Notícias

Santa Casa completa 147 anos: Arcebispos participam de cerimônia

Foi na tarde de quinta-feira (27) que o trânsito pesado em frente a Santa Casa de Montes Claros no centro da cidade, parou. O cenário, muitas vezes não observado por muitos no dia a dia, chamou a atenção para a beleza da nova fachada do maior hospital do Norte de Minas. Cadeiras foram colocadas na rua para que as pessoas pudessem apreciar a harmonia da Orquestra Sinfônica que abrilhantou o evento.

Os arcebispos de Montes Claros, Dom José Alberto Moura (Metropolita) e Dom João Justino de Medeiros Silva (Coadjutor), participaram das comemorações dos 147 anos da Santa Casa. Durante a cerimônia que teve como principal objetivo a inauguração da nova fachada da hospital, a reforma da Capela Nossa Senhora das Mercês e do Pavilhão Dom José, dentre outro conjunto de obras que neste dia também foram apresentadas oficialmente à comunidade, uma informação passada pelo superintendente do Hospital, Maurício Sérgio Sousa e Silva, é que a data foi especial e gratificante porque além de comemorar o aniversário da Santa Casa, também homenagearia Dom José Alberto Moura,  pelo incansável apoio direto em busca das conquistas do hospital.

Em sua fala, afirmou o arcebispo: “A razão de ser da Santa Casa é justamente para ajudar as pessoas na promoção de sua saúde física, emocional e espiritual. É preciso que empenhemos nessa causa fazendo que todos o façam. A saúde não anda bem em nossa realidade social e em todas as suas dimensões. Vamos pedir a Deus, que na confluência do esforço, apoio e amor de todos, ela exerça ainda mais o seu papel de promoção da cidadania real de inclusão da saúde, na convivência social para todos”, finalizou Dom José.

Depois de saudar o irmão de episcopado e demais autoridades, Dom João Justino, que enquanto aguardava sua fala, apreciava a apresentação da orquestra com seus arranjos em uma harmoniosa melodia, disse que havia ali diante de todos, uma metáfora viva de um hospital. “A harmonia vem do oferecimento, trabalho, empenho de muitos que se oferecem dia a dia para que a Santa Casa possa realizar seu principal objetivo que é trabalhar em prol das pessoas que buscam a cura e ou o atendimento de urgência. O hospital não para – isso indica o cuidado daqueles que não estão aqui porque estão lá dentro cuidando dos enfermos. Exercendo o importante compromisso de trabalhar cotidianamente pela vida e em favor da vida. Peço que Deus abençoe a todos.  Eu me comprometo diante de todos vocês colaboradores, provedoria e capelania a tudo fazer para que a Santa Casa estenda sua história por muitas dezenas de anos, que assim seja”, concluiu Dom João Justino.

O capelão da Santa Casa, Padre Anderson Aguiar conduziu a oração de entronização da imagem de Nossa Senhora das Mercês, padroeira da Santa Casa de Montes Claros e Dom José Alberto Moura a abençoou, fazendo o mesmo com os locais que foram inaugurados.

“A nossa capela ficou linda. Aconchegante e acolhedora. O ambiente arejado e fresco vai proporcionar melhor comodidade para que todos aqueles que vierem até a capela para fazerem suas orações, possam também, aproveitar de um espaço harmonioso e agradável a todos”, feliz falou o empenhado capelão, Padre Anderson Aguiar que foi uma das pessoas que mais solicitou que a Capela deveria passar por uma reforma urgente. O teto já soltava em alguns pontos e o espaço não oferecia ventilação adequada.

__________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹jul 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...