Notícias

Vagas limitadas para Workshop em Planejamento de Mídia e redes sociais

Em que momento do dia você não está conectado? Em meio a tanta interatividade, conexões e entretenimento, a igreja tem buscado também se adequar e inserir neste processo de conectividade. Para isso, a Pastoral da Comunicação Arquidiocesana promoverá no próximo sábado, 15 de setembro, um workshop sobre Planejamento de Mídia e redes sociais. Vai assessorar o evento, a jornalista Deisiane Mendes. Especialista em mídias e professora do curso de Publicidade e Propaganda.  Em uma rápida entrevista por meio de uma rede social, ela explica quatro situações que serão trabalhadas nesse Workshop.

Primeiro é se há diferença de um planejamento para mídia e redes sociais de uma empresa particular para uma instituição religiosa? Porque? Em resposta, a especialista responde: Os cuidados e técnicas utilizados na gestão da comunicação digital devem ser os mesmos, pois as estratégias para alcance de público têm o mesmo intuito: atrair pessoas; o que difere neste caso é a linguagem e o conteúdo, estes devem seguir cuidados pontuais de acordo com a visão da Igreja/Arquidiocese, respeitando as particularidades locais.

Sobre a importância da igreja ao abrir-se para a tecnologia como ferramenta de evangelização de massa ela aponta: “O Papa Francisco tem sido exemplo de um dos grandes incentivadores do uso das novas tecnologias. Como líder católico, tem utilizado e nos mostrado de modo prático como é importante a participação católica nas redes sociais como ferramenta de comunicação. A internet é hoje a principal  forma de relacionamento entre as pessoas, e o público jovem tem ocupado cada vez mais deste recurso, por isso necessitamos estar inseridos neste contexto, para acompanharmos o perfil dos novos fiéis e assim conseguirmos  uma evangelização realmente eficaz”.

Em meio a pergunta: É possível realizar melhorias na comunicação religiosa, mesmo não sendo especialista para isso? Ela afirmou: “Com o avanço tecnológico, as ferramentas de comunicação têm se tornado cada vez mais simples, de modo que pessoas comuns conseguem criar e manter a atualização de redes sociais. Hoje em dia muitos sites, blogs e vídeos são facilmente encontrados na internet. Além disso, o compartilhamento entre as equipes de pastorais também permitem um bom aprendizado sobre o assunto.

Perfil pessoal X Perfil da paróquia/Comunidade/ pastoral pode ser dissociado? Pode ser publicado tudo que quiser no perfil pessoal e pronto? Como especialista no assunto, é possível diferenciar / separar virtualmente?  Na evangelização precisamos utilizar ao máximo das ferramentas e recursos digitais disponíveis, inclusive as transmissões ao vivo, porém, também temos o compromisso de alertar aos fiéis que nenhuma transmissão substitui a vivência presencial dos sacramentos.  Outro cuidado importantíssimo é saber que nossa imagem está associada ao nosso trabalho, como agentes de comunicação temos a responsabilidade sobre o que postamos em nossos perfis pessoais. Cabe a nós todo o cuidado ao opinarmos sobre qualquer assunto, pois virtualmente, mesmo sem querer, o perfil da paróquia está indiretamente ligado à forma como somos percebidos pelas pessoas.

Ficou curioso para saber mais? Aproveite e faça sua inscrição gratuitamente pelo link : https://goo.gl/forms/Lj70jYXWE0RjlJqw2

SERVIÇO:
Workshop sobre Planejamento de Mídia e redes sociais

Sábado, 15 de setembro
Horário: 16h às 18h
Salão Paroquial da Catedral  
Centro da Cidade

____________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contatos: (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Voz do Pastor

Dom José Alberto

Arcebispo de Montes Claros (MG)

 

ENQUETE

Estamos celebrando até 25 de novembro de 2018 o Ano Nacional?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook