Notícias

Seminário Maior celebrou padroeira e homenageou Monsenhor Silvestre

Na manhã de sábado (8), logo cedo, após a oração das Laudes, o reitor do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, Monsenhor Silvestre José de Melo, foi surpreendido pelos seminaristas com uma homenagem que o deixou emocionado e grato pela vocação e missão escolhida.  Este ano, ele celebra seus 35 anos de ordenação presbiteral, no qual, 25 deles foram dedicados a formação no Seminário. O seminarista George Luís Cardoso Silva, do 2º ano de Teologia, representando todos os 60 jovens que estão em formação no seminário, falou ao Monsenhor : “No senhor vemos, de fato, o cumprimento exímio de tudo isso. (…) “Em nome de todos que já passaram por esta casa, que nestes 35 anos de consagração presbiteral tiveram o toque de Deus através de suas mãos ou de sua palavra, ouso dizer que tu és um verdadeiro pai! Mais que formador, reitor, professor, és um pai que nos demonstra o quão divino se torna aquele que se faz humano. Digo ainda: com o senhor aprendemos o que é, na prática, o amor de entranhas que Deus dispensa por cada um de nós. (…) Obrigado por simplesmente ser tão humano, e nos ensinar que somente humanos podemos tocar divinamente a humanidade do próximo. Nós te amamos!”

Leia a íntegra da mensagem no link ao lado (Agradecimento Monsenhor Silvestre)

Seguindo as surpresas, o sacerdote foi conduzido até o prédio da reitoria, onde esperavam por ele, o arcebispo de Montes Claros, dom João Justino de Medeiros Silva, padres, seminaristas, professores e leigos para o descerramento da placa que nomeou o prédio da reitoria. A partir do gesto daquela manhã, o prédio passou a chamar Monsenhor Silvestre José de Melo.  Sinal que emocionou visivelmente o Monsenhor, que sem palavras, convidou todos para um café. Mas, são sabia ele também que no café havia outra surpresa. Painéis com fotos de momentos partilhados no convívio com seminaristas foram expostos para mostrar a beleza de sua caminhada presbiteral, sobretudo dentro do seminário, enquanto formador. Ali ele falou sobre os 35 anos de ordenação em um rápido resumo de sua história. Dom Justino confirmou a sua importância na vida de tantos jovens que passaram pela casa e hoje são padres e tantos outros que estão em processo de formação, e tem na pessoa do Monsenhor, uma referência vocacional. Todos cantaram parabéns pelo trigésimo quinto ano de vida presbiteral de Monsenhor Silvestre. Presidiu a oração das laudes  na manhã de sábado, Monsenhor Silvestre José de Melo e rezaram juntos com ele, padre Harlley Caldeira Mourão – vice-reitor do Seminário Maior, Monsenhor José Osanan – Chanceler, padre Charles Ferreira – reitor do seminário diocesano de janaúba, padre Rogério Nabarrete, CSF, diácono André Kleber dos Santos. Fez questão de estar desde o início, o arcebispo de Montes Claros, dom João Justino de Medeiros Silva.

Na noite do mesmo dia, às 18h, aconteceu a procissão com a imagem do Imaculado Coração de Maria pelas ruas próximas ao seminário, no bairro Ibituruna. A missa foi presidida por dom João Justino na Capela Novo Milênio e concelebrada pelos padres: Diogo Maurício (Paróquia Nossa Senhora da Consolação), André Henrique (Paróquia Nossa Senhora da Conceição-Jequitaí), Wagner Morato (Arautos do Evangelho), Charles Ferreira (Seminário diocesano de Janaúba), Harlley Mourão, vice-reitor e Monsenhor Silvestre Melo, reitor do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria.

Durante a homilia exortou o arcebispo: “Nossa formação sacerdotal nasce da escuta da palavra”. O coração Imaculado de Maria é todo aberto a graça de Deus para nós. Temos a graça do nosso seminário tê-la como padroeira. A eucaristia deste dia coroa as festividades em honra ao Imaculado Coração de Maria e marca as homenagens ao Monsenhor Silvestre que neste ano, celebra os 35 anos de a ordenação presbiteral”, continuou o pastor da Igreja Particular de Montes Claros para uma assembleia atenta que o ouvia: “No centro do ensinamento de Jesus está o mandamento do amor. O modelo do modo como Ele nos amou. E esta é a vontade do Pai. Em jesus se visibiliza o modo como ele nos tratou”. E ao falar sobre a vida em comunidade dentro do seminário pontuou: “Estamos numa casa de formação presbiteral, casa aberta de formação para leigos e leigas que aqui fazem o curso teologia pastoral- É uma casa que deve ressoar sempre a palavra de Deus, todos os dias, concluiu dom Justino que presidiu a missa solene por ocasião da Festa do Imaculado Coração de Maria, padroeira do Seminário Maior. Concelebraram com ele os padres Diogo Maurício (Paróquia Nossa Senhora da Consolação), André Henrique (Paróquia Nossa Senhora da Conceição- Jequitaí), Wagner Morato (Arautos do Evangelho), Charles Ferreira (Seminário diocesano de Janaúba), Harlley Mourão, vice-reitor e Monsenhor Silvestre Melo, reitor do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria.

Fotos: Romilda Ferreira

__________________________________________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384
e-mail: [email protected] 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

AGENDA

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2019› » 

REVISTA

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook