Notícias

1ª Romaria do Cerrado e da caatinga movimentou dezenas de pessoas.

A religiosa Irmã Etelvina Moreira de Arruda,  pertencente a ordem Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação, que este ano celebram 30 anos de história de missão profética no Norte de Minas, em um pequeno relato enviado pelo canal de rede social, falou da experiência da primeira Romaria do Cerrado e da caatinga em Capitão Enéas. No cartaz o tema geral trazia: Romaria do Cerrado e da caatinga. Celebra e anuncia que ” a Terra não é propriedade privada de ninguém.” Ela é casa Comum de todos.” E nós, povos das terras mistas, temos que construirmos outras relações com a Mãe Terra.

SEMANA VERDE: Abertura da semana da Romaria recebeu o nome de semana verde. Iniciou dia 22 de setembro com a rua da alegria e encerrou no dia 30/09 com a romaria. Em parceria com as catequistas e mães, foi realizado um momento formativo de conscientização onde os participantes refletiram sobre “Quem ama cuida e o cuidado com o lixo eletrônico”. Uma outra parceria, ainda de acordo com a religiosa, foi com a secretaria da saúde do município de Capitão Enéas. Os profissionais da saúde, trabalharam com os envolvidos, o cuidado com o corpo. Falaram sobre a importância da academia ao ar livre. Ensinaram como usar os remédios naturais e outras dicas importantes que contribuíram para esclarecer e desmistificar muita coisa.

No domingo (30), foi o grande dia da Romaria. O evento foi iniciado com Santa Missa às 7 horas da manhã com a celebração Eucarística presidida por Dom João Justino, bispo coadjutor de Montes Claros na Paróquia São Sebastião em Capitão Enéas. “Em seguida fizemos caminhada rumo a estrada da produção até a Ponte serafim onde encerramos a Romaria. Momento forte de anúncio e denúncia com relação ao desmatamento, as mineradoras, ao plantio de eucalipto. Aos muitos poços artesianos, grilagem de terras. E a grande destruição do cerrado e da caatinga”, finalizou a religiosa.

Foto: Romilda Ferreira

____________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹jan 2022› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...