Notícias

Dia 02 de novembro: plante uma árvore em memória de seus entes queridos falecidos

A Arquidiocese de Montes Claros realizará o Mutirão de Plantio de Árvores em Montes Claros, para o dia 02 de novembro, Dia de Finados. A concentração será em frente a Igreja Nossa Senhora Aparecida e São José (Av. Leonel Beirão de Jesus, 3101 – João Alves), às 8h da manhã. Os locais escolhidos para o plantio foram, na praça atrás da Igreja N. Sra. Aparecida e São José, no Galpão de Reciclagem Amor e Vida (Av. Ovídio de Abreu, 419 – São José) e o Galpão de Reciclagem na Av. João XVIII.

O Mutirão foi organizado pelas Pastorais Sociais e contará também com a participação da paróquias de Montes Claros, do pastor Josmar do Projeto Amor e Vida, da Cáritas Moc, a Arborizamoc, o Movimento Sem Terra (MST), o Setor Juventude, o movimento Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e várias outras pessoas e grupos que se mobilizaram para participar.

A iniciativa é uma resposta a sugestão dada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para que todos os brasileiros plantam uma árvore em memória dos entes falecidos. (Clique aqui e saiba mais.) Dom João Justino fortaleceu a sugestão e a partir aí, foi organizado a Mutirão de Plantio de Árvores. Porém, todos são convidados a plantar uma árvore que pode ser em casa ou algum outro local. O arcebispo de Montes Claros esclarece que, “esse gesto, além de evitar as tradicionais aglomerações nos cemitérios, liga-se também à triste destruição ecológica decorrente das queimadas em algumas regiões do país”.  E para essa ação, o bispo indica alguns cuidados necessário, “Em primeiro lugar, importa considerar os sentimentos e as tradições locais, de modo que o plantio de árvores, embora recomendável até mesmo como substitutivo a costumes que impliquem aglomeração, seja apenas uma sugestão. Em segundo lugar, dentro da perspectiva ecológica, convém indicar que sejam plantadas árvores nativas de cada região e, se possível, árvores alimentícias. Além disso, é recomendável que se evitem sementes, fazendo o plantio a partir de mudas, com procedência garantida”.

A campanha convida as pessoas a também publicarem a sua foto no Instagram plantando a árvore e contando a história de quem recebe a homenagem. Basta fazer uma foto e publicar na plataforma usando a hashtag #CuidarDaSaudade.  As fotos serão publicadas no hotsite da campanha, que está hospedado no site da CNBB: https://www.cnbb.org.br/cuidardasaudade/

Cuidar da saudade e da Casa Comum

A iniciativa tem como slogan “É tempo de cuidar da saudade e da Casa Comum” e faz parte da Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil “É Tempo de Cuidar”. A Ação Solidária, criada pela CNBB e pela Cáritas desde o início da pandemia da Covid-19, tem como objetivo estimular diversas iniciativas de cuidado com o próximo, desde a arrecadação e distribuição de doações até a ajuda nos campos religioso, humano e emocional. A ação do Dia de Finados também conta com a participação da Pascom Brasil e da Signis Brasil.

Fonte: CNBB

______________________________________________
***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...