Notícias

“Uma Igreja preocupada com a gestão pastoral e administrativa”

“Uma Igreja preocupada com a gestão pastoral e administrativa”, essa foi a impressão que o primeiro encontro regional formativo sobre gestão eclesial promovido pelo Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, voltado para ecônomos, contadores, advogados, secretários de cúrias de dioceses e arquidioceses e representantes de organizações religiosas, ocorrido nos dia 25 e 26 de junho, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG) causou nos advogados Danilo Martins e Roseli Soares que junto a um grupo da arquidiocese, participaram do encontro.

O evento, na parte jurídica, contou com o suporte de advogados assessores da CNBB, que palestraram sobre os temas “Reforma trabalhista e os efeitos na Igreja” e “Organizações religiosas: temas jurídicos e administrativos”. No que diz respeito aos aspectos contábil e financeiro, as palestras foram ministradas por diretores do Instituto Axis.

O bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, dom Edson José Oriolo dos Santos, por sua vez, discorreu sobre o tema “Gestão Paroquial para uma Igreja em Saída”. O encontro, inovador, demonstra o compromisso da Igreja em alinhar sua administração com as mais diversas exigências legais e administrativas do Estado, atenta aos modernos mecanismos de governança e gestão. A formação contribuiu de forma substancial para o exercício das funções dos mais diversos profissionais que atuam nas dioceses e arquidioceses, vez que o conteúdo formativo ministrado por profissionais de reconhecida competência técnica em suas respectivas áreas possibilitou a todos a verticalização nas mais diversas questões jurídicas, contábeis e administrativas tão importantes para o funcionamento e transparência das ações da Igreja. Assim, foram abordados importantes pontos da Reforma Trabalhista, que atinge a todos empregados e empregadores.

Questões como prescrição intercorrente, horas in itinere, trabalho intermitente, jornada 12 x 36, e contribuições sindicais foram amplamente debatidas. Assuntos relativos às práticas contábeis e tributárias também foram destaque. Outra temática analisada diz respeito ao cuidadoso trato que deve ser dispensado aos diversos bens da Igreja, sejam bens materiais ou bens imateriais. Destacou-se o quanto é importante se preocupar com a gestão eclesial a partir de uma governança pautada em práticas como definição de políticas da Igreja e direcionamento estratégico da Diocese, supervisão da gestão das paróquias, gerenciamento de riscos estratégicos, auditagem e avaliação do sistema de gestão e controle das obras, e promover a accountability e a transparência, com a consciência de que a transparência na administração de bens é fundamental para garantir a credibilidade da mensagem do Evangelho.

O encontro, ademais, constituiu-se em um importante momento de troca de experiências entre os participantes, possibilitando a todos voltar para suas respectivas dioceses revigorados e conscientes da obrigação de desempenhar suas funções com a diligência de um bom pai de família. Por fim, o evento demonstra o quanto a Igreja, de modo especial o Regional Leste 2 da CNBB, preocupa-se com a gestão pastoral e administrativa e possui um compromisso ético e moral visando a transparência e atuação em vista de mudar realidades e fixar novos hábitos almejando uma nova cultura administrativa, primando pela probidade administrativa e correta utilização de recursos, atingindo e efetivando metas institucionais por uma sociedade justa e solidária.

Texto e foto enviada pelos advogados: Roseli Soares (Jurídico da Arquidiocese) e Danilo Martins (Membro da equipe de Patrimônio da Arquidiocese)

________________________________________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contatos: (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Voz do Pastor

Dom José Alberto

Arcebispo de Montes Claros (MG)

 

ENQUETE

Estamos celebrando até 25 de novembro de 2018 o Ano Nacional?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook