Notícias

2º dia da Formação Permanente do Clero são apresentadas duas realidades: A difícil arte de viver nas cidades e os desafios do mundo virtual

Deu início na noite de ontem (15) a Formação Permanente do Clero da Arquidiocese de Montes Claros, aberta às dioceses de Januária, Janaúba e Paracatu. O encontro acontece no Seminário Maior Imaculado Coração de Maria e segue até 18 de Julho de 2019.  Procurando contemplar a ação evangelizadora em nossa arquidiocese para o próximo quadriênio, levando em consideração a preparação para a assembleia arquidiocesana para o ano de 2020, o tema proposto para este ano foi: O ministro ordenado e sua missão evangelizadora no contexto da cultura norte-mineira. Para dinamizar e enriquecer a formação, a equipe organizadora pensou em conferências e mesas redondas com temas pontuais e contemporâneos que fazem parte da realidade do clero.

Na manhã de hoje (16), segundo dia da formação, padre Antônio Alvimar mediou a mesa: A DIFÍCIL ARTE DE VIVER NA CIDADE: CONVIVENDO COM SEUS ROSTOS. (GEOPOLÍTICO, AMBIENTAL, SOCIAL E JUVENTUDES). Foram convidados a participarem os professores: Marcos Esdras – Doutor em geografia e geoprocessamentos, Geusiane Pereira Silva e Nascimento –  Mestre em Desenvolvimento Socia, Leni Maria Pereira Silva – Doutora em Ciências Sociais Luciene Rodrigues – Doutora em História Econômica.

Podemos fazer na rede social o que faríamos no mundo real? Especialistas dizem que o problema não é a rede, e sim a falta de bom senso dos usuários que usam a internet sem avaliar as consequências do alcance das informações. Informações divulgadas em páginas pessoais podem facilmente incidir em crimes de internet. As publicações divulgadas sem controle nas redes compõem o perfil, o caráter e os valores de uma pessoa. É preciso cuidado com o que se curte, quais fotos e vídeos se publicam/compartilham e principalmente como as opiniões manifestadas.

No período vespertino, mesa teve como mediadora a assessora de imprensa da arquidiocese, Viviane Carvalho, e o tema proposto foi: INTERNET- O MUNDO VIRTUAL E SEUS DESAFIOS – Participaram renomados profissionais como o jornalista Andrey Librelon, especialista em jornalismo digital; o delegado federal Gilvan Clófilas Garcia de Paula, chefe da Delegacia de Polícia Federal de Montes Claros e o advogado Zacarias Leal, especialista em Criminologia, Direito Penal e Processo Penal. Ao final, dom Justino agradeceu aos convidados pela reflexão proporcionada ao clero arquidiocesano.

Diferente de uma palestra convencionalmente técnica todos os palestrantes do dia levaram ao clero uma riqueza de atributos que extrapolaram a dimensão técnica e seguiram no sentido da dimensão humana.

Fotos: Kelly Katielly Santos Zuba

____________________________________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384
e-mail: [email protected] 

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹ago 2022› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...