Coleta da Solidariedade Notícias

25 famílias da agricultura familiar da Comunidade de Olho D´agua em Taiobeiras-MG são beneficiadas pela Fundo Nacional da Solidariedade

Comercialização dos produtos em feira livre na cidade de Taiobeiras-MG.

A Comunidade de Olhos D’água, localizada na zona rural do município de Taiobeiras-MG, foi beneficiada pelo Fundo Nacional da Solidariedade por meio do projeto “Apoio a Agroindústria Artesanal da Comunidade de Olhos D’Água”, promovido pela Associação dos Agricultores e Trabalhadores Rurais da Comunidade de Olhos D’água.

O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento coletivo, fortalecer a economia local, manter e valorizar as práticas e saberes das agriculturas familiares, proporcionando melhoria da qualidade de vida e do ambiente em que vivem com sustentabilidade.

O valor recebido pelo Fundo Nacional da Solidariedade foi aplicado na aquisição de equipamentos, mobiliários e materiais para montar uma cozinha para a produção de alimentos que são vendidos na feira livre na cidade de Taiobeiras-MG. O projeto beneficia diretamente 25 famílias da agricultura familiar da comunidade.

O projeto “Apoio a Agroindústria Artesanal da Comunidade de Olhos d’água” se enquadrou no 3º eixo definido pelo edital do Fundo Nacional da Solidariedade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento territorial sustentável com ênfase na agroecologia e nos sistemas agroalimentares locais.

Fotos: Equipamentos adquiridos no fortalecimento da produção de alimento e geração de trabalho e renda.
Fotos: Famílias atendidas.

Projetos apoiados pelo Fundo Nacional da Solidariedade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Departamento de Serviço Social, analisou um total de 540 projetos em 2022, aprovando 186 projetos, no valor total de 4,9 milhões de reais. A distribuição por região geográfica foi a seguinte: Norte, 22; Nordeste, 54; Centro-Oeste, 20; Sudeste, 61, e Sul, 29.

Dentro do território da Arquidiocese de Montes Claros, em 2021 e 2022 foram apoiados pelo FNS cinco projetos, no valor total de 117 mil reais. Esses projetos são exemplos concretos da importância da Coleta da Solidariedade para a promoção da dignidade humana e o compromisso com os pobres em diversas regiões do Brasil.

A Coleta da Solidariedade é uma oportunidade para as pessoas contribuírem com esses projetos e ajudarem a combater a fome no Brasil. Além disso, projetos como o Apoio a Agroindústria Artesanal da Comunidade de Olhos d’água mostram a importância de valorizar a agricultura familiar e promover o desenvolvimento local sustentável.

Portanto, no próximo Domingo de Ramos, contribua com a Coleta da Solidariedade e assim, você também irá ajudar a transformar a realidade de tantas pessoas e comunidades que precisam de nossa solidariedade e compromisso.

_____________________________________________
*Fotos: Associação dos Agricultores e Trabalhadores Rurais da Comunidade de Olhos D'água.
**Fabíola Lauton – Comunicação Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2023› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...