Artigos

Socorro! Preciso de Motivação.

“Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.” William Shakespeare

Tudo se move poderosamente, intensamente, com equilíbrio e paixão, quando um propósito é vivido. No entanto, quando os motivos não existem, ou quando eles mudam ou se tornam frágeis, a desmotivação é a alavanca que deixou de sustentar um propósito. Assim é na profissão, nos objetivos pessoais, na família, no casamento, na missão e na vida. Quanto temos visto um grito de SOS motivação a clamar na vida das pessoas! Um dos pontos centrais é como tem sido vulnerável as opções de vida, propósitos assumidos sem a compreensão interna das consequências do compromisso. Motivação não é entusiasmo “fogo de palha”; é uma certeza interna, energia consistente, que se renova constantemente e alimenta as opções de vida. A falta de motivação leva uma pessoa a desistir diante do primeiro obstáculo. Tudo para de se mover.

Quantas atividades e até estilo de vida caem na rotina!? Perderam o entusiasmo inicial, o brilho ficou fosco, a paixão pela causa obscureceu e tudo se transformou um tédio. A motivação é uma força interior que te faz avançar, ainda que tenham pedras no meio do caminho. Como disse Carlos Drummond de Andrade “…No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho..”, no entanto você tem motivos para trabalhar, para cumprir sua missão, para sustentar um empecilho. No meu diálogo interno digo “Vamos em frente!.” A questão é quando você transforma pedra numa barreira intransponível, uma “pedrinha” numa montanha de pedras. Ufa! Senta-se à beira do caminho, uma perfeita vítima do destino, a persuadir aqueles que passam que não é possível seguir em frente. Daí surge o clube dos resmungões, dos que encontram culpados, dos que riem daqueles que decidem continuar. Oba! Existem aqueles que desejam seguir em frente, renovam suas forças e com seu ardor se tornam protagonistas de muitos que estão a clamar Socorro! Preciso de motivação…sendo assim, olhe para dentro de si e encontre a sua chama interna fazendo perguntas corajosas e poderosas que o conduzirá a ser motivado, independente da situação que se encontre agora.

Então, como esta sua motivação? O que te motiva a trabalhar todos os dias? O que te motiva a levantar da cama todos os dias?  Como tem reagido diante dos problemas? Tem encarado como um meio de se superar, ou como uma pedra gigante a impedir os teus sonhos e projetos? O passo inicial é reconhecer a sua maneira de se posicionar diante da vida, e depois fazer escolhas: estou sendo e agindo como eu gostaria? Ou mais, estou sendo o que Deus sonhou para mim? Somos filhos de um Deus amoroso e criador de todas as coisas, que nos fez como reflexos Dele; então não nascemos para sermos perdedores ou vivermos sem um propósito de vida… você, eu, temos uma missão a cumprir, temos um “para que viver”… descubra o seu e jamais faltará sentido, e não mais precisará dizer: Socorro, preciso de uma motivação!

*Gregório Ventura, Master Coach. Eliane Ventura, Psicóloga.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Voz do Pastor

Dom José Alberto

Arcebispo de Montes Claros (MG)

 

ENQUETE

Estamos celebrando até 25 de novembro de 2018 o Ano Nacional?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook