Notícias

Vagas Limitadas! Escola de Fé e Política será retomada na Arquidiocese de Montes Claros

Na carta ele escreveu: O objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2019 é: “Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”. Este objetivo visa desenvolver uma consciência crítica nas pessoas, diante de estruturas que geram a morte e promovem a manipulação da vida humana; e, antes de tudo, e apoiar políticas públicas que garantam a promoção e a defesa da vida.  Para isto é preciso capacitar pessoas que possam atuar nestes ambientes. Diante disto e no intuito de concretizar como gesto concreto da CF 2019, estaremos retomando a capacitação da Escola de Formação em Fé e Política da Arquidiocese. Neste ano, a escola continuará o seu percurso em vista de oferecer conhecimento de ordem religiosa, humano e social para este exercício de civilidade, altruísmo e honestidade. Lembrou ainda o arcebispo sobre os critérios que norteiam o perfil do candidato à vaga (conforme critérios estabelecidos no folder anexo), para que se inscrevam no curso de capacitação.

Depois de algum tempo parada, a Escola de Formação em Fé e Política, será retomada na Arquidiocese de Montes Claros, com aula inaugural prevista para o dia 27 de abril 2019, sempre aos sábados de 8h às 17. Os integrantes da 4ª turma terão a oportunidade de se aprofundarem no assunto de Fé e Política, aliados à missão e compromisso do leigo.   O local das aulas ainda não foi definido, assim que confirmarem os inscritos, será repassada a informação. É importante lembrar que as vagas são limitadas.
Para que você entenda melhor o que é, como funciona a quem se destina o curso, veja abaixo o enunciado do folder explicativo da equipe de divulgação:

A Escola de Formação em Fé e Política é uma iniciativa desta Arquidiocese. Objetiva se tornar um serviço à Formação Política dos cristãos/ãs leigos/as sob a presidência do Conselho Arquidiocesano de Leigos (Coarle). Estrutura-se em 11 módulos, contando com a importância da aula inaugural. Possui rede de assessores própria e procura, na medida do possível, articular capacitações em fé e política em todo o Grande Norte de Minas Gerais, aí incluído o Vale do Jequitinhonha. Para a realização desse Curso de formação para cristãos/ãs leigos/as, o objetivo geral é contribuir com a Formação Teológica, Filosófica e Política a partir da vivência cristã e ética, visando uma maior compreensão da realidade política, econômica, cultural e social do Norte Sertanejo de Minas Gerais para a concretização de uma participação efetiva junto às instâncias políticas locais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  O curso cria espaços de reflexão e troca de experiências e traz como propostas: formar assessores e assessoras para as nossas comunidades, entidades e organizações sociais; fortalecer as Pastorais Sociais, Movimentos Eclesiais e Outros Organismos da Igreja cuja ação tenha incidência no político social; favorecer a inculturação da ação pastoral política na realidade do Norte Sertanejo de Minas Gerais; orientar e valorizar a participação consciente para o exercício do controle social nas políticas públicas; formar mulheres e homens multiplicadores no campo da fé e da política; formar lideranças cristãs para a participação em cargos eletivos e políticos partidários, que visem a promoção do bem comum a partir do Ensino Social da Igreja; dinamizar formas de participação e acompanhamento às instâncias políticas municipais.

QUEM PODE FAZER? O curso é destinado às lideranças das comunidades eclesiais, pastorais, pastorais sociais, movimentos e organismos; pretendentes a cargos em instâncias políticas. As inscrições são feitas nas paróquias, porém, o pároco deverá indicar, até o dia 12 de abril deste ano, dois representantes por paróquia para participar. Podem ser feitas indicações de organismo e sindicato nesta data também.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO: A liderança indicada pelo pároco ou por lideranças de movimentos sociais deverá ter disponibilidade de tempo e compromisso de participação em todos os módulos e atividades inter-modulares; ser maior de 18 anos; ser engajado em Pastorais ou Movimentos Sociais, Associações, Sindicatos, Comitês 9840/99; senso de responsabilidade: executar tarefas sugeridas pela Coordenação e assessoria da Escola (leituras, visitas, pesquisas, trabalhos escritos);

METODOLOGIA: Os módulos acontecerão a cada mês, todo sábado totalizando dezesseis horas-aula. Ao final do curso, o participante com 70% de frequência às aulas e às tarefas solicitadas pela Coordenação receberá certificado da Arquidiocese, o que não quer dizer necessariamente que ele terá apoio explícito da Igreja em sua campanha política, caso venha a ser candidato.

PROGRAMAÇÃO
1º) Aula Inaugural  27 de abril 2019
2º) Análise da conjuntura socioeconômica, eclesial e política: instrumentos e métodos de como fazer análise de conjuntura . 27 de abril 2019
3º) Filosofia, Ciência Política e Leitura da Relação Fé e Política na Bíblia .-  Maio 2019.
4º) História dos Movimentos Sociais e da Sociedade Brasileira-  Junho 2019.
5º) Aspectos da Realidade Regional -Julho de 2019
6º) Conceitos de Fé e Política: Ética da Atuação dos Cristãos/ãs na Política – Agosto 2019.
7º) Ética, Espiritualidade e Ensino Social da Igreja –    Setembro 2019
8º) Direitos Humanos e Diversidade Étnica

Outubro 2019
9º) Controle Social e Gestão: democracia social, participativa e pluralista – Novembro  2019
10º) Administração Pública: seu funcionamento, processos legislativos, direitos administrativos
Dezembro 2019
11º) Orientações para a campanha política, mandato e assessoria cristã, ecumênica e inter-religiosa-  Dezembro 2019.

  • “Compreendamos, Senhor, que os discípulos e missionários de Cristo se fundamentam nos teus ensinamentos para agirem no âmbito da política, da economia e nos centros de decisões, a fim de vivenciarem nesses espaços os valores fundamentais, que tornam possível a construção de uma sociedade justa”.  Parte do Juramento da 1ª Turma da Escola de Formação em Fé e Política da Arquidiocese de Montes Claros no dia 10/09/2011
  • A formação de sujeitos eclesiais, que implica em amadurecimento contínuo da consciência, da liberdade e da capacidade de exercer o discipulado e a missão no mundo, deve ser um compromisso e uma paixão das comunidades eclesiais. (Doc. 105 n. 229)
  • A participação do cristão nos conselhos é uma possibilidade de se praticar o Evangelho, a ética, e viver a Justiça. A Campanha da Fraternidade 2019 convoca os cristãos para serem agentes de transformação da sociedade e sementes do Reino nos Conselhos Paritários de Direitos. Texto Base da CF 2019, n.215.
  • Os fiéis leigos não podem absolutamente abdicar da participação na política destinada a promover o bem comum” (CfL, n. 42). “A militância política é missão específica dos fieis leigos que não  se devem furtar às suas obrigações nesse campo” (CNBB, Eleições 2006, p. 27).
  • “…os fiéis leigos não podem absolutamente abdicar da participação na ‘política’, ou seja, da múltipla e variada ação econômica, social, legislativa, administrativa e cultural, destinada a promover orgânica e institucionalmente o bem comum.”(Christifideles Laici, n.42).

MAIS INFORMAÇÕES: Casa de Pastoral Comunitária – Rua Januária, 387, Centro  Montes Claros (MG)
CEP 39.400-077    Telefone: (38) 3016 7707
Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h
E-mails para contato: [email protected]

Se quiser, pode baixar o Folder, a carta e a ficha de inscrição:

Ficha de Inscrição

CONVOCATORIA ENCONTRO FE E POLTICA-2019

 

__________________________________________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros  (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected] 

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

REVISTA

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook