Notícias

Visitação do Estandarte da Família na Arquidiocese de Montes Claros

A Arquidiocese de Montes Claros está promovendo a visitação do Estandarte da Sagrada Família. Todas as Paróquias serão visitadas até novembro, quando encerrará o Ano Nacional do Laicato.  Na apresentação da Cartilha, escreveu Padre Reginaldo Wagner Santos, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.  “Esta presente cartilha quer ajudar as Paróquias e Organismos Pastorais a se organizarem para a recepção do Estandarte da Sagrada Família. Também acompanha propostas de atividades para os dias em que o Estandarte ficará nas comunidades e ambientes de nossa Arquidiocese. Em toda essa movimentação queremos celebrar o Ano Nacional do Laicato com toda animação e alegria de sermos “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

As visitas iniciaram pelo Setor Norte, especificamente pela Paróquia de São Sebastião da cidade de Berizal. Quer saber onde está o Estandarte agora? Acesse abaixo a cartilha com o calendário completo.

CLIQUE AQUI  LIVRETO ARQUIDIOCESE MONTES CLAROS ANO NACIONAL DO LACAITO  E TENHA SUA CARTILHA EM MÃOS

Leigos e Leigas nos Documentos da Igreja: Jesus nos envia como o “Sal da Terra e Luz do mundo”, mas também nos ensina que somos “ramos da verdadeira videira” sem a qual, ninguém dá fruto. Para refletir

  1. A renovação da Igreja promovida pelo Concílio Vaticano ll compreendeu o cristão leigo como membro efetivo da Igreja, e não como um fiel de pertença menor ou inferior, a quem faltasse algo da comum dignidade cristã. A Exortação Apostólica CHRISTIFIDELES LAICI (1988) retorna e afirma o significado positivo dos fieis leigos como membros do povo de Deus: sujeitos ativos na Igreja e no mundo, membros da Igreja e cidadãos da sociedade humana.
  2. A Conferência de Medellín (1968) afirma que “ os leigos cumprirão mais cabalmente sua missão de fazer com que a Igreja aconteça no mundo, na tarefa humana e na história”. Puebla (1979) nos diz que os cristãos leigos e leigas são homens e mulheres da Igreja no coração do mundo no coração da Igreja.
  3. A Conferência de Santo Domingo (1992) chama os cristãos leigos e leigas de “protagonistas da transformação da sociedade”. Aparecida (2007) pede “ maior abertura de mentalidade para entender e acolher o “ser” e o “fazer” do leigo na Igreja, que por seu Batismo e sua confirmação é discípulo e missionário de Jesus Cristo”.
  4. O Papa Francisco lança um vigoroso chamado para que todo o povo de Deus saia para evangelizar, toda a Igreja é convidada a sair agora para o encontro com Cristo vivo e com os irmãos em um mundo que lute por melhores condições de vida. – Quais são as mudanças de mentalidades necessárias para sermos uma Paróquia/ comunidade missionária, organizada como seguidora de Jesus Cristo?

Oração para o “Ano Nacional do Laicato”

Todos: Ó Trindade Santa, / Amor pleno e eterno, / que estabelecestes a Igreja como Vossa “imagem terrena”: Nós Vos agradecemos / pelos dons, carismas, / vocações, ministérios e serviços / que todos os membros de Vosso povo realizam / como “Igreja em saída”, / para o bem comum, / a missão evangelizadora / e a transformação social, / no caminho de Vosso Reino. Nós Vos louvamos / pela presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, / sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, / santidade e ação transformadora. Nós Vos pedimos que todos os batizados / atuem como sal da terra e luz do mundo: / na família, no trabalho, / na política e na economia, / nas ciências e nas artes, / na educação, na cultura e nos meios de comunicação; / na cidade, no campo e em todo o planeta, / nossa “casa comum”. Nós Vos rogamos que todos contribuam / para que os cristãos leigos e leigas/ compreendam sua vocação e identidade, / espiritualidade e missão, / e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade, / à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres. Todos: Isto Vos suplicamos / pela intercessão da Sagrada Família, / Jesus, Maria e José, / modelos para todos os cristãos. / Amém!

____________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Voz do Pastor

Dom José Alberto Moura, CSS

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook