Seminários

Seminário Maior Arquidiocesano Imaculado Coração de Maria

HISTÓRIA: A então Diocese de Montes Claros criada em 1910 pelo Papa São Pio X, inicialmente manteve os seus seminaristas estudando em diversos lugares do Brasil. Por iniciativa do quarto bispo diocesano de Montes Claros, Dom Luís Victor Sartori (1952-1956), na década de 50 instalou no antigo prédio do Ginásio, o Seminário Menor Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, com 30 seminaristas (cf. Revista Sertão Igreja, 2010, p. 108). Este mesmo bispo possuía grande apreço pelas vocações, além de reorganizar a Obra das Vocações Sacerdotais recrutou novos seminaristas. Mesmo com a criação deste seminário, muitos dos seminaristas foram enviados para estudar em outras cidades e estados, pois a Diocese de Montes Claros não possuía recursos financeiros para a manutenção de um Seminário. Alguns, entretanto, tendo encerrado o Ensino Médio, eram enviados para fazer o curso de Filosofia e Teologia em Brasília-DF, Aparecida-SP, Salvador-BA, Diamantina-MG, Araxá-MG e Rio de Janeiro-RJ.

DECISÃO: Coube a Dom José Alves de Sá Trindade (1956-1988), quinto bispo diocesano, a continuação da construção do tão sonhado Seminário Menor. Juntamente com seu bispo coadjutor Dom Geraldo Majela de Castro, OPraem (1988-2007), criaram o Seminário Menor São Pio X, tendo sua sede na Rua Alagoas, 335, Bairro Cintra e como formador o Padre Silvestre José de Melo. O Seminário Menor teve sua sede transferida diversas vezes: 1º. Rua Grão Mogol, 313, Centro; 2º. Rua João Pinheiro, s/n, Centro; 3º. Avenida Coronel Prates, 412, Centro; 4º. Rua Reginaldo Ribeiro, 30, Centro. O mesmo existiu até o ano de 2001, sendo que em 2002 foi criado o Seminário Propedêutico São Pio X para rapazes com o Ensino Médio concluído.

NOVAS INSTALAÇÕES: Em 09 de Agosto de 1992, em Missa Solene realizada na Catedral Diocesana de Montes Claros, Dom Geraldo Majela, já como 6º bispo diocesano, instalou o Seminário Maior Imaculado Coração de Maria tendo como primeiro reitor o reverendíssimo padre Silvestre José de Melo. Localizado inicialmente na Avenida Coronel Prates, 412, Centro, (Atual Hipermercado Bretas), o Seminário maior possuía capacidade máxima para 30 seminaristas, recebendo inicialmente 10 seminaristas para o curso de Teologia. Mais tarde o Seminário foi transferido para a Rua Reginaldo Ribeiro, 30, Centro, e por último para sua atual sede, aos pés da Serra do Mel na Rua Reino Unido, 53, no Bairro Ibituruna em Montes Claros.  Em sua nova sede, que não possuía estrutura física adequada para acolher os vocacionados ao ministério ordenado, diversas adaptações foram feitas para que fossem realizadas as atividades próprias do cotidiano de um seminário. Com o passar do tempo, realizou-se outras adequações estruturais, dentre elas a construção de dormitórios, refeitório, salas de aula e a Capela Novo Milênio.

*Desde sua criação em 1992, zelaram pela função de Reitor o Monsenhor Silvestre José de Melo (1992-1995 e 2005 até a presente data) e o Monsenhor José Osanan de Almeida Maia (1995-2004).

ATUALMENTE: O processo formativo se desenvolve em quatro etapas: 1ª. Etapa – Acompanhamento Vocacional, realizado pelo SAV (Serviço de Animação Vocacional), tendo em vista ajudar aos jovens no processo de discernimento vocacional; 2ª. Etapa – Ano Propedêutico, no Seminário Propedêutico São Pio X, instalado atualmente junto à Paróquia São Sebastião em Montes Claros, etapa preparatória indispensável em vista à sucessiva formação presbiteral. 3ª. Etapa é dos estudos filosóficos (ou do discipulado) com duração de aproximadamente três anos. E a 4ª Etapa, a da Teologia (ou da Configuração) com duração de aproximadamente quatro anos. Estas duas últimas etapas acontecem em nosso Seminário Maior Imaculado Coração de Maria.

PARCERIA COM O ISTA: Tendo parceria firmada com o ISTA, no ano de 2017, para que os cursos de Filosofia e Teologia fossem reconhecidos pelo MEC, nosso seminário em mais de 25 anos de história, já preparou mais de 140 presbíteros para diversas (Arqui) dioceses, incluindo boa parte do clero de nossa Igreja Particular. Além dos seminaristas de nossa Arquidiocese de Montes Claros, o Seminário Maior Arquidiocesano Imaculado Coração de Maria recebe ainda seminaristas das Dioceses de Januária, Janaúba e Paracatu.

Esta casa de formação presbiteral, visa formar homens de Deus, capazes de ser discípulos-missionários, e com coração disponível a pastorear ao povo de Deus, sendo no mundo sinal da presença de Cristo Bom Pastor.

REITORIA:
Reitor: Mons. Silvestre José de Melo
Vice-Reitor e Diretor Acadêmico: Pe. Harlley Caldeira Mourão
Formador – Seminário Propedêutico São Pio X: Pe. Alan Sávio Veloso

 

 

 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Voz do Pastor

Dom José Alberto

Arcebispo de Montes Claros (MG)

 

ENQUETE

Estamos celebrando até 25 de novembro de 2018 o Ano Nacional?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook