Notícias

Visitação do Estandarte da Família na Arquidiocese de Montes Claros

A Arquidiocese de Montes Claros está promovendo a visitação do Estandarte da Sagrada Família. Todas as Paróquias serão visitadas até novembro, quando encerrará o Ano Nacional do Laicato.  Na apresentação da Cartilha, escreveu Padre Reginaldo Wagner Santos, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.  “Esta presente cartilha quer ajudar as Paróquias e Organismos Pastorais a se organizarem para a recepção do Estandarte da Sagrada Família. Também acompanha propostas de atividades para os dias em que o Estandarte ficará nas comunidades e ambientes de nossa Arquidiocese. Em toda essa movimentação queremos celebrar o Ano Nacional do Laicato com toda animação e alegria de sermos “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

As visitas iniciaram pelo Setor Norte, especificamente pela Paróquia de São Sebastião da cidade de Berizal. Quer saber onde está o Estandarte agora? Acesse abaixo a cartilha com o calendário completo.

CLIQUE AQUI  LIVRETO ARQUIDIOCESE MONTES CLAROS ANO NACIONAL DO LACAITO  E TENHA SUA CARTILHA EM MÃOS

Leigos e Leigas nos Documentos da Igreja: Jesus nos envia como o “Sal da Terra e Luz do mundo”, mas também nos ensina que somos “ramos da verdadeira videira” sem a qual, ninguém dá fruto. Para refletir

  1. A renovação da Igreja promovida pelo Concílio Vaticano ll compreendeu o cristão leigo como membro efetivo da Igreja, e não como um fiel de pertença menor ou inferior, a quem faltasse algo da comum dignidade cristã. A Exortação Apostólica CHRISTIFIDELES LAICI (1988) retorna e afirma o significado positivo dos fieis leigos como membros do povo de Deus: sujeitos ativos na Igreja e no mundo, membros da Igreja e cidadãos da sociedade humana.
  2. A Conferência de Medellín (1968) afirma que “ os leigos cumprirão mais cabalmente sua missão de fazer com que a Igreja aconteça no mundo, na tarefa humana e na história”. Puebla (1979) nos diz que os cristãos leigos e leigas são homens e mulheres da Igreja no coração do mundo no coração da Igreja.
  3. A Conferência de Santo Domingo (1992) chama os cristãos leigos e leigas de “protagonistas da transformação da sociedade”. Aparecida (2007) pede “ maior abertura de mentalidade para entender e acolher o “ser” e o “fazer” do leigo na Igreja, que por seu Batismo e sua confirmação é discípulo e missionário de Jesus Cristo”.
  4. O Papa Francisco lança um vigoroso chamado para que todo o povo de Deus saia para evangelizar, toda a Igreja é convidada a sair agora para o encontro com Cristo vivo e com os irmãos em um mundo que lute por melhores condições de vida. – Quais são as mudanças de mentalidades necessárias para sermos uma Paróquia/ comunidade missionária, organizada como seguidora de Jesus Cristo?

Oração para o “Ano Nacional do Laicato”

Todos: Ó Trindade Santa, / Amor pleno e eterno, / que estabelecestes a Igreja como Vossa “imagem terrena”: Nós Vos agradecemos / pelos dons, carismas, / vocações, ministérios e serviços / que todos os membros de Vosso povo realizam / como “Igreja em saída”, / para o bem comum, / a missão evangelizadora / e a transformação social, / no caminho de Vosso Reino. Nós Vos louvamos / pela presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, / sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, / santidade e ação transformadora. Nós Vos pedimos que todos os batizados / atuem como sal da terra e luz do mundo: / na família, no trabalho, / na política e na economia, / nas ciências e nas artes, / na educação, na cultura e nos meios de comunicação; / na cidade, no campo e em todo o planeta, / nossa “casa comum”. Nós Vos rogamos que todos contribuam / para que os cristãos leigos e leigas/ compreendam sua vocação e identidade, / espiritualidade e missão, / e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade, / à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres. Todos: Isto Vos suplicamos / pela intercessão da Sagrada Família, / Jesus, Maria e José, / modelos para todos os cristãos. / Amém!

____________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Artigos de Dom José Alberto

Arcebispo Emérito de Montes Claros (MG)

REVISTA

 

ENQUETE

“A Comunidade que contempla o Rosto das Juventudes” é o tema para o Ano Nacional de qual ano?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Facebook