IV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral MEMÓRIAS DA NOSSA HISTÓRIA Notícias VIDA NA IGREJA

10 de dezembro: Celebrações pelo 110 anos de Criação da Diocese

A Arquidiocese de Montes Claros (MG) celebrou, nesta quinta-feira (10), 110 anos de criação da Diocese. A data, que também marcou o início de nova estrutura de governo da Igreja Particular, novas nomeações, criação de novas paróquias e reorganização de novas comunidades, foi celebrada com duas missas, uma pela manhã com o clero e outra no início da noite aberta a todo o povo.

Dom João Justino de Medeiros silva, Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, manifestou, durante as celebrações e mensagens enviadas, sua gratidão a todos que contribuíram e contribuem para a construção dessa história missionária no Norte de Minas. Apresentou novas propostas para que a Igreja Católica continue seu trabalho fecundo e manifestou como sonha que seja o caminho a partir desses 110 anos. “Ao celebrarmos os 110 anos de criação da Diocese de Montes Claros temos a oportunidade de agradecer pela bonita história desta Igreja, bem como a oportunidade de dar novos passos na direção de uma Igreja sempre mais missionária e servidora. O ânimo para a missão evangelizadora é revigorado e novos horizontes se abrem. Contamos hoje com número muito expressivo de padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas. Louvamos e agradecemos ao Senhor. ”, afirmou dom João.

Durante a celebração com o clero da Arquidiocese, o Arcebispo, recebeu a profissão de fé e o juramento de fidelidade dos nomeados para novos serviços que foram comunicados no dia 12 de novembro, alguns que fazem parte da nova estrutura de governo da Arquidiocese. O novo Vigário Geral, o monsenhor Silvestre José de Melo, que também recebeu o agradecimento pelos muitos anos dedicados ao Seminário Maior Imaculado Coração de Maria. O novo Reitor do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, o padre Harlley Caldeira Mourão. Com a opção pela criação de dois Vicariatos Episcopais: o Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral e o Vicariato Episcopal para a Ação Social, assim nomeou o padre Genivaldo Lopes Soares, MSF, e o para Jair Pereira da Silva, respectivamente. Como Assistente Episcopal para os Presbíteros nomeou o padre Valdomiro Soares Machado (Frei Valdo) e Assistente Episcopal para os Diáconos o monsenhor Silvestre José de Melo. Vice-chanceler o padre Reginaldo Wagner Santos. Para acompanhar as celebrações arquidiocesanas presididas pelo Arcebispo, o padre André Cardoso Duarte.  E o padre Fernando Soares de Almeida como novo Assistente Eclesiástico da Renovação Carismática Católica (RCC) na Arquidiocese de Montes Claros.

Ao final das celebrações e a pedido de dom João Justino foram distribuídas 220 mudas de ipês, 110 na celebração da manhã e 110 na celebração da noite. As mudas de ipês são da Casa de Pastoral, casa de retiros da Arquidiocese, e foram distribuídas com a intensão de que sejam espalhadas por toda a região e onde forem plantadas sejam lembradas como sinal de fé. Junto da lembrança a mensagem que marcou a data: “Arquidiocese de Montes Claros, uma semente que floresce”.

Confira as celebrações:

Missa 110 anos com o clero – Das 10:00

Missa 110 anos com os leigos(as) – Das 18:30

_______________________________________________
***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

*Fotos: Celebração das 10:00 Laura Tupinambá – Pascom Paróquia São Norberto / Celebração das 18:30 Ancelmo – Pascom Paróquia São Sesbatião e Brener – Pascom Paróquia N. Sra. Aparecida de Brasília de Minas.

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

 
 « ‹fev 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...