Artigos Artigos de Dom João Justino Notícias

A beleza da vida consagrada na Arquidiocese de Montes Claros

De muitos modos se pode viver o seguimento de Jesus Cristo. Uma variedade de carismas inspira diferentes vocações. Todas elas se ancoram no batismo, fonte de todos os chamados e expressão da adesão à fé cristã e do compromisso de vivê-la na história, como sal da terra e luz do mundo. A Igreja que batiza é a mesma que vive a beleza do dinamismo da variedade de carismas, de serviços e de ministérios. Uma Igreja local – diocese – é múltipla em seus sujeitos eclesiais, quais sejam, leigos e leigas, consagrados e consagradas, ministros ordenados. Como no Brasil é comum destacar a vocação à vida consagrada no terceiro domingo de agosto, mês das vocações, quisemos, neste artigo, com especial gratidão, evidenciar a presença da vida religiosa na Arquidiocese de Montes Claros.

A vida consagrada feminina conta, atualmente, com 12 institutos organizados em 18 comunidades religiosas. As Irmãs do Sagrado Coração de Maria foram as primeiras a chegar em Montes Claros, no início do século passado. Vieram de Berlaar, na Bélgica, e se ocuparam, inicialmente, da educação e da saúde. Fundaram o Colégio Imaculada e começaram a trabalhar na Santa Casa. As Irmãs da Divina Providência estão em Montes Claros com duas comunidades e outra comunidade em Salinas. As Irmãs Dominicanas da Anunciata atuam em Montes Claros e em Francisco Sá. As Filhas de Jesus estão presentes no bairro Delfino Magalhães há mais de 50 anos. Em Engenheiro Dolabela estão as Irmãs Carmelitas da Caridade de Vedruna e, em Montes Claros, as Irmãs Mercedárias Missionárias no Brasil. As Irmãs Capuchinhas da Imaculada de Lourdes coordenam uma creche em Bocaiúva; as Irmãs do Divino Mestre coordenam outra em São João da Ponte e as Irmãs Filhas de Maria Imaculada atuam numa creche em Capitão Enéas.

Presente, também, em nossa Arquidiocese, o Carmelo Maria Mãe da Igreja e São Paulo VI, há mais de 40 anos, responsável pela fundação de outros dois: o Carmelo da Ressurreição e Santa Edith Stein, em Bonfim, na Bahia e o Carmelo da Santíssima Trindade e Santa Elisabete da Trindade, em Coronel Fabriciano, Minas Gerais. As Irmãs Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação têm duas casas em Montes Claros, a saber, no bairro São Geraldo II e no Independência. E as Irmãs da Sagrada Família de Montes Claros, que estão presentes na sede da Arquidiocese com duas obras sociais. Essas duas últimas congregações nasceram no seio da Arquidiocese de Montes Claros.

A vida consagrada masculina conta com 7 institutos organizados em 10 comunidades. Os Cônegos Premonstratenses chegaram em Montes Claros em 1903. Hoje são responsáveis por 3 paróquias. Os Franciscanos, da Ordem dos Frades Menores, servem na Paróquia Santo Antônio de Salinas e no Noviciado São Benedito, em Montes Claros. Os Jesuítas cuidam da Paróquia N. Sr.ª de Montes Claros e São José de Anchieta, além de outras obras, entre as quais a Casa de Nazaré. Os Missionários da Sagrada Família atendem duas paróquias, uma em Taiobeiras e outra em Montes Claros. Os padres da Sagrada Família de Bérgamo cuidam da Paróquia Sagrada Família. Os Arautos do Evangelho atuam na evangelização e na educação. Há, ainda, uma pequena comunidade dos Frades Servidores.

Os religiosos e as religiosas presentes na Arquidiocese colaboram efetivamente com a evangelização, em várias frentes de missão: atuam na vida paroquial, nos projetos de promoção humana e social, na educação, por meio das creches e das escolas, no cuidado da saúde, em diferentes pastorais… mas, sobretudo, no testemunho do seguimento de Jesus pobre, casto e obediente. Que muitos jovens se deixem despertar pela beleza desses carismas.

+ João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo Metropolitano de Montes Claros

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹out 2022› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...