Notícias

Vagas limitadas para Workshop em Planejamento de Mídia e redes sociais

Em que momento do dia você não está conectado? Em meio a tanta interatividade, conexões e entretenimento, a igreja tem buscado também se adequar e inserir neste processo de conectividade. Para isso, a Pastoral da Comunicação Arquidiocesana promoverá no próximo sábado, 15 de setembro, um workshop sobre Planejamento de Mídia e redes sociais. Vai assessorar o evento, a jornalista Deisiane Mendes. Especialista em mídias e professora do curso de Publicidade e Propaganda.  Em uma rápida entrevista por meio de uma rede social, ela explica quatro situações que serão trabalhadas nesse Workshop.

Primeiro é se há diferença de um planejamento para mídia e redes sociais de uma empresa particular para uma instituição religiosa? Porque? Em resposta, a especialista responde: Os cuidados e técnicas utilizados na gestão da comunicação digital devem ser os mesmos, pois as estratégias para alcance de público têm o mesmo intuito: atrair pessoas; o que difere neste caso é a linguagem e o conteúdo, estes devem seguir cuidados pontuais de acordo com a visão da Igreja/Arquidiocese, respeitando as particularidades locais.

Sobre a importância da igreja ao abrir-se para a tecnologia como ferramenta de evangelização de massa ela aponta: “O Papa Francisco tem sido exemplo de um dos grandes incentivadores do uso das novas tecnologias. Como líder católico, tem utilizado e nos mostrado de modo prático como é importante a participação católica nas redes sociais como ferramenta de comunicação. A internet é hoje a principal  forma de relacionamento entre as pessoas, e o público jovem tem ocupado cada vez mais deste recurso, por isso necessitamos estar inseridos neste contexto, para acompanharmos o perfil dos novos fiéis e assim conseguirmos  uma evangelização realmente eficaz”.

Em meio a pergunta: É possível realizar melhorias na comunicação religiosa, mesmo não sendo especialista para isso? Ela afirmou: “Com o avanço tecnológico, as ferramentas de comunicação têm se tornado cada vez mais simples, de modo que pessoas comuns conseguem criar e manter a atualização de redes sociais. Hoje em dia muitos sites, blogs e vídeos são facilmente encontrados na internet. Além disso, o compartilhamento entre as equipes de pastorais também permitem um bom aprendizado sobre o assunto.

Perfil pessoal X Perfil da paróquia/Comunidade/ pastoral pode ser dissociado? Pode ser publicado tudo que quiser no perfil pessoal e pronto? Como especialista no assunto, é possível diferenciar / separar virtualmente?  Na evangelização precisamos utilizar ao máximo das ferramentas e recursos digitais disponíveis, inclusive as transmissões ao vivo, porém, também temos o compromisso de alertar aos fiéis que nenhuma transmissão substitui a vivência presencial dos sacramentos.  Outro cuidado importantíssimo é saber que nossa imagem está associada ao nosso trabalho, como agentes de comunicação temos a responsabilidade sobre o que postamos em nossos perfis pessoais. Cabe a nós todo o cuidado ao opinarmos sobre qualquer assunto, pois virtualmente, mesmo sem querer, o perfil da paróquia está indiretamente ligado à forma como somos percebidos pelas pessoas.

Ficou curioso para saber mais? Aproveite e faça sua inscrição gratuitamente pelo link : https://goo.gl/forms/Lj70jYXWE0RjlJqw2

SERVIÇO:
Workshop sobre Planejamento de Mídia e redes sociais

Sábado, 15 de setembro
Horário: 16h às 18h
Salão Paroquial da Catedral  
Centro da Cidade

____________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contatos: (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

REVISTA

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook