia, Dízimo, Acolhida, Canto, Catequese Infantil, Coroinhas, Crisma, Grupo de Jovens, Legião de Maria, Ministros e equipe da Construção.

AS CELEBRAÇÕES: Ainda com a estrutura simples de um galpão e uma cozinha inacabada, em 27 de fevereiro de 2010 a comunidade recebeu a celebração de seu primeiro matrimônio presidido pelo saudoso padre Ceron. Em 2012, com recursos angariados pela comunidade e algumas doações, uma parte da edificação foi concluída abrigando ali, a celebração da Santa Missa nas quartas-feiras às 19h e aos domingos ás 18h e na quinta-feira às 19h30 a adoração ao Santíssimo Sacramento.

A CONTINUIDADE AO COMPROMISSO FIRMADO: No dia 10 de fevereiro de 2013, assume o padre Antônio Brígido de Lima a paróquia São Sebastião, juntamente com o padre José Honório e o padre Gilberto. Agora sob a direção espiritual do padre Antônio Brígido, a comunidade Nossa Senhora da Boa Viagem conta também com a pastoral da comunicação, criada com o objetivo de imprimir um maior intercâmbio entre as pastorais; as outras comunidades e a Paróquia. Em maio de 2013, sob orientação do novo pároco, a comunidade redefine seus projetos e suas estratégias de construção sendo substituído o projeto social pelo centro catequético no 1º andar.

REFORÇO: Em 2013, integra-se ao conselho comunitário da comunidade Nossa Senhora da Boa Viagem a senhora Rose Alencar como vice-conselheira. Contamos ainda com os seminaristas Pedro, Alexandre, João e o diácono Magelo. Em novembro de 2013 em consonância com o pároco Antônio Brígido, o conselho comunitário é desmembrado, onde a então vice-conselheira Rose Alencar assume a coordenação do conselho de pastoral, e o conselheiro Francisco assume a coordenação administrativa, gerindo a manutenção da Igreja-Templo, os trabalhos da construção e afins.

A FORMAÇÃO: Encerrando as atividades de 2013, acontece um momento de formação para todos os membros da comunidade, finalizada com um auto de natal encenado pelos jovens monitores da catequese sob a coordenação da conselheira Rose Alencar e da coordenadora da catequese Rachel Macedo, com a colaboração dos demais conselheiros da comunidade. A manhã de formação encerrou-se com um almoço e sorteio de alguns prêmios. Neste evento, além dos membros da comunidade, participaram o padre Antônio (convidado), o pároco padre Brígido e os vigários padre Fernando e padre Gledson.

A MUDANÇA: A partir de 2014 fica decidido pelo Conselho de Pastoral Comunitário que a festa da padroeira realizar-se-á sempre no início do mês de agosto. No início do referido mês do ano de 2014 acontece então a 9ª festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, considerada por unanimidade pelos membros como a melhor festa dos últimos anos, tanto no âmbito espiritual como no social.

ATIVIDADES PASTORAIS: Além da festa da padroeira, no decorrer do ano são realizadas várias atividades no âmbito espiritual e no âmbito social, com o intuito de aprimorar o crescimento espiritual da Igreja-Povo, bem como de angariar recursos para continuidade da Igreja-Templo. Com os recursos angariados por ocasião da festa da padroeira em 2014, a comunidade avançou mais um pouco na construção, etapa onde foi concluída a laje que serve de base para o erguimento das paredes do 2º piso da Igreja-Templo.

CONSELHO PASTORAL COMUNITÁRIO: Atualmente o Conselho Pastoral Comunitário se reúne mensalmente e é composto pelos seguintes colaboradores: Pastoral do Dízimo, Pastoral Litúrgica, Catequese Infantil, Ministros Extraordinários da Comunhão (MECEs), Ministros da Música, Pastoral da Acolhida, Catequese da Crisma, Coroinhas, Acólito, Pastoral do Batismo, Legião de Maria, Movimento Mãe Rainha, Equipe da Construção, Pastoral da Comunicação e Equipe de Eventos.

O FOCO: Em agosto de 2015 realizou-se a 10º festa em honra a padroeira, homenageando várias pessoas que se dedicaram ao trabalho na comunidade ao longo desta década. Com os recursos arrecadados nas barraquinhas desta 10º festa, e com a realização de outros eventos comunitários, foi dada continuidade das obras, desta vez, a construção da cozinha da comunidade. Logo após a realização desta festa o conselheiro administrativo Francisco Fernandes comunicou sua saída, deixando o cargo vago. Em novembro de 2015 a senhora Rachel Macedo assume o cargo de conselheira administrativa. Encerrando os trabalhos do ano de 2015, ficou evidenciado em avaliação pelos membros da comunidade que houve um considerável crescimento espiritual, bem como uma boa evolução da construção da Igreja-Templo.

CONSTRUÇÃO DA COZINHA: Em fevereiro de 2016 conclui-se a construção da cozinha e aquisição da mobília para a mesma, cuja inauguração se deu com celebração da Santa Missa em ação de graças celebrada pelo pároco Brígido Lima e membros da comunidade.

CONTINUIDADE DAS OBRAS: Em abril de 2016, com a ajuda de recursos advindos de eventos e quermesses realizados pelas pastorais, movimentos e ministérios, e de doações dos fiéis, é dada continuidade às obras da Igreja, com a construção das paredes do 2º piso. No referido mês, a comunidade recebe a visita da equipe organizadora da Assembléia Paroquial de Pastoral onde foi distribuído material para estudo pelas pastorais, seguido da realização de uma mini-assembléia comunitária no final do mês de maio de 2016, concluindo assim os trabalhos comunitários em preparação para a celebração da grande Assembléia Paroquial realizada em julho de 2016, que contou com uma participação considerável dos membros da comunidade.

CONTRIBUIÇÃO: Em julho de 2016 chega à comunidade o padre Ivan Clementino para presidir as missas aos domingos, aumentando o fluxo de pessoas e alterando sua rotina. Em meados de outubro de 2016 passa a integrar as atividades da comunidade o Terço dos Homens, coordenado pelas legionárias e também o Grupo de Jovens Mariano.

A NOVA PARÓQUIA: Em dezembro de 2016, o pároco Brígido Lima comunica o desmembramento de três comunidades da paróquia São Sebastião para formação de uma nova paróquia, a São Judas Tadeu, da qual a comunidade Nossa Senhora da Boa Viagem passa a fazer parte juntamente com a comunidade Cristo Rei. Sob a direção espiritual de padre Antônio Brígido Lima, com o apoio dos padres Fernando Soares e Ivan Clementino, dos diáconos Francisco, Pedrinho e Magelo e das conselheiras Rose Alencar e Rachel Macedo, a comunidade Nossa Senhora da Boa Viagem encerra as atividades de 2016 com as seguintes pastorais: Liturgia, Dízimo, Batismo, Acolhida, Catequese Infantil, Crisma, Comunicação; com os ministérios: Extraordinário da Comunhão(MECEs), Coroinhas e Acólitos, Músicos, com os movimentos: Legião de Maria, Mãe Rainha, Terço dos Homens, Jovens; e com as equipes: de Construção e Eventos. Em janeiro de 2017, após a festa do padroeiro da paróquia São Sebastião, iniciam-se os trabalhos da estruturação da nova paróquia São Judas Tadeu. Em fevereiro de 2017 o padre Ivan deixa a Comunidade N. Sra. da Boa Viagem. Nesta época a comunidade celebrava a Santa Missa aos domingos às 18horas, as segundas-feiras com bênção do Santíssimo e devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, às 19 horas e também às quartas-feiras às 19 horas. Nas quintas-feiras há Adoração ao Santíssimo Sacramento às 15 horas.

ELEVAÇÃO DA PARÓQUIA: Em abril de 2017 a Comunidade São Judas Tadeu foi eleva a Paróquia abrangendo em seu território as comunidades Cristo Rei e Nossa Senhora da Boa Viagem, tendo como Pároco o padre Brígido Lima, como Vigário Paroquial o padre Fernando Soares, e como diáconos Francisco David e agora o diácono Paulo Nascimento.

PROJETO RECICLAI-VOS: Após a elevação da paróquia, o padre Fernando Soares toma a frente das obras da comunidade, a equipe de construção é desfeita e empresas especializadas são convidadas a gerenciar a construção que teve recursos financeiros advindos de promoções diversas idealizadas por padre Fernando. Foram realizadas quermesses, feijoadas, rifas, show de prêmios, livro de ouro, bingos e em julho de 2017 iniciou-se a campanha Reciclai-vos onde as pessoas foram convidadas a doar latinhas, garrafas plásticas, óleo usado, lixo eletrônico, isopor, chaves, metal e tudo mais que poderia ser reciclado objetivando minimizar a agressão ambiental, combater o mosquito da dengue e levantar recursos para a continuidade das obras. Ainda dentro do Projeto Reciclai-vos foram desenvolvidas ações em parceria com toda a paróquia e a secretaria Municipal de Meio Ambiente como os Eco-Arrastões que direcionavam as pessoas para as casas da vizinhança para recolher o material reciclável dos quintais e plantar arvores para revitalização da nascente do córrego Verde Grande.

OBRA MISSIONÁRIA: Em julho de 2017 a Comunidade recebe a O Grupo de jovens/Obra missionária Firmes na Rocha que passaram a se reunir toda semana em cenáculo de oração, e promover retiros espirituais que atraem grande quantidade de jovens, além de se inserir nas pastorais e ministérios da comunidade.  Em agosto do mesmo ano acontece a 12ª festa da comunidade que teve como diferencial o 1º reinado de N. Sra. da Boa Viagem. Esse momento festivo trouxe grandes frutos para a comunidade e com os recursos aliados aos frutos advindos das promoções as obras tiveram um aceleramento surpreendente com a instalação do telhado, janelas e inicio da escadaria para o 2º pavimento.

NOVENA PERPÉTUA: O ano de 2018 foi decisivo para a vida da comunidade N. Sra. da Boa Viagem. As missas da segunda feira com adoração e novena perpetua de N. Sra. Desatadora dos Nós, conduzidas pelo padre Fernando Soares, passaram a receber um publico diferente advindo de várias partes da cidade. É criada a equipe de eventos para otimizar as promoções e as obras seguiram a todo vapor. Em junho de 2018 a comunidade recebeu um dos dias do tríduo em honra ao Sagrado Coração de Jesus, momento de grande fervor e oração.

RETOMADA DAS OBRAS: Em agosto aconteceu a 13ª festa da padroeira que teve o maior resultado financeiro da historia da comunidade e juntamente com as demais promoções e ventos, bem como com o Projeto Reciclai-vos nova fase das obras de construção do tempo foram iniciadas.  O mês de setembro de 2018 foi marcado pela comemoração dos 10 anos de sacerdócio do padre Fernando Soares com um tríduo de celebrações e da feijoada de encerramento que alavancou ainda mais as obras.

MUDANÇA NO CONSELHO COMUNITÁRIO: Em novembro de 2018 o Sr. Vanderlei Lopes Bahia deixa o conselho da comunidade sendo sucedido pela Sra. Kelly Katielly Santos Zuba, nesta ocasião a comunidade contava com as seguintes pastorais e movimentos: Acolhida, Acólitos, Batismo, Catequese Infantil, Coroinhas, Crisma, Dizimo, Equipe de Eventos, Financeiro, G. Firmes na Rocha, Legião Maria, Liturgia, Pascom, Mae e Rainha, Mece´s, Musica, Terço dos Homens. Em dezembro de 2018 aconteceu a Semana Mariana com missas diárias e reflexões a cerca do dogma da Imaculada Conceição que foi celebrado no dia 08/12 com um dia inteiro de homenagens a Nossa Senhora terminando com um Belíssimo Luau Mariano. Neste mesmo mês, iniciou-se a campanha para aquisição dos Bancos do novo espaço celebrativo.

ECO-ARRASTÃO: Em março de 2019 foi realizado novo Eco-Arrastão abrangendo uma parte ainda maior do bairro e também bairros vizinhos, levando o projeto a diversas partes da cidade. No mês de maio de 2019, sob orientação do Pároco padre Brígido, a equipe de construção foi retomada composta por Leandro Costa, Onildo da Rocha Paz, Fátima Oliveira, Kelly Katielly e Rachel Macedo, no intuito de finalizar as obras antes da festa do padroeira a ser realizada no mês de agosto. A caminhada pastoral seguiu acompanhada de perto pelo pároco, vigário, diáconos e seminaristas que se juntaram a nova paróquia (Lucas Daniel,  George, Hemersson, Airton Fernandes e André).

A CONCLUSÃO: Os meses se seguiram com os preparativos das equipes para 14ª festa da padroeira e dedicação da Igreja que já se encontrava a essa altura em estado avançado de construção, sendo concluídos inclusive a parte de acabamentos. A preparação espiritual para a festa da Padroeira, que incluiria a cerimônia de dedicação da igreja contou com o 1º curso de Consagração a Jesus pelas mãos de Maria, organizado pelo Grupo Firmes na Rocha e a conselheira comunitária. O curso contou com o número de mais de 50 consagrados tendo sido momento de profunda reflexão sobre o papel de Maria da vida dos cristãos católicos. Em junho de 2019, a comunidade recebeu as relíquias de 1º grau de Irmã Dulce e Santa Paulina que foram integradas ao presbitério da igreja templo.

Ano passado, quando dom João celebrou na festa da Boa Viagem, entregamos a ele um caderno com orações e preces da comunidade, para que ele rezasse conosco e por nós!  Esse ano ele nos presenteia com essa belíssima oração a Nossa Padroeira.  Gratidão ao nosso arcebispo. Que N. Sra. da Boa Viagem o acompanhe todos os dias de sua missão! Agradece Kelly, emocionada.

Oração em honra a Nossa Senhora da Boa Viagem / Autoria de dom João Justino

Venho aqui bem junto de Ti,
Senhora da Boa Viagem,
contemplar os teus caminhos e
falar ao teu coração
as minhas súplicas e necessidades.

Após dizer teu generoso sim
ao mistério da maternidade divina,
Tu caminhaste apressadamente entre montanhas
para visitar e servir tua prima, Isabel.
Ajuda-me a ter a mesma disposição
para sair ao encontro das pessoas
e servir aos que mais precisam.

Protegeste o menino Jesus entre teus braços,
e na companhia de José
fugiste para o Egito.
Protegei as crianças e as famílias de todos os riscos
que as ameaçam nestes tempos difíceis.

Com teu esposo José e teu divino Filho
foste às festas em Jerusalém.
Desperta em mim a alegria de estar em comunidade
e de cuidar atentamente daqueles
que o Senhor colocou mais próximos de mim.

Em Caná, com tua atenção feminina e materna,
percebeste a falta do vinho
e foste mediadora junto ao teu Filho.
Repete para mim e para a Igreja tuas palavras:
“Fazei tudo o que Jesus vos disser”.

Acompanhaste Jesus até o Calvário
e cheia de fé estiveste ao pé da cruz.
Permanece comigo em minhas dificuldades e
quando chegar a hora de minha última e definitiva partida,
vem me acompanhar, ó Senhora da Boa Viagem.
Amém.

Texto e fotos enviadas por Kelly Zuba/ Conselheira da Comunidade Nossa Senhora da Boa Viagem

__________________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG
Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384
e-mail: [email protected]uimoc.com 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

REVISTA

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook