Notícias

7 de setembro: Grito dos Excluídos celebra 30 anos e será no bairro Cidade Industrial

A Arquidiocese de Montes Claros, através das Pastorais e Movimentos Sociais, se unirá na periferia da cidade de Montes Claros para celebrar o Grito dos Excluídos no dia 7 de setembro. Este ano, especificamente no bairro Cidade Industrial, Paróquia São Francisco de Assis. A concentração será às 8 horas, em frente à Fábrica Três Corações.

O evento, que celebra 30 anos e se tornou uma tradição, tem como objetivo dar voz aos mais empobrecidos, refletir sobre os direitos negados e promover a solidariedade em nome da vida. Sob o tema “A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR” e o lema “VOCÊ TEM FOME DE QUÊ? VOCÊ TEM SEDE DE QUÊ?”, a Arquidiocese convida a comunidade a se unir nesta caminhada de fé e ação social.

Refletindo sobre as Diversas Fomes e Sedes

O tema deste ano nos convida a uma profunda reflexão sobre as diversas fomes e sedes que afligem nossos irmãos e irmãs mais empobrecidos. Quais são os direitos que têm sido negados a eles? Como membros da Igreja, qual é o compromisso que podemos e devemos assumir para sermos a voz que clama por justiça e para fazer valer os direitos daqueles que sofrem? Como Jesus nos ensinou, desejamos que todos “tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

Nesse espírito, a Arquidiocese convoca todos os fiéis a se unirem nesta causa em comunhão com a Igreja no Brasil, juntando-se às pastorais e organismos sociais que compõem o Vicariato de Ação Social da Arquidiocese, bem como aos movimentos e organizações sociais que trabalham incansavelmente nas periferias. Essa caminhada conjunta em defesa da vida, especialmente da vida mais ameaçada, é um claro sinal de nossa ação sinodal e do Deus que caminha conosco, impulsionando-nos na missão de cuidar da vida por causa de nossa fé e nosso seguimento a Jesus.

A História do Grito dos Excluídos em Montes Claros

A trajetória do Grito dos Excluídos/as em Montes Claros remonta ao ano de 1993. Neste ano, em consonância com a Campanha da Fraternidade, que tinha como tema “ONDE MORAS?”, o grupo de jovens JUAC, junto com a Irmã Marilda Lopes e o Padre Antônio Carlos Silva, confrontou as autoridades locais durante o desfile da Independência. Eles questionaram que tipo de independência era aquela em que alguns tinham um lugar para morar, enquanto outros estavam no lixão, compartilhando comida com urubus. Esse questionamento marcante levou à criação do Grito dos Excluídos.

No intuito de chamar a atenção das autoridades, mulheres e crianças carregaram panelas e pratos vazios, ergueram barracas de lona e marcharam após o desfile de uma das escolas de Montes Claros. Assim nasceu o Grito dos Excluídos, que nos anos seguintes foi assumido pelas diversas pastorais em Montes Claros e, em âmbito nacional, recebeu o nome de Grito dos Excluídos. Hoje, 30 anos depois, continuamos a perguntar: “Você tem fome e sede de quê?”

A Vida em Primeiro Lugar

O Grito dos Excluídos em Montes Claros tem como lema a “VIDA EM PRIMEIRO LUGAR”. Ao questionarmos se a vida realmente está em primeiro lugar, apontamos para as fomes que persistem em nossas periferias, a ausência de regulamentação fundiária, a presença de pessoas sem teto e acesso a serviços básicos, a violência contra mulheres e crianças, o desemprego, a falta de perspectiva para os jovens e a saúde sem atendimento humanizado. Este evento é um grito contra a retórica vazia e uma chamada à ação concreta em prol da dignidade humana.

Nós, dos Movimentos Sociais e Pastorais Sociais de Montes Claros, reafirmamos nosso compromisso com a vida em primeiro lugar. Como nos inspiramos nas ações de Irmã Marilda, Padre Antônio e dos jovens do JUAC, dizemos não a uma sociedade desumana que perpetua a violência e o racismo e ignora os mais pobres. Quem tem fome, tem pressa. Portanto, convocamos as autoridades e a comunidade de Montes Claros a olhar para aqueles que ainda sofrem nas ruas e periferias da cidade. Juntos, podemos fazer a diferença e saciar as diversas fomes que assolam nossa sociedade.

Clique aqui e confira na íntegra a Carta dos Movimentos Sociais sobre o Grito dos Excluídos.

O Grito dos Excluídos em Montes Claros é um apelo à solidariedade, à justiça e à defesa da vida em primeiro lugar. Neste ano, mais uma vez, a comunidade se une para questionar e agir diante das fomes e sedes que afetam nossos irmãos e irmãs mais vulneráveis. Trinta anos após seu início, o Grito dos Excluídos continua a ecoar com força e determinação nas periferias da cidade. Que este evento inspire ações concretas, mobilize autoridades e fortaleça a esperança de um futuro mais justo e igualitário para todos em Montes Claros.

____________________________________________
*Comunicação Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2023› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...