Notícias

“Uma Igreja preocupada com a gestão pastoral e administrativa”

“Uma Igreja preocupada com a gestão pastoral e administrativa”, essa foi a impressão que o primeiro encontro regional formativo sobre gestão eclesial promovido pelo Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, voltado para ecônomos, contadores, advogados, secretários de cúrias de dioceses e arquidioceses e representantes de organizações religiosas, ocorrido nos dia 25 e 26 de junho, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG) causou nos advogados Danilo Martins e Roseli Soares que junto a um grupo da arquidiocese, participaram do encontro.

O evento, na parte jurídica, contou com o suporte de advogados assessores da CNBB, que palestraram sobre os temas “Reforma trabalhista e os efeitos na Igreja” e “Organizações religiosas: temas jurídicos e administrativos”. No que diz respeito aos aspectos contábil e financeiro, as palestras foram ministradas por diretores do Instituto Axis.

O bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, dom Edson José Oriolo dos Santos, por sua vez, discorreu sobre o tema “Gestão Paroquial para uma Igreja em Saída”. O encontro, inovador, demonstra o compromisso da Igreja em alinhar sua administração com as mais diversas exigências legais e administrativas do Estado, atenta aos modernos mecanismos de governança e gestão. A formação contribuiu de forma substancial para o exercício das funções dos mais diversos profissionais que atuam nas dioceses e arquidioceses, vez que o conteúdo formativo ministrado por profissionais de reconhecida competência técnica em suas respectivas áreas possibilitou a todos a verticalização nas mais diversas questões jurídicas, contábeis e administrativas tão importantes para o funcionamento e transparência das ações da Igreja. Assim, foram abordados importantes pontos da Reforma Trabalhista, que atinge a todos empregados e empregadores.

Questões como prescrição intercorrente, horas in itinere, trabalho intermitente, jornada 12 x 36, e contribuições sindicais foram amplamente debatidas. Assuntos relativos às práticas contábeis e tributárias também foram destaque. Outra temática analisada diz respeito ao cuidadoso trato que deve ser dispensado aos diversos bens da Igreja, sejam bens materiais ou bens imateriais. Destacou-se o quanto é importante se preocupar com a gestão eclesial a partir de uma governança pautada em práticas como definição de políticas da Igreja e direcionamento estratégico da Diocese, supervisão da gestão das paróquias, gerenciamento de riscos estratégicos, auditagem e avaliação do sistema de gestão e controle das obras, e promover a accountability e a transparência, com a consciência de que a transparência na administração de bens é fundamental para garantir a credibilidade da mensagem do Evangelho.

O encontro, ademais, constituiu-se em um importante momento de troca de experiências entre os participantes, possibilitando a todos voltar para suas respectivas dioceses revigorados e conscientes da obrigação de desempenhar suas funções com a diligência de um bom pai de família. Por fim, o evento demonstra o quanto a Igreja, de modo especial o Regional Leste 2 da CNBB, preocupa-se com a gestão pastoral e administrativa e possui um compromisso ético e moral visando a transparência e atuação em vista de mudar realidades e fixar novos hábitos almejando uma nova cultura administrativa, primando pela probidade administrativa e correta utilização de recursos, atingindo e efetivando metas institucionais por uma sociedade justa e solidária.

Texto e foto enviada pelos advogados: Roseli Soares (Jurídico da Arquidiocese) e Danilo Martins (Membro da equipe de Patrimônio da Arquidiocese)

________________________________________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contatos: (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

REVISTA

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook